Sebastien Ogier iniciou a temporada do Campeonato Mundial de Ralis 2018 com uma vitória importante no Rali de Monte Carlo. Começo de temporada em beleza para a M-Sport, mas não menos para a Toyota Gazoo Racing, que colocou dois dos seus pilotos no pódio: Ott Tanak e Jari-Matti Latvala.
O campeão Ogier liderou o rali desde o início, isto apesar de passar por uma primeira etapa caótica, complicada por muito gelo na estrada que atirou com vários concorrentes para a berma como Dani Sordo. Mas isto não impediu que a vantagem do piloto francês se fosse ampliando ao longo dos dias de sexta-feira e sábado, sobre o seu antigo colega de equipa, o estóino Ott Tanak.
A queda numa vala na sexta-feira à tarde fez diminuir a liderança de Ogier para 14,9s no final da semana, mas no sábado o campeão do mundo foi demolidor na primeira especial do dia, dilatando a sua vantagem sobre Tanak para um minuto. O piloto do Toyota não baixou os braços, começou de imediato a recuperar tempo, reduzindo ao longo do dia de sábado a diferença de 1m18.4s para 33.5s. Uma estreia excelente, portanto, do estóino com a Toyota Gazoo Racing na ronda de abertura do WRC 2018!
No domingo, Sebastien Ogier respondeu ao assalto de Tanak com outro início avassalador, superando o famoso Col de Turini (SS14) e batendo Tanak nas duas especiais seguintes. E por último na powerstage, apesar de achar que não tinha os melhores pneus, o francês conseguiu o quinto melhor tempo, conseguindo assim um ponto extra para o campeonato.
Na restante equipa da Toyota reinou o conservadorismo nos últimos dois dias do evento, o que não impediu que Jari-Matti Latvala conseguisse subir ao último lugar do pódio no Monte Carlo, terceiro lugar, averbando o seu colega Esapekka Lappi – que aterrou num banco de neve - o sétimo posto, num resultado conjunto muito positivo para a equipa dos carros japoneses liderada pelo antigo campeão do mundo Tommi Makkinen.
Apesar de uma corrida algo apagada, ainda assim a Citroen demonstrou uma boa evolução no C3 WRC, Kris Meeke sem dar muito nas vistas nas tabelas de tempos terminou o rali no quatro lugar e venceu a powerstage, e Craig Breen acabou num modesto 9º lugar.
Entregues a uma corrida de recuperação desde um primeiro dia para esquecer, estiveram Thierry Neuville (Hyundai) e Elfyn Evans (Ford M-Sport). O belga foi o segundo mais rápido na powerstage e concluiu o rali no quinto posto, enquanto a jovem esperança britânica foi sexto no final com um dos Ford Fiesta de Malcolm Wilson, a cerca de 5 minutos do vencedor Ogier.
Prova ‘horribilis’ para o espanhol Dani Sordo que estava em boa posição para terminar pódio até uma saída de estrada na PEC de abertura de sábado; mas também para Andreas Mikkelsen, que se afundou na classificação na sexta-feira com um problema de alternador.
Bom resultado do rookie Bryan Bouffier, que rodou sempre junto dos principais protagonistas, fez um pião no domingo, mas ainda assim o jovem piloto da M-Sport concluiu o rali na oitava posição e na frente do infeliz Craig Breen, cuja prova ficou cedo arruinada com um problema de travões.
A completar o top 10 ficou Jan Kopecky, vencedor da classe WRC2 com o Skoda.
CLASSIFICAÇÃO FINAL
CLASSIFICAÇÃO DA POWERSTAGE
CAMPEONATO