
Foi um momento nostálgico para Gerard de Rooy, no seu Iveco equipado com pneus Goodyear, quando terminou a África Eco Race deste ano, tendo sido o primeiro a terminar na classe T4 de camiões, ao volante do camião da sua equipa “Petronas de Rooy Iveco” inscrito pela Holanda.
A equipa Petronas de Rooy, equipada com pneus Goodyear, foi o primeiro camião classificado na África Eco Race. Depois de 6000 quilómetros percorridos por alguns dos terrenos mais difíceis do mundo, o holandês Gerard de Rooy, juntamente com a sua equipa, formada por Derek Rodewald, da Polónia, e pelo espanhol Moi Torrellardona, não conseguiu resistir à tentação de competir a fundo até à meta na última etapa de 20 quilómetros. Em resultado, os dez restantes camiões (dos 14 que iniciaram a prova) aceleraram até à linha de chegada na Praia do Lago Rosa, nas imediações de Dakar, capital do Senegal.

A equipa Petronas de Rooy escolheu pneus de série Goodyear ORD 375/90 R22.5 para o seu camião Iveco 4x4, tal como já tinha feito o ano passado no Dakar, na América do Sul, em que alcançou um lugar no pódio. A Goodyear e a equipa de Rooy têm usufruído de uma longa e bem sucedida parceria, realizando juntas um extenso trabalho para garantir as melhores combinações de pneus e as melhoras afinações para os camiões.


Gerard, e o seu pai Jan antes de si, são lendas deste tipo de corridas, e ambos se forjaram no 'Dakar', que atualmente se realiza na América do Sul.
Passaram 11 anos desde que Gerard esteve na Mauritânia e no Senegal, e foi essa experiência que o levou a competir na edição deste ano da Eco Race, a décima do seu historial, enquanto um “Dakar à moda antiga”. De Rooy reconheceu ter tido “um grande rali, e a paisagem era tão maravilhosa como da última vez que aqui estive. Gostei muito das incríveis etapas e da sua dureza, e os pneus nunca me dececionaram. Mas do que se trata, realmente, é de divertir-me de novo. Olho para trás e vejo esta corrida com grande satisfação”.
Lamentavelmente, não foi possível a Gerard vencer a África Eco Race na classificação geral, já que os automóveis e os quads são classificados conjuntamente, mas De Rooy estava muito contente por ter batido todos os outros camiões.
