PAULO GONÇALVES EM HONDA, VENCEU ESTA SEMANA O DESAFIO RUTA 40, PROVA PONTUÁVEL PARA O CAMPEONATO DO MUNDO FIM CROSS-COUNTRY RALLYES. EX-VENCEDOR DO DAKAR. TOBY PRICE (KTM) TERMINOU O ÚLTIMO DIA AO ATAQUE MAS FOI INCAPAZ DE BATER O PILOTO LUSO... POR ESCASSOS 6 SEGUNDOS DE DIFERENÇA.
À partida para o último dia do Desafio Ruta 40, de Villa Union a San Juan, numa etapa que tinha duzentos quilómetros cronometrados, Paulo Gonçalves detinha uma vantagem para gerir de 3m28s sobre o piloto australiano da Red Bull KTM Factory Team, Toby Price. O austríaco Mathias Walkner, vencedor do último Dakar, e o chileno Pablo Quintanilha ocupavam as posições imediatas, mas já a mais de 4 minutos de diferença.
Price fez o último dia de faca nos dentes, mas ainda assim não conseguiu travar a corrida para o triunfo do piloto português. Paulo Gonçalves, depois de cinco dias no impiedoso deserto argentino e de 17h06,02m sobre a sela da sua moto – naquele que foi considerado um dos mais difíceis ralis de sempre – foi dos poucos ‘sobreviventes’ da equipa japonesa, tal como o norte-americano Ricky Brabec, que terminou o Desafío Ruta 40 na quinta posição da geral.
“Estou muito feliz com a vitória aqui na Argentina”, começou por referir o piloto de Esposende. “Vim com a ideia de continuar melhorando o meu ritmo depois de muito tempo sem correr e no final conseguimos vencer o rally. Acho que a etapa de ontem foi o dia-chave para este resultado. Hoje foi uma etapa com alguma navegação e tentei aproveitar a vantagem que tinha, mas acho que consegui gerir bem relaxado a minha vantagem.”
“Feliz, por mim, mas também por todos os meus companheiros de equipa e pelos companheiros Kevin e Mathias Bellino - espero que eles possam se recuperar rapidamente. Esta vitória é para eles também. Vamos agora tentar melhorar o ritmo um pouco para acertar o Dakar. A corrida em geral foi dura… Do ponto de vista físico, foi um ótimo teste para mim. Os rivais são muito fortes e isso obrigou-nos a dar o nosso melhor para vencer.”
Dois valentes sustos para Benavides e Bellino
Os pilotos Kevin Benavides e Mathias Bellino, participantes do Desafio Ruta 40 de 2018 com a Monster Energy Honda Team, foram forçados a abandonar durante o rali após dois aparatosos acidentes.
Kevin Benavides
O atual líder do campeonato do mundo, o argentino Kevin Benavides, teve um acidente ao km 60 na primeira etapa do Desafio Ruta 40, sofrendo um duro golpe na cabeça. A equipa médica da corrida que o tratou no posto de controle mais próximo pediu mais exames no hospital em Belén, onde o piloto foi transportado para passar por vários testes. Depois de passar vinte e quatro horas sob observação, Kevin foi enviado ao hospital em Salta, sua cidade natal, para continuar os exames médicos.
Durante a segunda etapa, enquanto ocupava o segundo lugar do dia, o piloto francês Mathias Bellino, wildcard da Monster Energy Honda Team para o Desafío Ruta 40, caiu num trilho pedregoso perto do quilómetro 168. O piloto permaneceu no chão depois de sofrer um pesado impacto nas costas. Depois de ter sido atendido pelos serviços médicos de corrida, ele foi transferido para o hospital em Belén.
Mathias Bellino
Mathias, no entanto, esteve consciente em todos os momentos. Desde então, Mathias foi transferido de Belen para Buenos Aires, onde, depois de ser tratado em uma conhecida clínica na capital argentina, foi submetido a uma operação na manhã de quinta-feira devido a uma grave lesão nas costas. Mathias, no entanto, tem sido consciente em todos os momentos. Por respeito ao motociclista e à família, a Monster Energy Honda Team não oferecerá mais detalhes sobre a sua condição até que um relatório final sobre a extensão da lesão tenha sido oficialmente emitido.
A próxima corrida para a Monster Energy Honda Team será o Desafio Inca, em setembro, entre os dias 13 e 16, que acontecerá na região de Ica, no Peru.