A Volkswagen e o superveloz I.D. R fez história em Pikes Peak. Aos comandos de um supercarro alemão, o francês Romain Dumas fez tremer o asfalto das Montanhas Rochosas e com motores totalmente elétricos arrasou todos os recordes existentes!
Com uma unidade elétrica capaz de gerar 500 kW (680 cv) no VW I.D., o Mr. Le Mans Romain Dumas percorreu os 19.99 quilómetros e 156 curvas da famosa montaha em apenas 7m 57.148s.
O fantástico bólide alemão, não só quebrou o anterior recorde da classe de veículos elétricos, como ainda esmigalhou o recorde histórico de 2013 de Sébastien Loeb e da Peugeot Sport. Dumas levou menos de 16 segundos a subir a montanha e está agora no topo da lista da galeria de campeões da Pikes Peak; nela se incluem para além de Loeb, outros famosos dos ralis como o alemão Walter Röhrl, a francesa Michèle Mouton, o suéco Stig Blomqvist… e também Nobuhiro Tajima, Rod Millen e o seu filho Rhys.
“O Volkswagen ID R Pikes Peak definiu hoje o tempo mais rápido desta subida, uma desafio que abrange mais de 100 anos – e isto diz muito sobre o futuro da mobilidade elétrica.”
Diz o Dr. Frank Welsch
Este supercarro é o precursor desportivo da família de elétricos ID da Volkswagen. “Hoje, vimos o que esta tecnologia é capaz de fazer ”, disse o Dr. Frank Welsch, membro do Conselho de Administração da Volkswagen Passenger Cars, responsável pelo Desenvolvimento Técnico. “Todos os funcionários da Volkswagen se devem orgulhar do resultado de hoje e, do fundo do coração, dou os meus parabéns a toda a equipa. Com uma combinação de excelentes habilidades de engenharia, paixão e comprometimento, a equipa conseguiu criar um fantástico carro racing em apenas oito meses!”
Uma revolução?
A marca de Wolfsburg avança numa nova direção… O objetivo é carregar o carro o mais rápido possível, com o mínimo impacto ambiental. O tempo define-se nos regulamentos: no caso da corrida ser suspensa, deve ser possível carregar completamente o carro em menos de 20 minutos!
A eletricidade necessária é fornecida por geradores situados no sopé de uma das montanhas mais altas do mundo: Pikes Peak; O Pico Pikes é uma montanha da Cordilheira Front, nas Montanhas Rochosas. Está situada 16 km a oeste de Colorado Springs e tem uma altitude de 4 302 metros.
O glicerol, que em termos químicos é um álcool de açúcar, foi selecionado como combustível. Subproduto da fabricação de biodiesel, por exemplo, o glicerol entra em combustão praticamente sem gases nocivos ou resíduos. Glicerol em si, é um produto não-tóxico, sendo ainda permitido como um aditivo nas indústrias de alimentos e cosméticos.
250 dias foi o tempo entre o anúncio e o arranque do projeto I.D. R da VW; de 18 de outubro de 2017 ao dia da corrida no Pico do Colorado: 24 de junho de 2018. Este curto período de tempo serviu para o desenvolvimento de um protótipo puro-sangue, com locomoção totalmente elétrico, demandas específicas de baterias, aerodinâmica e chassis. Esse esforço e o trabalho incansável dos mecânicos, engenheiros e muitos outros funcionários da Volkswagen em Wolfsburg, e na sede em Hannover. O resultado foi este novo recorde mundial.
Os engenheiros procuraram uma combinação de peso mínimo, tanto quanto possível de força descendente, e potência máxima, projetada para alcançar o melhor desempenho possível. Incluindo as suas células de bateria, o I.D. R pesa menos de 1.100 quilogramas.
E a avaliar pelo desempenho, tudo indica que Volkswagen empregou software de simulação sofisticado para calcular exatamente como atingir o melhor em demanda de energia e desempenho. Em matéria de aerodinâmica, a chave para o sucesso foi saber compensar a perda de downforce causada pelo ar rarefeito do Pico de Pikes.
O resultado deste empreendedorismo pode ser visto de longe: o chassis plano e aerodinâmico e a enorme asa traseira dão o mote, os motores fazem o resto!