top of page
PEDRO FERNANDES E RICARDO FERREIRA

FARO 2018 | O 'milagre' do Vale das Almas


37ª Concentração Internacional de Motos de Faro - A edição deste ano acabou por ser uma das mais pacíficas daquele que é um dos maiores encontros motards da Europa. A organização, do Moto Clube de Faro, somou perto de 22 mil entradas.


São 37 anos de encontros. Nas proximidades do aeroporto e da Ilha de Faro, no Vale das Almas, todos os anos o 'milagre' de reunir milhares de motociclistas se repete incessantemente. Quem lá vai uma vez, não espera muito para repetir a ida, uma e outra, e mais outra vez... como os fiéis que não falham uma peregrinação.


O enorme caldeirão de emoções motociclistas, é todos os anos remexido por um grupo de 'mágicos', que entendem na perfeição o que vai na alma dos motards; José Amaro, o presidente do Moto Clube de Faro, Braza Tavares e todo um imenso staff e colaboradores... mais uma vez estão de parabéns!

Qual o encanto da Concentração de Faro para gerar este efeito de sedução?


A preparação do evento

No palco principal, os grandes destaques foram Jorge Palma e os Xutos & Pontapés - um grupo com uma forte ligação ao Moto Clube de Faro, e que atuou pela primeira vez no Vale das Almas sem Zé Pedro. Não faltou ninguém ao evento, nem sequer Miguel Oliveira que não parou de dar autógrafos aos fãs do motociclismo...

Uma “cidade” com tudo para os motociclistas

Desde a primeira edição que a concentração de motos de Faro se realiza num terreno no Vale das Almas, junto à Ilha de Faro. O local, que no resto do ano é um pinhal, transforma-se, durante estes quatro dias, numa verdadeira cidade, com tudo para os motociclistas que participam no encontro.

Além da limpeza do terreno e da montagem das infraestruturas, os voluntários que ajudam o Moto Clube de Faro mantém em funcionamento bares e balcões com comida e asseguram a limpeza das casas de banho. Existe um posto médico da Cruz Vermelha e há equipas dos bombeiros no recinto.

Entre as muitas tendas com artigos relacionados com o universo motard - desde roupa, a material para as motos, passado pelas tatuagens - há até uma barbearia, para quem quiser melhorar a imagem. Além do palco principal, existe a zona do ‘Oásis’, com uma tenda montada junto a uma pequena lagoa, onde a música e a festa se prolonga, pela madrugada, depois do final dos concertos.

O clima de festa pervaleceu na 37ª Concentração Internacional de Motos de Faro, que terminou domingo no Vale das Almas. Nas últimas duas noites, as atenções estiveram centradas no palco principal, por onde passaram músicos e shows surpresa. Cumprindo a tradição entre os concertos são apresentados espetáculos de striptease, que os motards acompanham com mais ou menos atenção. "Depende dos copos que bebi, às vezes não consigo ver", admitiu um dos participantes que estiveram na edição deste ano, daquela que é uma das maiores concentrações de motos da Europa.

Já ontem à tarde, o concurso Miss T-Shirt Molhada, voltou a animar os motards antes dos espetáculos da última noite, que terminaram com os Xutos & Pontapés (já após o fecho desta edição) a voltarem ao Vale das Almas, pela primeira vez sem Zé Pedro.

Bike Show

O Bike Show foi também muito animado. Na foto abaixo está o vencedor da 37ª Concentração de Faro

80 mil litros de cerveja…

Até domingo, dia em que encerraria a 37ª Concentração Internacional de Motos de Faro, previa-se o consumo de cerca de 80 mil litros de cerveja, segundo dados cedidos pela organização do evento. Quanto à venda de água e bebidas sem álcool, estimava-se que atinja, também, no total, 80 mil litros.

Números elevados que refletem o ambiente animado e de convívio que no sábado já contabilizava a entrada de pelo menos 11 mil motards no Vale das Almas, junto à praia de Faro. Ainda no que respeita a valores, aproximadamente dez mil rolos de papel higiénico já haviam sido utilizados nos dois primeiros dias.

Mas a concentração não reflete apenas números… É feita de pessoas de todas as idades, e de famílias que a frequentam, acampando durante quatro dias no recinto. Um dos espaços é dedicado apenas às crianças e chama-se Bar dos Putos, criado há mais de dez anos por um casal, Telma e João, que tiveram a iniciativa.


O presidente do Moto Clube de Faro, José Amaro, explicou: “A concentração é uma história feita de pessoas, não é apenas striptease e concertos, existe uma forte componente familiar".

Quanto à moto, José Amaro garante: "A moto é uma extensão de qualquer motard. É muito mais do que um pedaço de ferro". Grande parte do trabalho em torno da concentração de Faro é realizado por voluntários que se associam ao Moto Clube de Faro para concretizar a festa.

José Amaro: “Reforço de segurança? Não foi preciso!”

José Amaro destacou que a concentração deste ano foi uma "chapada de luva branca", referindo-se aqueles que consideraram o evento como potencialmente perigoso. Desde a primeira hora, José Amaro garantiu que não iria haver problemas e assegurou que não tinha sido feito qualquer reforço de segurança no interior do recinto. "Foi exatamente igual aos outros anos", disse.


E a previsão de 'normalidade' do presidente para esta edição, confirmou-se: seis detidos por condução sob efeito de álcool e um sétimo por não ter carta. A que se juntam nove acidentes, com quatro feridos ligeiros. Este foi o balanço, ao final da tarde de domingo, da operação de segurança que a GNR montou em torno da 37º Concentração de Motos de Faro.


Desfile de despedida e agradecimento pelas ruas de Faro

Foram largos milhares os motociclistas que, na manhã de domingo, percorreram as ruas de Faro no desfile de despedida e agradecimento à cidade e também muitas pessoas nos passeios a assistirem ao cortejo. No céu, um avião com uma faixa reforçava o agradecimentos dos motociclistas aos farenses. Após o desfile, os motards voltaram ao terreno no Vale das Almas, onde se realiza o encontro e participaram no almoço final, antes da entrega de prémios às motos que venceram os diversos concursos.


O "Diário de Bordo" do Pedro Fernandes em Faro

Mais uma vez, o Pedro Fernandes, o nosso homem das concentrações, lá esteve durante a preparação e nos três dias do evento, a vivenciar esta experiência única de enorme festa e convívio de, e para motociclistas. Aqui ficam alguns momentos que ele destacou:

Os Xutos, Jorge Palma e muitas bandas portuguesas


A chegada dos "convidados"

Espetáculos de rua, Freestyle e a "tenda eletrónica"...

Curiosidades do 27º Bike Show de Faro

Erotismo Q.B.

Esculturas e Tatuagens

Backstage

0 visualização0 comentário
bottom of page