Na sua primeira experiência de corrida na noite de Le Mans, Fernando Alonso encantou os espectadores que permaneceram acordados até as quatro da manhã com uma atuação memorável, reduzindo em mais de um minuto a diferença para o Toyota TS050 Hybrid líder da LMP1 conduzido por José Maria Lopez.
Alonso começou o seu turno noturno à 1:30 da manhã, com uma desvantagem superior a dois minutos para o carro nº7, pilotado até então por Mike Conway. Um erro de Buemi que custou uma paragem de 60 segundos, fez o espanhol entrar para o Toyota nº8 com a maior desvantagem de toda a corrida: 2 minutos e 20 segundos.
Nas poucas voltas que coincidiram com o turno do britânico, o espanhol começou a reduzir a desvantagem, mas no duelo direto com Pechito Lopez foi onde se melhor constatou o ritmo impressionante que impôs um Alonso imperial. Quando o argentino subiu para o seu Toyota, na volta 181, a distância do espanhol era de 1:47, diferença que o bicampeão do mundo reduziu à volta 213 para 42 segundos.
Como pode ser visto nas imagens, tiradas no mesmo ponto do circuito, as diferenças de agressividade na pilotagem entre o asturiano e o argentino foram evidentes. Alonso teve que arriscar para tentar recuperar parte da distância perdida por Buemi mas com garra conseguiu-o ... e sem cometer um único erro, apesar da sua falta de experiência à noite.
Pelo contrário, o argentino acusou a pressão que sofreu do estreante da Toyota e até mesmo teve uma saída de pista nas curvas da Dunlop, sem nenhuma outra consequência senão a perda de alguns segundos extras. Por seu turno, Alonso teve um comportamento digno dos melhores pilotos de resistência, também passou durante a tarde por incidentes de todos os tipos que resolveu com maestria, especialmente no slalom de tráfico intenso que se tem vivido nesta memorável edição das 24 Horas de Le Mans.
Vídeo: momento da ultrapassagem de Fernando Alonso a José Maria Lopez