top of page
Por Ricardo Ferreira

DAKAR 9ª ETAPA | Al-Attiyah vence etapa e fica a um passo da consagração em Lima


O PILOTO DO QATAR CONTA COM UMA VANTAGEM CONSIDERÁVEL SOBRE NANI ROMA PARA RECEBER OS LOUROS DA VITÓRIA NA CAPITAL PERUANA. PETERHANSEL NÃO GANHOU PARA O SUSTO NAS DUNAS DO DESERTO DE ICA…


A 9ª etapa do Dakar 2019 que pela segunda vez no rali, foi do tipo de arranque em linha (grupos de quatro concorrentes, nos automóveis) teve drama quanto baste, com algumas baixas entre os pilotos da frente e com relevo na definição da tabela classificativa. O penúltimo dia da maratona sul-americana totalmente disputada em solo chileno, teve mais uma especial demolidora de 313 km em torno de Pisco.

Para o "Sr. Dakar" Stéphane Peterhansel (Mini) as suas esperanças terminaram cedo, ao km 26 da etapa. O co-piloto David Castera sofreu uma forte pancada nas costas após uma aterragem forçada numa duna de areia, terminando pondo fim à sua busca este ano.

“Descemos uma duna e aterrámos com a frente no meio da duna seguinte. Tudo correu tão rápido que o David (Castera) que observava o roadbook nesse momento, não contava com o impacto”, disse Peterhansel. O francês 13 vezes vencedor do Dakar punha aqui fim à sua prova, num ano que tem sido uma autêntica razia nos automóveis, já que restam 50 concorrentes do total de 95 concorrente que alinharam à partida nesta categoria.

Esta quarta-feira Al-Attiyah jogou pelo seguro, e desde o início da etapa deixou Sébastien Loeb e Cyril Despres em luta pela vitória na etapa. No entanto, ambos sofreram longos atrasos no final do dia e Loeb especialmente que mais uma vez ficou parado com o Peugeot DKR Maxi privado, perdendo mais de uma hora. Ao final da etapa, o piloto qatari somaria a terceira vitória em etapas no Dakar 2019, ampliando a vantagem da Toyota sobre Nani Roma para 51 minutos na véspera da final em Lima.


TUDO NAS MÃOS DE ROMA PARA CONTRARIAR O QATARI

Quanto ao líder Nasser Al Attiyah dificilmente alguém tirará amanhã o triunfo ao piloto da pick-up Toyota Hilux na chegada a Lima. Aliás, as contas são fáceis de fazer, porque num dia com somente 112 km de especial e uma ligação de 247 km, por hipótese, apenas Nani Roma no Mini John Cooper Works teria a chance de se aproximar do piloto qatari… ainda que tivesse que ‘apagar’ a diferença de 51m27s para o Toyota número 301… o que parece de todo impossível. Mas… no Dakar não há impossíveis!

RESUMO DA ETAPA (VÍDEO)

0 visualização0 comentário
bottom of page