Desfeito por um furo a poucos quilómetros do final do rali mexicano, ficou o sonho do francês 9 vezes campeão no WRC: Sébastien Loeb. Já Ogier, foi acertivamente eficaz!
A chegada aos pisos de terra no México complicou a vida a muitos pilotos que aspiravam ao triunfo. Sonhou-se com uma vitória de Sébastien Loeb – premiando o regresso do francês nove vezes campeão mundo ao WRC em 2018 –, mas esse sonho desfez-se quando Loeb foi forçado a parar e mudar uma roda na segunda ronda da tarde do último dia às classificativas da manhã.
Sebastien Loeb, a andar como sabe e gosta, de 'prego a fundo'
na primeira de 3 participações em 2018 no Mundial de Ralis
Com esse imponderável, Loeb desceu ao quinto lugar depois de se destacar como líder nas três classificativas da manhã de domingo.
Dani Sordo (Hyundai) também furou, perdeu tempo, isto enquanto Sébastien Ogier completava um rali fantástico. Apenas com um peão no sábado, concluiu o derradeiro dia com o segundo triunfo no Mundial de 2018, depois do êxito em Monte Carlo. Ogier, subiu de quarto para primeiro com o Ford da M-Sport, mas teve de suar muito para esse resultado. Kris Meeke ainda conservou durante parte da manhã o segundo lugar, mas, com alguns erros, a diferença para Ogier dilatou-se para 35,9 segundos.
Kris Meeke na perseguição a Ogier durante o domingo
Restavam Dani Sordo e Kris Meeke para contrariar Ogier. Só que, as vitórias nas especiais cronometradas do vigente campeão do mundo quebraram as duvidas que ainda permaneciam sobre o vencedor… Ogier pois claro!
Mas, com uma impressionantemente vantagem sobre o Hyundai de Sordo (+1m 13.6s) e sobre o carro do duplo Chevron de Meeke (+1m 29.2s).
Kris Meeke (3º) e Dani Sordo (2º) andaram muito perto de Sebastien Ogier
Beneficiando do infortúnio de Loeb, Andreas Mikkelsen com o terceiro carro coreano subiu ao quarto lugar. Thierry Neuville, o primeiro líder no México, teve uma tarde verdadeiramente para esquecer no sábado: saiu de pista, caiu numa vala e veio a terminar o rali na sexta posição… a 9m 13.0s do vencedor!
Pontus Tidemand foi o herói da categoria de duas rodas motrizes… Sétimo na classificação geral com o Skoda Fabia R5, liderou e venceu o WRC 2 com mais de cinco minutos de vantagem sobre o Fiesta R5 de Gus Greensmith, oitavo na geral.
Classificação final
1. Sebastien Ogier FRA M-Sport Ford Fiesta WRC 17 3hr 25m 03.1s
2. Dani Sordo ESP Hyundai i20 Coupe WRC +1m 13.6s
3. Kris Meeke GBR Citroen C3 Abu Dhabi WRC +1m 29.2s
4. Andreas Mikkelsen NOR Hyundai i20 Coupe WRC +1m 48.4s
5. Sebastien Loeb FRA Citroen C3 Abu Dhabi WRC +2m 34.6s
6. Thierry Neuville BEL Hyundai i20 Coupe WRC +9m 13.0s
7. Pontus Tidemand SWE Skoda Fabia R5 +10m 34.7s
8. Jari-Matti Latvala FIN Toyota Yaris Gazoo Racing +15m 47.1s
9. Gus Greensmith GBR Ford Fiesta R5 +17m 19.3s
10. Pedro Heller CHI Ford Fiesta R5 +24m 28.1s