Pouco mais de um mês após ter recebido o campeonato maior do motocross a nível mundial a cidade de Águeda recebe este fim de semana, sábado e domingo, uma dupla e animada jornada elegível para o Troféu Mini-Enduro e também para o Campeonato Nacional - CFL de Enduro.
No arranque desta sexta jornada pontuável para o campeonato - Régua foi a primeira ronda dupla do ano - Luis Oliveira tem 19 pontos de vantagem no topo da classificação absoluta, margem que Diogo Ventura tem que tentar recuperar nesta fase decisiva da época se quiser renovar o ceptro conquistado em 2018.
"Após as duas provas do campeonato do mundo é bom estar de volta ao nacional e numa prova que promete ser bastante animada como é hábito em Águeda”, começou por dizer o piloto de Góis. “Entramos numa fase decisiva do campeonato e temos que tentar recuperar pontos e regressarás vitórias é o principal objectivo", referiu Ventura, já com o pensamento nos 45 quilómetros por volta que terá que percorrer por três vezes e meia no domingo.
Gonçalo Reis é o terceiro com 32 pontos de atraso e 12 de margem face ao quarto classificado, João Vivas, este com Diogo Vieira muito perto, cabendo a Vieira a liderança invicta na classe Elite 1, sendo Oliveira também o primeiro em Elite 2. Na Open quem comanda é Nuno Oliveira, piloto que terminou sempre em primeiro ou segundo ao longo do ano.
Sábado é tempo dos mais novos
Uma prova que verá os mais jovens a competir na tarde de sábado, cabendo à caravana do campeonato nacional discutir a sua quinta prova do calendário no dia seguinte, domingo (20 de maio). No Mini-Enduro, que realiza em Águeda a segunda das três provas do seu calendário, cabe a Tomás Gouveia a liderança na Mini 1, na frente de Martim Maria e Afonso Cruz, com Bernardo Passanha a ser o primeiro na Mini 2 face a Afonso Froufe e Filipe Salgado.
Especiais
Os anfitriões (ACTIB) prepararam um percurso com 45 quilómetros que será percorrido por três vezes e meia pelas principais categorias do campeonato, com as três especiais a estarem igualmente incluídas na quilometragem total.
O percurso do Mini-Enduro terá uma dezena de quilómetros e uma especial, com os pilotos da classe Mini 2 a cumprirem quatro voltas ao mesmo e a Mini 1 menos uma passagem, sendo a Cross Test a especial utilizada pelo Troféu.
Onde ver
- Cross Test (CT) – No Crossódromo Internacional de Águeda, usando a pista assim como a zona envolvente ao traçado. Conta com saltos e curvas bem delineadas (+/- 4.0km).
- Enduro Test (ET) – junto ao Estádio do Recreio de Águeda, na planície existente, em terreno terra alternando piso duro e mais macio (+/- 4km).
- Extreme Test (EX) – junto ao Mercado Municipal de Águeda, em terreno misto de terra e pedra com diversos obstáculos. (+/- 750m).
Horários
19 de Maio (Sábado)
11:00 às 12:00 – Verificações Mini Enduro
14:00 às 17:00 – Corrida Mini Enduro
17:00 às 20:30 – Verificações Enduro
20 de Maio (Domingo)
07:00 às 08:00 – Verificações administrativas e técnicas Enduro
9:00 – Partida do primeiro concorrente.
Depois da chegada do último piloto, procede-se à afixação dos resultados e respectiva entrega de prémios.