SEBASTIEN OGIER LIDERA O RALLYE DE MONTE CARLO À FRENTE DE THIERRY NEUVILLE. OTT TANAK FOI OBRIGADO A ABDICAR DA LUTA PELA LIDERANÇA DEVIDO A UM FURO…
Ogier, que está a disputar a sua primeira prova após o regresso à Citroen, começou a tarde de hoje a 3,4 segundos de Neuville, perdendo ainda mais tempo para o piloto do Hyundai na especial gelada de Valdrome-Sigottier.
Porém, Neuville levava muita velocidade numa curva perto do início dessa especial e teve que sair por uma escapatória, incidente que o deixou cerca de 20s atrás de Ogier. O piloto belga ainda conseguiu limitar os danos terminando a especial a dois segundos do vencedor Ogier, mas, com mais pneus slicks à disposição, o francês campeão do mundo aproveitou essa sua vantagem na especial seguinte (Roussieux-Laborel - 19,94 km) vencer com uma vantagem de 14s.
Neuville, que tinha feito a melhor escolha de pneus de manhã, recuperou uma boa parte do tempo ao vencer a última especial do dia de hoje, mas inicia a etapa da manhã de sábado dois segundos atrás do seis vezes campeão do mundo Ogier.
O piloto da Toyota, Ott Tanak, cujo chefe de equipa, Tommi Makinen, criticou os comissários de prova por problemas nas especiais da manhã, perdeu terreno para os líderes no início da tarde, mas ocupava um confortável terceiro lugar. No entanto, depois de ser o primeiro líder do rali, Tanak sofreu um furo na SS7, problema que lhe custou 2m20s e o deixou em sétimo na geral.
O piloto estóino voltou a andar muito rápido na última especial, terminou-a em segundo atrás de Neuville, mas está mais de 45s atrás do Ford Fiesta M-Sport de Elfyn Evans. O furo de Tanak permitiu a Sebastien Loeb subir ao terceiro lugar depois de conquistar a segunda vitória do dia na SS7 - a repetição de Roussieux-Laborel, que venceu de manhã - depois de uma vez mais fazer a melhor selecção de pneus slicks.
Mas Loeb, que está na sua primeira prova com as cores da Hyundai, foi apenas o sétimo mais rápido na especial que fechou o dia, recuando na classificação atrás do companheiro de equipa Andreas Mikkelsen e do Toyota Yaris de Jari-Matti Latvala.
Mikkelsen tem uma vantagem de 7.4s sobre Latvala, enquanto o nove vezes campeão do WRC, Loeb, está apenas 0.8s atrás.
OGIER NO 'SEU' MONTE CARLO
Quíntuplo vencedor da prova e triunfando também no ano passado, Sébastien Ogier sabe bem a importância de manter a calma num rali como este.
Terceiro mais rápido no primeiro troço nocturno de quinta-feira e segundo mais rápido no troço seguinte, o favorito “da casa” colocou-se de imediato entre os pilotos da frente e chegou à Assistência em Gap na segunda posição, apenas a 9,1 segundos do líder.
Sébastien Ogier, Piloto do Citroën Total WRT: “Nestas duas minhas primeiras especiais ao volante do C3 WRC, só posso dizer que estou muito satisfeito com o resultado, especialmente nestas condições de aderência. Talvez tenha sido demasiado cauteloso na primeira especial, mas é difícil andar ao ataque num carro que, em competição, é totalmente novo para mim. Mas a verdade é que na segunda especial fiz bons tempos com os pneus com pregos. Penso que comecei o rali de forma inteligente."