Chegando como líder a San Diego, Jason Anderson concluiu a prova com uma esmagadora vitória e um avanço cada vez mais confortável no campeonato. Noite difícil para os opositores, especialmente Ken Roczen que abandonou com a mão direita partida e um campeonato comprometido...
O Petco Park Stadium de San Diego, localizado no coração da cidade, oferece uma atmosfera única. Por um lado, graças aos edifícios que rodeiam a pista, por outro lado, porque os pilotos têm que atravessar a via pública com as suas motor-home e motos de motocross para entrar na arena.
Final decapitado
Mal a grelha caiu na grande final, Cole Seely (#14) levou a melhor no arranque, na frente de Marvin Musquin (#25), Jason Anderson (#21), Justin Barcia (#02) e Chad Reed (#22). Os outros favoritos foram eliminados muito cedo, já que Tomac, Roczen, Peick, Stewart e Grant caíram no início. Tomac atravessou o parque de assistência mecânica e deixou a prova, abandonando a sua moto.
Depois de um 3º lugar no warm-up, a noite rapidamente parou para Eli Tomac após uma queda na primeira curva. Enquanto isto e para evitar o distanciamento de Seely, Anderson rapidamente passou por Musquin, aproximando-se do líder com a Honda vermelha do HRC. Cole Seely resistiu durante 12 voltas, mas não pode fazer nada contra o piloto da Husqvarna que o surpreendeu por dentro da curva. Anderson assume o primeiro lugar e torna-se um líder tranquilo, no entanto, atrás dele…é a guerra!
Ocupando o 3º lugar, o francês Marvin Musquin resiste sete voltas aos ataques de Barcia,
antes de ser passado pela Yamaha. O assunto parecia arrumado, mas o piloto da KTM que tinha feito alterações importantes na sua moto, acostuma-se gradualmente a essas modificações. Pressionado por Blake Baggett com outra moto austríaca, Musquin volta ao ataque, e em pouco tempo fica na sombra de Cole Seely e passa o norte-americano da Honda na última volta!
Cole também é ultrapassado in extremis por Baggett, que completa o pódio pela segunda semana consecutiva. Não muito feliz com ele no pódio, no entanto, Marvin Musquin mostrou nesta noite como sabe reagir e tomar as medidas necessárias para manter suas hipóteses no campeonato.
Jason Anderson, semana após semana revela-se como o novo homem forte do SX US.
Com 28 pontos de avanço, pode agora dar-se ao luxo de gerenciar essa liderança, sem a pressão constante de Ken Roczen (lesionado), no entanto, tudo ainda é possível para os seus rivais mais diretos, Justin Barcia e Cole Seely. Na próxima semana em Arlington, no Texas, veremos!
O azar de Ken Roczen
Partindo do 18º lugar, Ken Roczen surgiu como uma ‘bola de fogo’ entre os pilotos que o precedem, ganha dois lugares, mas é ultrapassado por Cooper Webb. Roczen responde com um block-pass, mas moto salta para o ar e na queda apoia-se com a mão na traseira da moto de Webb.
Cooper Webb ergue a moto, mas Roczen está no chão e com o braço direito encravado entre o braço oscilante e a roda da Yamaha. Sai do estádio como o ano passado, no carro médico, desta vez com o braço direito ligado. A Honda anuncia uma fratura da mão direita, mas será necessário aguardar a confirmação. O campeonato parece, em qualquer caso, bem comprometido para Roczen.
SX 450
SX 250