Num sábado em que o público português aderiu em massa ao Vodafone Rally de Portugal, o belga Thierry Neuville geriu as três especiais da manhã, mantendo a liderança da etapa portuguesa do Campeonato do Mundo de Ralis, apesar de ter sofrido um ataque de Elfyn Evans (Ford Fiesta) na segunda especial da manhã.
No que toca à especial de Amarante 1, a maior do Vodafone Rally de Portugal 2018 com 33.6km de extensão, Thierry Neuville mostrou muita consistência e velocidade, em especial nos últimos 13km desta especial, onde ganhou uns incríveis 22 segundos ao seu maior adversário na prova portuguesa, o britânico Elfyn Evans. Destaque ainda nesta especial para o abandono de Kris Meeke que perdeu o controlo da traseira do seu Citroën C3 WRC, “mergulhando” numa zona muito arborizada.
Latvalla abre o dia a vencer
O dia de hoje (sábado) começou com Jari-Matti Latvala a voar para um triunfo conclusivo na primeira passagem pelo troço de Vieira do Minho.
Depois dos problemas sentidos ao longo do dia de ontem, o finlandês parece estar interessado em mostrar as suas capacidades ao longo das próximas especiais e mostrou-o logo na especial de abertura deste terceiro dia.
O atual líder do Vodafone Rally de Portugal, Thierry Neuville, também mostrou muita confiança nos 17.5km da especial e deixou toda a concorrência mais atrasada. Esapekka Lappi, único piloto da Toyota que ainda pode vencer a prova, iniciou bem o terceiro dia de competição, perdendo apenas 0.2s para o líder.
Evans à defesa do segundo lugar
Na luta pelo segundo lugar da geral, Elfyn Evans (Ford) alargou a sua vantagem, em 2.2s sobre o espanhol Dani Sordo (Hyundai) após a passagem na SS10. O britânico está 18.6s de Neuville e com 8.8s de vantagem sobre Sordo. Os finlandeses Teemu Suninen e Esapekka Lappi ocupam a quarta e quinta posição, respectivamente.Sébastien Ogier e Andreas Mikkelsen regressaram hoje ao Vodafone Rally de Portugal em Super Rali depois dos problemas sentidos no decorrer das etapas de sábado mas não foram além do quinto e nono melhor tempo da especial, respectivamente.
Para esta tarde estão agendadas as segundas passagens nas três especiais preparadas pela organização para este sábado. A partir das 15h08, os pilotos vão enfrentar a segunda passagem pelo troço de Vieira do Minho, seguindo-se passagens por Cabeceiras de Baixo e Amarante.