top of page
RICARDO FERREIRA

MICHELIN ROAD 5 | Para elevar a performance a outro nível


Quatro anos após o lançamento do Pilot Road 4, referência entre os pneus Sport Touring atualmente disponíveis, e de que foram comercializadas 1,5 milhões de unidades, a Michelin vai agora mais além com este novo Road 5.

Concebido para uma utilização 100% em estrada, e adequado a quase todos os tipos de motos desse tipo, o Michelin Road 5 de quinta geração apresenta-se em duas versões (Standard e Trail) e conta com alguns argumentos a seu favor.


Para garantir que oferece a melhor reposta às necessidades e exigências dos motociclistas de todo o mundo, a Michelin observou atentamente a forma como os seus clientes utilizam as suas motos.


Desde um meio de transporte para ir e regressar do trabalho, até como uma forma de escapar da cidade numa viagem de fim de semana.


O resultado é, fundamentalmente, um novo pneu em termos de arquitetura, desenho da banda de rolamento e compostos de borracha, para proporcionar ainda maior aderência em piso molhado e seco, em conjunto com uma agilidade e uma estabilidade superiores.

Este novo Road 5 inclui inovações recentes, caso da tecnologia MICHELIN ACT+, assim como compostos de borracha otimizados e a tecnologia de sulcos progressivos MICHELIN XST Evo, para uma maior capacidade de drenagem.

Simultaneamente, o recurso à tecnologia de fabrico aditivo metálico, que permite construir moldes altamente sofisticados, permitiu à Michelin não só proporcionar uma ainda melhor aderência sobre piso molhado, como também manter-se na frente dos seus rivais, e, ao mesmo tempo, oferecer um pneu de alta duração.

Efetivamente, após 5000 quilómetros, o estradista Road 5 trava numa distância tão curta quanto um Michelin Pilot Road 4 em estado novo. E mais. Com essa quilometragem no piso consegue manter uma aderência notável em piso seco, bem como uma maneabilidade superior por comparação com os seus principais rivais, para além de uma estabilidade melhorada.


Complemento tecnológico

A Michelin vê o lançamento deste novo Road 5 como um meio para reforçar a sua posição enquanto um dos líderes de mercado dos pneus Sport Touring na Europa e na América do Norte.

Para alcançar o nível de performance proporcionado pelo novo MICHELIN Road 5, a Michelin combinou três inovações tecnológicas chave. Vamos então descobri-las.


1 - Novo desenho da banda de rolamento. A Michelin leva a sua tecnologia MICHELIN XST, de lamelas progressivas, um passo mais adiante com a MICHELIN XST Evo, que tira partido das potencialidades oferecidas pela tecnologia de fabrico aditivo metálico para realizar os complexos moldes dos pneus necessários.


Os padrões da banda de rolamento dos pneus equipados com a tecnologia MICHELIN XST Evo combinam lamelas e cavidades circulares, para romper a película de água à superfície e incrementar a sua capacidade de drenagem.


O termo "lamelas progressivas" refere-se ao facto de estas lamelas serem cada vez mais largas à medida que o pneu se desgasta, por forma a aumentar a taxa da área de contacto da banda de rolamento, e manter a sua capacidade para escoar a água durante toda a vida útil do pneu e oferecer um elevado desempenho ao longo do tempo.

Tecnologia de fabrico aditivo metálico 3D

A Michelin procura ampliar os conhecimentos do Grupo através do aproveitamento permanente de inovadoras tecnologias de vanguarda, incluindo – desde 2006 – o fabrico aditivo metálico. Pioneira no domínio do fabrico aditivo metálico – nesse ano a Michelin juntou forças com a Fives, especialista de renome mundial em engenharia de ferramentas de produção, para a criação de uma nova empresa conjunta, denominada AddUp. Sedeada próximo de Clermont-Ferrand, em França, a AddUp tem a firme intenção de tornar-se num protagonista chave no mundo do fabrico aditivo metálico, uma forma de impressão em 3D.


