PAULO GONÇALVES FOI SEXTO NA 3ª ETAPA DO RALI DAKAR E SUBIU A NONO DA GERAL, NUM DIA EM QUE O FRANCÊS XAVIER DE SOLTRAIT LEVOU A YAMAHA AO TRIUNFO, MUITO PRESSIONADO POR PABLO QUINTANILHA…
Hoje, as armadilhas do deserto de Arequipa fizeram vítimas. Uma das primeiras foi o austríaco vencedor do último Dakar, Matthias Walkner… perdido nas dunas, teve que esperar pelo adversário da Honda, Ricky Brabec e ir “à boleia” do piloto norte-americano até à baliza do próximo way point. Mas o ‘desastre’ dividiu-se entre os pilotos das KTM e das Honda… acabando por ser o francês Xavier Soltrait a vencer a 3ª etapa de quarta-feira, na frente da ‘surpresa’ do dia, Pablo Quintanilha.
Nas hostes da Honda, o português Paulo Gonçalves foi sexto na tirada de hoje, subindo ao nono lugar na classificação geral, no entanto, a notícia do dia foi a paragem na etapa de Joan Barreda Bort, agora, definitivamente, uma baixa de relevo na equipa Honda Monster Energy!
“A especial foi dura desde o início”, disse o piloto chileno da Husqvarna. “Foi uma etapa com muitos quilómetros de navegação nas dunas e muitos way points para encontrar. Depois fomos para as montanhas, novamente com muita navegação e muito nevoeiro. Foi muito difícil de seguir o road-book, então perferi diminuir o ritmo e concentrar-me na navegação para descobrir o caminho correcto".
Com o seu segundo lugar na 3ª etapa, Pablo Quintanilha subiu ao primeiro lugar da geral, na frente do piloto argentino da Honda, Kevin Benavides e do britânico Sam Sunderland, o melhor piloto das ‘laranjinhas’ oficiais da KTM… no entanto, apesar dos contratempos de hoje, ainda falta muito rali para percorrer… e os resultados ainda são muito provisórios para prognósticos. É mais coisa menos coisa, algo como procurar acertar no EuroMilhões!
Distância total da 3ª Etapa: 798 km
Classificação da etapa (motos):