top of page
REDAÇÃO

RALLY DE PORTUGAL | Neuville vence e assume liderança do mundial


Não foi batido o recorde de vitórias (5) partilhado por Markku Alen e Sebastien Ogier, mas houve um estreante no lugar mais alto no pódio desta edição do Vodafone Rally de Portugal: Thierry Neuville.

No ano 2000, quando a Hyundai entrou com o Accent WRC no Campeonato do Mundo e logo somou uma desistência, os sul-coreanos não gostaram e tiveram de encolher os ombros. Mas agora, o i20 WRC do WRC é um dos carros mais temidos, e com muita razão!

Com a sua segunda vitória desta época e o seu oitavo triunfo de sempre, o vice-campeão Thierry Neuville assumiu pela segunda vez este ano a liderança do campeonato, muito também porque Sébastien Ogier na passada sexta-feira errou e ‘estacionou’ o seu Ford Fiesta WRC entre as árvores.

O piloto belga de 29 anos colocou o Hyundai i20 Coupe WRC andou fortíssimo nas últimas cinco especiais de domingo, contando na fase final em Fafe com uma margem de 39,8 segundos sobre Elfyn Evans (Ford Fiesta WRC) para gerir a sua posição de líder. Neuville acabou por chegar ao triunfo no Vodafone Rally de Portugal 40,0 segundos à frente de Elfyn Evans e 47,3 segundos à frente do colega do britânico da equipa M-Sport Teemu Suninen.


"Podemos nos orgulhar do nosso desempenho", disse Neuville, sobre o seu primeiro sucesso em Portugal. "Podiamos ter marcado uma pontuação perfeita para a Hyundai, mas foi muito bom este resultado." Após a sexta ronda do WRC, está agora 19 pontos à frente de Sébastien Ogier.

"Não tivemos um começo tão bom nesta temporada, então estou mais satisfeito com o resultado. Espero que haja mais coisas positivas para chegar", disse Evans. Como um aniversariante, Suninen disse: "Sinto-me ótimo. É o meu primeiro pódio em apenas um ano. Estou completamente feliz.”

O drama da Toyota

Depois da festa na Argentina com a vitória de Ott Tänak, as tropas reunidas em torno de Tommi Mäkinen começaram com os Yaris a brilhar a início mas nas primeiras decisões de sexta-feira, Tänak destruiu o sistema de arrefecimento do seu carro. Uma especial mais tarde, Jari-Matti Latvala relatou um dano na suspensão frontal e após o recomeço no sábado, ele terminou em 25º na classificação; salvou-se Esapekka Lappi com o seu quarto lugar.

Zero pontos para Ogier

Depois de Ogier ter ficado preso numa árvore depois de um erro de condução na quinta especial com o seu Ford Fiesta WRC, o francês sabendo da impossibilidade de chegar ao triunfo andou um pouco apático nos percursos portugueses de cascalho. "Todo mundo sabe que quando você luta por nada, não é divertido", diz Ogier. Apenas na Power Stage, com os pontos de bónus, o pentacampeão e o vencedor do ano passado quis brilhar um pouco, mas pela oitava vez sem sucesso.

A Citroën permanece no WRC como a ‘criança problemática’ de 2018. Na equipa do duplo chevron, Kris Meeke bateu forte na tarde de sábado com o C3 WRC contra as árvores e abandonou. Chegou a liderar o rali na sexta-feira; Breen também foi atrasado por um furo na sexta-feira e terminou em sétimo atrás de seu parceiro de equipa interino, Mads Östberg, que pilotou o C3 pela segunda vez.

Na classificação do WRC2 foi novamente o atual campeão e líder da classe, Pontus Tidemand no oficial Skoda Fabia R5, o vencedor, 2’06,5 minutos à frente do seu companheiro Lukkasz Pieniazek e 2’23.5 à frente de Stéphane Lefebvre no oficial Citroen C3 R5.

Armindo Araújo (Hyundai), vencedor neste Vodafone Rally de Portugal da etapa portuguesa, concluída ao final da manhã de sábado (PEC 12 ), do Campeonato Nacional, decidiu completar o rali e terminou como melhor piloto português (14º lugar absoluto), com pouco menos de dois minutos de vantagem sobre Miguel Barbosa (Skoda).


Classificação final

1º Neuville (Hyundai) 3h 49m 46.6sec

2º Evans (Ford) +40.0sec

3º Suninen (Ford) +47.3sec

4. Lappi (Toyota) +54.7sec

5. Sordo (Hyundai) +1m 0.9sec

Vencedores das Especiais no Rally de Portugal

Quinta-feira

SSS1 - Lousada - Ott Tanak

Sexta-feira

SS2 - Viana do Castelo 1 - Hayden Paddon

SS3 - Caminha 1 - Kris Meeke

SS4 - Ponte de Lima 1 -Dani Sordo

SS5 - Viana do Castelo 2 - Kris Meeke

SS6 - Caminha 2 -Hayden Paddon

SS7 - Ponte de Lima 2 - Thierry Neuville

SS2 - Viana do Castelo 1 - Hayden Paddon

SS3 - Caminha 1 - Kris Meeke

SS4 - Ponte de Lima 1 -Dani Sordo

SS5 - Viana do Castelo 2 - Kris Meeke

SS6 - Caminha 2 -Hayden Paddon

SS7 - Ponte de Lima 2 - Thierry Neuville

SS8 - Porto Street Stage 1 - Thierry Neuville

SS9 - Porto Street Stage 2 - Thierry Neuville

Sábado

SS10 - Vieira do Minho 1 - Jari-Matti Latvala

SS11 - Cabeceiras de Basto 1 - Elfyn Evans

SS12 - Amarante 1 - Thierry Neuville

SS13 - Vieira do Minho 2 - Elfyn Evans

SS14 - Cabeceiras de Basto 2 - Jari-Matti Latvala

SS15 - Amarante 2 - Sébastien Ogier

Domingo

SS16 - Montim 1 - Esapekka Lappi

SS17 - Fafe 1 - Sébastien Ogier

SS18 - Luílhas - Jari-Matti Latvala

SS19 - Montim 2 - Teemu Suninen

SS 20 - Fafe 2 (Power Stage) - Esapekka Lappi


Mundial de Pilotos

1. Thierry Neuville, Bel (Hyundai i20), 119 pontos

2. Sébastien Ogier, Fra (Ford Fiesta), 100

3. Ott Tanak, Est (Toyota Yaris), 72

4. Dani Sordo, Esp (Hyundai i20), 58

5. Esapekka Lappi, Fin (Toyota Yaris), 57

6. Andreas Mikkelsen (Hyundai i20), 54

7. Elfyn Evans, GB (Ford Fiesta RS), 45

8. Kris Meeke, GB (Citroën C3), 43

9. Jari-Matti Latvala, Fin (Toyota Yaris), 31


0 visualização0 comentário
bottom of page