Ainda que seja já uma prática comum na indústria do plástico, o fabrico aditivo metálico em 3D é uma atividade recente, mas em rápida expansão.

Este processo de alta precisão, totalmente digitalizado e, por isso, altamente flexível, permite à Michelin produzir as complexas formas necessárias para conceber os moldes para os seus pneus.

Esta teconologia também facilita a montagem, do que resultam poupanças em termos de peso, redução dos desperdícios de matéria prima e uma disponibilização de oportunidades ilimitadas de personalização. Após a introdução de pneus para turismos e camiões, como o MICHELIN CrossClimate, o MICHELIN Premier A/S e a gama MICHELIN X LINE ENERGY D2, o novo MICHELIN Road 5 é o primeiro pneu para motos a beneficiar da tecnologia de fabrico aditivo metálico.

2 - Compostos de borracha de última geração. Para melhorar a aderência em condições de piso molhado e seco, sem detrimento para o desgaste, os compostos de borracha desenvolvidos para o Road 5 empregam novos elastómeros e fórmulas. A forma como estes compostos são colocados ao longo da banda de rolamento do MICHELIN Road 5 é fruto de duas tecnologias Michelin: MICHELIN 2CT e MICHELIN 2CT+.


O pneu dianteiro apresenta dos tipos de compostos de sílica, um para a banda de rolamento e outro para os ombros, de modo a garantir uma excecional maneabilidade em todas as situações, e a reduzir a subviragem. O pneu traseiro combina um composto de sílica para a banda de rolamento (com um concentrado de sílica mais elevado do que o utilizado no pneu dianteiro, para uma maior resistência ao desgaste) com um composto de carbono negro para os ombros. O resultado é uma superior aderência em condições de piso seco e o máximo prazer de condução, sem prejuízo para a aderência em piso molhado, dado que os ombros do pneu traseiro raramente entram em contacto com a superfície da estrada em condições de piso molhado.

3 - Tecnologia MICHELIN ACT+. Enquanto que a performance em termos de aderência do novo Road 5 em piso seco deve-se, essencialmente, aos compostos de última geração de que faz uso, a tecnologia MICHELIN ACT+ (Adaptive Casing Technology) é uma técnica revolucionária, que proporciona aos ombros do pneu graus de rigidez variáveis, para garantir uma notável estabilidade, assim como um desempenho melhorado em linha reta e em curva.


A mais recente gama de pneus Sport Touring da Michelin faz a quadratura do círculo ao oferecer uma performance duradoura, especialmente em difíceis condições de piso molhado.


Por contraste com os fabricantes de uma vasta gama de indústrias, tentados a implementar a obsolescência programada nos seus produtos, a Michelin persegue ativamente o oposto, antes promovendo a "longevidade programada".


Conclusão

O novo Michelin Road 5 com tecnologia 3D faculta aos motociclistas soluções cada vez mais seguras e convenientes, que lhes permitam sentir-se mais confiantes e aprofundar, de forma progressiva, o seu nível de condução.

Já disponível no mercado

Disponível para venda desde janeiro de 2018, o MICHELIN Road 5 acabará por estar disponível numa seleção de 11 diferentes medidas, incluindo quatro especialmente realizadas para modelos da tipologia Trail.

A Michelin em números

MICHELIN-Road-5_1

Situada próximo de Clermont-Ferrand, França, a fábrica da Michelin em Ladoux é o núcleo das suas atividades de Investigação e Desenvolvimento.

Conta para o efeito com:


- 3500 colaboradores

- Especialistas em mais de 350 áreas

- Instalações com um total de 450 hectares (380 hectares destinados a pistas de testes)

- Zonas de acesso e campos cultivados

- 81 edifícios

- 21 diferentes circuitos de testes

- Campus R&D, Ladoux (O principal edifício da região francesa de Rhône-Alpes-Auvergne)

- 68 000 metros quadrados

- 75 espaços de trabalho com 300m2

- 1800 estações de trabalho




0 visualização0 comentário
bottom of page