OS CONCORRENTES DO DAKAR TIVERAM NO SÁBADO O MERECIDO DIA DE DESCANSO. APÓS A ETAPA MARATONA DE SEXTA-FEIRA, NASSER AL ATTIYAH LIDERA A CLASSIFICAÇÃO GERAL NOS AUTOMÓVEIS; RICKY BRABEC É O LIDER NAS MOTOS.
Os concorrentes do Dakar tiveram o merecido dia de descanso após o final da 5ª etapa de sexta-feira, composta pelas secções cronometradas mais longas e mais variadas do rali-maratona. A partida teve lugar para todos em Tacna, o ponto mais distante de Lima e a manhã começou com um trajeto de volta à capital peruana, atravessando uma longa zona de fesh-fesh antes de enfrentar as primeiras trilhas do dia, serpenteando canyons sumptuosos, para deleite de fotógrafos e entusiastas de skid.
A longa primeira parte chegou ao fim nas dunas de Ilo, onde as motos e quads experimentaram uma dose dupla de areia. Enquanto isso, os automóveis, SxS e camiões tiveram uma segunda parte de especial, 137 km extras, com o fesh-fesh que tinha constado no road-book do dia anterior - num terreno favorável aos mais corajosos!
Ricky Brabec (Team Honda)
Sam Sunderland e Sébastien Loeb dominaram as respetivas categorias
Depois de um início discreto no rali, Sam Sunderland (foto acima) lembrou a todos os motivos pelos quais venceu o Dakar em 2017.
O piloto oficial da KTM conseguiu libertar-se de uma disputa acirrada na vanguarda da classificação para conseguir o seu primeiro triunfo do ano em etapas, ficando a menos de um minuto de Ricky Brabec na classificação geral.
MOTOS
Nasser Al Attiyah (Team Toyota Gazzoo Racing South Africa)
Nos automóveis, Sébastien Loeb também atuou magistralmente para conquistar sua segunda vitória em etapas desde o início do rali em Lima. O piloto do Peugeot DKR privado concluiu a tirada de sexta-feira 10 minutos à frente de Nasser Al-Attiyah (Toyota), que reforçou sua liderança na classificação geral. Stéphane Peterhansel (Mini X-raid) segue na segunda posição da classificação geral, 24 minutos atrás do piloto do Dakar.
Nani Roma (X-Raid Team)
Nani Roma com o outro Mini X-raid ocupa a terceira posição, a 34 minutos do líder Al-Attiyah, seguido pelo polaco Jakub Przygonski e por Sébastien Loeb, que fecha a classificação dos cinco primeiros na classificação geral, a 40 minutos do líder. Segue-se na sexta posição o francês Cyril Despres e Harry Hunt. O piloto britânico ocupa a sétima posição com o Peugeot DKR Maxi privado da PH Sport, na frente do Ford Raptor RS da MP Sports, conduzido pelo checo Martin Prokop.
Depois da queda numa vala com o Mini da JCW Team e de perder 3h15m a substituírem uma suspensão partida, Carlos Sainz e o navegador Lucas Cruz têm vindo progressivamente a recuperar posições, concluindo o dia antes do descanso (sábado) no 11º lugar e subindo a 19º na geral.
AUTOS