180 carros de Grande Prémio históricos reuniram-se no Principado do Mónaco para dar vida ao Grande Prémio do Mónaco. Entre eles, os antigos F1 da Maserati!
Presentes estiveram 19 modelos da Maserati, que iam desde o 250F, vencedor na Fórmula 1 em 1957, ao emblemático 300S e aos muito raros 6CM e V8RI – todos tendo participado na edição de 2018 do Grande Prémio do Mónaco Histórico.
Para a 11ª edição deste prestigiado evento, as solicitações do público trouxeram de volta os carros construídos antes da Segunda Guerra Mundial para competir na Série A, aquela que se tornou na categoria imperdível a nível mundial para este tipo de carros de Grande Prémio, que passaram a chamar-se “Fórmula 1” logo que a II Grande Guerra terminou. Dois Maserati integraram esta categoria, e o 6CM pilotado por Anthony Sinopoli logrou conquistar um merecido terceiro lugar. Atualmente, existem apenas treze Maserati 6CM dos 27 produzidos: contam com um evoluído sistema de suspensão dianteira, que permite que as molas sejam adaptadas aos diferentes circuitos.
A corrida da Série B contou com a participação de Julia De Baldanza, uma das duas únicas mulheres em competição, que correu com o seu amado Maserati A6GCM de 1952, acompanhada de quatro Maserati 250F.
Dos 34 carros inscritos na corrida da Série C, doze eram Maserati: cinco 300S, seis A6GCS e um 200SI. Um Lister de 1956, animado por um motor Maserati, pilotado por Bem Short, logrou conquistar um lugar no pódio graças a um bem merecido segundo lugar.
Mas a presença da Maserati não se confinou à pista. Efetivamente, a marca do Tridente renovou recentemente a sua parceria enquanto carro oficial do Yacht Club do Mónaco, e esteve presente na lindíssima varanda do espantoso edifício, desenhado pela Foster + Partners para ser a simbólica peça central da remodelada fachada principal do porto do Mónaco.
Os convidados e clientes da Maserati puderam, assim, desfrutar da emoção e do entusiasmo do Grande Prémio do Mónaco Histórico e de uma impressionante exposição, em que eram exibidos um 3500 GT Vignale Spyder e o emblemático Maserati 250F.