Thierry Neuville fez história na Suécia e assumiu a liderança do Campeonato do Mundo. Craig Breen levou o novo Citroen C3 ao segundo lugar evitando uma ‘dobradinha’ da marca coreana.
No derradeiro dia do Rali da Suécia, Thierry Neuville certificou o domínio exercido no dia anterior, especialmente no início da ronda noturna.
Com um nível de aderência muito baixo nas diversas seções, mas semelhantes para todos, nessas difíceis circunstâncias o belga mostrou estar um nível acima dos restantes, alcançando duas vitórias nas especiais classificativas que lhe garantiram a liderança definitiva.
Com 22 segundos de avanço em relação a Craig Breen (Citroen) Neuville pôde de forma tranquila gerir essa vantagem nas restantes três especiais.
Mas, se é verdade que este foi um triunfo histórico (terceiro piloto não nórdico a vencer na Suécia), não menos supreendente foi o segundo lugar final de Breen aos comandos do novo C3 WRC. O jovem irlandês voltou a estar muito sólido durante o segundo dia, mantendo Andreas Mikkelsen (Hyundai) atrás de si durante a tarde, depois de superar o piloto norueguês durante a manhã.
Hayden Paddon também conseguiu defender o seu lugar contra Mads Ostberg, que seguiu no quinto lugar frente aos Toyota de Esapekka Lappi e de Jari-Matti Latvala .
Ott Tänak (Toyota) depois do brilharete em Monte Carlo (2º lugar final) e de um primeiro dia complicado, voltou a estar competitivo no segundo dia mas não evitou uma colisão quando passou pelo carro de Kris Meeke, perdendo todas as possibilidades de continuar a avançar posições na geral.
O estónio terminou o último dia num modesto 9º lugar e ‘sorte’ pior teve Sébastien Ogier que, chegando à Suécia na liderança do Mundial, se queixou bastante da ordem de partida definida para o rali… fechando o top ten do Rali da Suécia.
Classificação final do Rali da Suécia:
1º- Thierry Neuville (Hyundai), 2h52m13.1
2º Craig Breen (Citroën), a 19,8’
3º - Andreas Mikkelsen (Hyundai), a 28,3’
4º - Esapekka Lappi (Toyota), a 45,8’
5º - Hayden Paddon (Hyundai), à 54,4’
6º - Mads Ostberg (Citroën), a 1: 15,3’
7º - Jari-Matti Latvala (Toyota), a 2: 04.9’
8º - Teemu Suninen (Ford), a 2: 52,2’
9º - Ott Tänak (Toyota), a 3: 44,4’
10º Sébastien Ogier (Ford), a 8: 50,4’