Ott Tänak começou a etapa final de hoje (domingo) com uma vantagem de 43,7 segundos no seu Toyota Yaris. Sébastien Ogier com o Ford Fiesta iria prosseguir esta tarde em busca pelo sexto título mundial consecutivo no Campeonato do Mundo de Ralis.
Assim, os dois trocaram segundos nas quatro especiais desta manhã nas estradas empoeiradas do campo de treinos de tanques do Baumholder e nas as pistas do país do Saarland. Mas Tänak, na procura de uma segunda vitória consecutiva, ampliou a sua vantagem de 1,8 segundos para 14,3 segundos sobre o piloto francês.
Ogier havia tirado meio segundo do seu déficit antes de bater numa pedra na segunda passagem pela especial da estrada militar Panzerplatte. Parou para substituir a roda dianteira do Ford Fiesta, concedendo mais de 1min 40sec para o estoniano.
Em contraste com o domínio de ontem, Tänak não conseguiu não venceu nenhuma das oito especiais cronometradas, cobrindo os 150 km da etapa, mas ficou numa posição forte para repetir a vitória do mês passado na Finlândia. “Foi uma mega luta hoje com o Sébastien.
Estávamos a nos esforçar muito na primeira passagem da manhã e eu não me sentia muito confortável no primeiro loop. Foi uma manhã muito dura ”, disse o estoiniano, concluindo: "Eu sabia que seria completamente diferente de ontem. Havia muita coisa nova para mim que eu tinha que me adaptar e nós tínhamos muita subviragem no carro."
Com a sua batida Ogier caiu para o nono lugar e o seu déficit de 21 pontos para o líder do campeonato, Thierry Neuville, parecia cair num abismo cada vez maior, com o belga em quarto, mas recuperou para o sétimo lugar nas duas últimas especiais.
“Dei o máximo que pude. Agora é um risco total porque não tenho mais nada a perder. É decepcionante e neste momento só me apetece chorar. Esforçamo-nos muito neste final de semana, mas não tirámos o benefício disso ”, disse Ogier.
Dani Sordo e Jari-Matti Latvala ficaram divididos por 0,8s numa luta feroz pelo segundo posto. Sordo venceu três das etapas da estrada militar com o seu Hyundai i20, enquanto o piloto do Yaris, Latvala, ganhou duas especiais.
Neuville lutou por ritmo em seu i20. Sua equipe reinstalou o diferencial e a caixa de velocidades que foi substituída ontem depois de uma perda de óleo, mas Neuville nunca encontrou um ritmo confortável como a batalha do campeonato em mente. Terminou 8,0 segundos atrás de Latvala. Esapekka Lappi foi o quinto no outro Yaris, 6.3seg mais atrás.
Falta agora a passagem nas vinhas de Mosel, seguida pela TV ao vivo na Power Stage de Bosemberg, que oferece pontos de bónus para os cinco pilotos mais rápidos.
Classificação provisória:
1. O Tänak / M Järveoja EST Toyota Yaris 2hr 23min 27.1seg 2. D Sordo / C Del Barrio ESP Hyundai i20 + 43.7seg 3. J-M Latvala / M Anttila FIN Toyota Yaris + 44.5seg 4. T Neuville / N Gilsoul BEL Hyundai i20 + 52.5seg 5. E Lappi / J Ferm FIN Toyota Yaris + 58.8seg 6. A Mikkelsen / A Jaeger NOR Hyundai i20 + 1min 50.7seg