O “VI Encontrão” no Cabo Espichel foi um encontro de moto clubes e grupos motards da margem sul do Tejo. Neste ponto, onde a terra firme invade o mar salgado, viveu-se uma jornada de grande convívio entre amigos.
O Cabo Espichel é um promontório localizado em Portugal, a oeste da vila de Sesimbra. É delimitado a sul e oeste pelo oceano Atlântico e a norte pela estrada nacional 379 e Ribeira dos Caixeiros. Marca a extremidade sudoeste da península de Setúbal. No cabo vislumbra-se, vertiginosa e abissal, a Baía dos Lagosteiros. Mas.. por acaso sabes a origem da palavra Es-pi-chel? É um aparelho de pesca com muitos anzóis.
A chegada ao Santuário
Cheguei com a fiel FJR perto das 18h00. Parei junto ao marco que tinha escrito Cabo Espichel e, nesse mesmo instante, tive certamente uma alucinação, porque como por magia vi as letras a mudarem para Faro - como a cor do camaleão que também muda.
Terá sido ansiedade, a tremideira da moto na estrada esburacada que minutos antes me levara ao Santuário do Cabo Espichel. Bom, de qualquer modo, o destino foi outrora um ponto de recato, espiritual, e quem sabe não foi um castigo dos Deuses, terei cometido algum pecado!?
Junto ao Santuário estavam os “cavaleiros” do asfalto. Uma espécie de feira medieval acolhia os convivas, o palco vestido a rigor para a ocasião estava preparado para a atuação das bandas Johnny’s Band (uns miúdos que começaram por dar nas vistas em Faro o ano passado), Klássicos, Tributo a Xutos… e o sempre surpreendente DJ Slim.
Feijoada e caracóis
Também não faltaram os stand dos Moto Clubes e Grupos Motards: Setúbal, Corroios, Seixal, Alcochete, Quinta do Conde, Grupo do Convento, Os Fumaça do Fogueteiro… e houve muito mais… tattoos e piercings, barber shop, jogos tradicionais, etc, etc. Eis-me então chegado à hora da janta, depois de fotos e mais fotos, dedos de conversa aqui e ali…
O convite para uma feijoada e caracóis veio do Grupo Motard Quinta do Conde… estava uma delícia e serviu para armazenar o estômago até à hora de despedida. À meia noite!
Até Faro amigos!
Boas voltas… “Here I Go Again”, como dizia o refrão dos White Snacke no álbum Saints and Sinners, que é como quem diz… Santos e Pecadores.