A Audi celebrou a sua terceira vitória nas 12 horas de Bathurst, após os triunfos de 2011 e 2012. Fazendo a sua estreia na Austrália, o Audi Sport Team WRT com os pilotos Robin Frijns/ Stuart Leonard/Dries Vanthoor chegou ao triunfo no Intercontinental GT Challenge.
Como resultado, a Audi conseguiu um início de temporada fantástico, liderando a classificação de pilotos e marcas no arranque da nova temporada.
"Felicitações sinceras aos nossos vencedores e ao Audi Sport Team WRT, que realizaram uma corrida incrível", disse Chris Reinke, chefe da Audi Sport Racing. "Eles perderam uma volta para os primeiros no início da corrida, mas nunca desistiram, lutaram e conquistaram uma merecida vitória".
Para a equipa holandesa Audi Sport Team WRT, a vitória geral foi a recompensa merecida após uma notável corrida. A estreia da equipa de Vincent Vosse na corrida de 12 horas no Mount Panorama, começou com uma série de contratempos.
Primeiro, problemas com as comunicação de rádio nas horas iniciais limitaram as possibilidades estratégicas da equipa que optou por uma paragem na boxe para resolução da avaria. Isto significou uma perda de tempo, mas provou ser exatamente a escolha certa, permitindo que Robin Frijns, Stuart Leonard e Dries Vanthoor atacassem de novo.
Mas as contrariedades não se ficavam por aqui. Uma penalidade de drive-through por uma violação de ultrapassagem sob bandeiras amarelas, custou ao trio de pilotos e ao Audi nº 37 um tempo valioso.
No entanto, após estes contratempos, o Audi Sport Team WRT empenhou-se numa corrida estratégica inteligente, entrando numa batalha emocionante com as equipas da Mercedes e da Porsche, mudando por várias vezes de mãos e de equipa a liderança nas últimas horas de corrida.
Quando a corrida foi interrompida pela bandeira vermelha pouco antes do final, Robin Frijns era o líder com uma vantagem de 1,5 segundos sobre os adversários. Como resultado, Frijns e Leonard continuaram a sua saga de sucesso sob a bandeira dos quatro anéis. No ano anterior, eles ganharam conjuntamente a Taça Blancpain GT Series Sprint com a equipa belga WRT Team Club Team.
O motivo da bandeira vermelha foi um acidente no qual Ash Walsh também esteve envolvido. O piloto australiano estava a compartilhar a pilotagem de um Audi R8 LMS com os seus compatriotas James e Theo Koundouris e com Duvashen Patayachee. Eles estavam no caminho certo para conquistar a vitória da classe amadora quando, na volta 270, vários participantes bateram no mesmo sitio provocando uma enorme carambola.
Assim, a equipa nº 37 ‘competição-cliente’ da Audi Sport registou um magnífico arranque da temporada de 2018.
Este êxito de um Audi R8 LMS na mítica corrida de Bathurst, junta-se ao sucesso alcançado em janeiro nas 24 Horas do Dubai, onde outro R8 LMS tinha conseguido a vitória na classe GT4, e a um outro, duas semanas mais tarde, um resultado de 1-2-3-4 no IMSA Continental Tire SportsCar Challenge, em Daytona.