top of page
REDAÇÃO

RALIS | Estreia do C3 R5 Citroen Vodafone premiada com 2º lugar


José Pedro Fontes e Paulo Babo regressaram aos pódios no Rali de Castelo Branco, prova em que estrearam o novo C3 R5 do Citroën Vodafone Team.

Saindo para a 2ª Etapa na liderança, posição herdada, já de madrugada, a dupla teve uma manhã excelente, com muito boas prestações, vencendo um troço à geral e sendo o melhor do CPR nos restantes dois. Já a secção da tarde do rali albicastrense mostrou-se-lhes adversa, tendo o estado do tempo como maior adversário, que os levou a perder, gradualmente, a magra vantagem que detinham devido a uma escolha não ideal de pneus para o estado em que se lhe apresentaram os troços.


A manhã do segundo dia do Rali de Castelo Branco nascia de feição para a dupla José Pedro Fontes/ Paulo Babo, eles que se apresentavam, com o novo C3 R5 do Citroën Vodafone Team, como os primeiros na estrada. Tal aconteceu depois de terem herdado, já de madrugada, o comando da prova, em virtude de uma penalização imposta aos espanhóis Pepe Lopez/Borja Rosada (DS 3 R5), eles que, na véspera, acabaram a secção de estrada no 1º lugar.

Partindo com pouco menos do que uma mão cheia de segundos de vantagem (apenas 4,9s), Fontes e Babo começaram por obter o 2º melhor tempo – primeiros do CPR – na primeira passagem por S Domingos, para, de seguida, serem os mais rápidos em absoluto em Fonte Longa e voltarem a ser os 2ºs classificados em Alvito. A manhã acabava, assim, dando-lhes uma vantagem de 12,8 segundos sobre os seus adversários mais directos. Era, ainda assim, muito pouco para um rali tão disputado como este, pelo que era imprescindível uma boa escolha de pneus para a secção da tarde, por esses mesmos três troços.


Só que, os imponderáveis acontecem e a real possibilidade de aqueles se apresentarem molhados, ou serem mesmo disputados sob chuva, levou a que a equipa apostasse nessa borrachas, quando os mesmos estavam, afinal, secos. “Apesar dos nossos esforços, do nosso total empenho e do enorme potencial demonstrado pelo novo C3 R5 em asfalto, carro que não apresentou qualquer problema neste seu rali de estreia, faltou-nos a sorte neste capítulo, numa segunda volta que se mostrou um autêntivo martírio”, explicou, no final, um desalentado piloto.


Fontes e Babo ficavam, assim, a escassos 5,2 segundos de poder repetir a vitória alcançada na anterior edição, atingindo o Parque de Assistência sob uma chuva quase diluviana, factor que, para eles, chegou demasiado tarde!


“Ainda assim, gostaria de destacar o potencial deste nosso novo C3 R5, como o demonstrámos nos troços de asfalto da prova, permitindo-nos discutir, ao segundo, o 1º lugar.”


Acrescente-se que o novo Citroën C3 R5 foi o mais rápido em termos de CPR em 5 das 10 classificativas deste rali. Em termos de pontuações, José Pedro Fontes e Paulo Babo somam os 20 pontos referentes a este 2º lugar, acumulando 2,5 pontos adicionais por terem sido, por essas 5 vezes, os mais rápidos entre as equipas nele inscritas. A pontuação obtida permite-lhes subir aos 5ºs lugares no


Campeonatos de Pilotos e de Navegadores, respectivamente.

Feita a entrega de prémios deste Rali de Castelo Branco há, assim, que começar a preparar a próxima prova do Campeonato de Portugal de Ralis, o insular Rali Vinho Madeira, que decorrerá de 2 a 4 de Agosto.

Para além da Citroën e da Vodafone, como patrocinador principal deste projeto, são parceiros do mesmo as marcas Milaneza, ExpressGlass, Total e Pirelli. A preparação e assistência do novo Citroën C3 R5 está a cargo dos profissionais da Sports & You.


RALI DE CASTELO BRANCO - CLASSIFICAÇÃO FINAL (provisória)


1º Ricardo Teodósio / José Teixeira – Skoda, 1h14m02,0s


2º Citroën Vodafone Team – José Pedro Fontes / Paulo Babo – Citroën C3 R5, a 5,20s


3º João Barros / António Costa – Ford, a 9,2s


4º Armindo Araújo / Luis Ramalho – Hyundai, 9,5s


5º Miguel Barbosa / Hugo Magalhães – Skoda, a 1m31,5s


6º Sports & You – Pepe Lopez / Borja Rosada – Citroën DS 3 R5, 2m58,1s



0 visualização0 comentário
bottom of page