OTT TANAK (TOYOTA) TRIUNFOU NA 10ª RONDA DO MUNDIAL DE RALIS NA TURQUIA, NUM RALI EM TUDO DEMOLIDOR... ATÉ PARA AS ASPIRAÇÕES DOS DOIS PRETENDENTES AO TITULO NO WRC, O BELGA THIERRY NEUVILLE E O FRANCÊS SEBASTIEN OGIER.
Devido à natureza demolidora dos seus troços - bastante mais adequados à categoria "Rallye Raid", o Rallye da Turquia mudou radicalmente a situação do título entre pilotos e fabricantes. O novo líder nos fabricantes é agora a Toyota, cinco pontos à frente do anterior líder do campeonato, a Hyundai. Desta forma a Toyota festejou sua primeira vitória dupla com o Yaris WRC na Turquia, com Ott Tänak e Jari-Matti Latvala nos dois primeiros lugares.
Tänak beneficou da má sorte dos rivais
Ott Tänak continuou a sua tendência de sucesso no relançamento do Rally da Turquia, apesar de ter beneficiado do azar do rivais neste novo "Safari" da Ásia. Logo, algo que se deve destacar para além da resistência dos carros japoneses, foi a infabilidade do piloto estoino – na sequência das vitórias na Finlândia e Alemanha – e a sua calma a enfrentar as ásperas estradas de cascalho da Turquia, evitando qualquer risco, furos ou uma imprevisível saída de pista!
O jovem piloto da Estónia não teve sequer a estratégia mais rápida ou de ataque, mas essa prudência fez dele o líder na manhã de sábado após os azares de Thierry Neuville (Hyundai i20 Coupé WRC) e Sébastien Ogier (Ford Fiesta WRC).
Com esse estilo de pilotagem cauteloso, o piloto de 30 anos conseguiu terminar como líder o Rallye, garantindo a sua quarta vitória da temporada em Marmaris. Esta foi ainda a sexta vitória de sempre de Tanak, com a qual subiu ao segundo lugar no Mundial de pilotos do WRC.
Jari-Matti Latvala também não passou por grandes problemas no carro e chegou a Marmaris no segundo posto, dando uma preciosa ajuda à Toyota a ascender ao topo da tabela dos fabricantes.
"Estou muito satisfeito. Foi importante para nós mantermos o segundo lugar. Esse é um ótimo resultado para a equipa, absolutamente fantástico ", disse Latvalla.
O terceiro posto ficou na posse de Hayden Paddon que, nem queria acreditar no resultado: “Era improvável que eu estivesse no pódio pela primeira vez este ano", disse com um semblante feliz Paddon, muito ao contrário do seu companheiro de equipa Thierry Neuville, que terminou o Rallye apenas em 16º lugar. O francês campeão do mundo Sebastian Ogier, tentou limitar ao máximo os danos no Ford Fiesta da M-Sport após a colisão frontal com uma árvore, fazendo todos os troços deste domingo em ritmo fortíssimo para recuperar até ao décimo posto.
Jari-Matti Latvalla (Toyota Gazzoo Racing)
VÍDEO WRC
Classificação final (após 17 especiais):
VÍDEO WRC 2 (2 rodas motrizes)