STÉPHANE PETERHANSEL VENCEU COM O MINI BUGGY A 7ª ETAPA DO DAKAR, ESTÁ A 29 MINUTOS DO LÍDER AL-ATTIYAH, MAS CONFESSA QUE SERÁ MUITO DIFÍCIL TIRAR O COMANDO DA PROVA AO PILOTO DA TOYOTA HILUX.
Nasser Al-Attiyah, conduziu hoje de forma conservadora e concedeu 12 minutos para o vencedor da tirada de 323 km em torno de San Juan de Marcona. O piloto do Qatar tem quase meia hora de vantagem sobre o concorrente mais próximo na classificação geral e não precisa sequer de arriscar, ao contrário de Stéphane Peterhansel.
O francês do Mini da X-Raid JCW venceu uma nova etapa e saboreou o gostinho de vitória graças, em grande parte, ao infortúnio de Sébastien Loeb.
O piloto do Peugeot 3008 foi muito mais rápido do que os seus rivais, mas foi tudo em vão após perder 40 minutos causados por um problema elétrico logo após o início. Loeb (que venceu a etapa anterior) terminou a etapa de hoje no 11º lugar, descendo na classificação geral de segundo para o quarto lugar.
Com uma atuação consistente ao longo de todo o rali, Nani Roma foi o segundo mais rápido, garantindo em San Juan de Marcona a terceira posição na geral, a 37m59s do líder. Carlos Sainz voltou a andar ao ataque e foi terceiro, subido na classificação geral ao 10º lugar mas, com 5h15m de atraso, está praticamente fora das contas para o pódio final. A contas com um furo na Toyota Hilux na tirada de hoje, Al-Attiyah chegou na quarta posição ao final da etapa.
O vencedor da etapa, Stéphane Peterhansel, disse: "No começo, saltámos uma duna, que danificou o capô e nos deixou com chicotadas ruins. Navegar foi complicado, mas acho que nos saímos bem porque ganhamos tempo a todo o mundo. Ficámos um pouco mais perto do Nasser, mas vai ser muito difícil tirar-lhe a liderança. Na verdade, nós não merecemos estar à frente dele porque ele está a andar muito bem, e não cometeu nenhum erro até agora. "
O que nos diz a estatística
Hoje os concorrente enfrentaram a 20ª etapa peruana na história do Dakar (contando etapas terminando no Peru), incluindo etapas nas edições de 2012, 2013, 2018 e 2019. Quatro concorrentes estão empatados em termos de vitórias de todos os tempos no Peru. Os dois primeiros pilotos na classificação dos automóveis, Nasser Al-Attiyah e Stéphane Peterhansel, têm seis, assim como o piloto dos camiões Gerard de Rooy e o piloto do quadriciclo Nicolás Cavigliasso… embora o argentino tenha feito isso em menos de uma edição completa!