O PILOTO DE FÓRMULA 1 DA MERCEDES, VALTTERI BOTTAS, CONQUISTOU A VITÓRIA NA SUA ESTREIA NA FINÂNDIA, TERMINANDO EM QUINTO O RALLY ÁRTICO DA LAPÓNIA, AOS COMANDOS DE UM FORD FIESTA WRC.
Bottas, ao volante de um carro similar ao dos pilotos do Campeonato do Mundo de Ralis da M-Sport, competiu contra pilotos e campeões finlandeses, que usavam máquinas menos potentes, de especificação R5 idêntica às da categoria de suporte WRC2.
Após um início lento - Bottas fez apenas os sétimo e nono tempos nas duas primeiras especiais do evento - subiu para o quinto lugar na tarde de sexta-feira, posição que ocuparia até ao final.
Bottas também conseguiu uma vitória na segunda passagem pela especial de Mantyvaara, de 2,17 milhas, derrotando Henrik Pietarinen, campeão finlandês, por 2,3s. Aliás, passou a maior parte do rali na perseguição ao piloto da Skoda Fabia, Pietarinen, lutando pelo quarto lugar, mas o seu ritmo diminuiu nas duas últimas especial, ambas vencidas por Pietarinen.
Bottas foi co-dirigido pelo antigo navegador de Marcus Gronholm, Timo Rautiainen, com quem Gronholm conquistou os títulos do WRC em 2000 e 2002.
O filho de Gronholm, Niclas, que passou as últimas três temporadas competindo no World Rallycross, também competiu num rali com um co-piloto pela primeira vez, pilotando um Skoda Fabia para a equipe Printsport que anteriormente dirigia o piloto da Citroen WRC, Esapekka Lappi. categoria de apoio SWRC do campeonato mundial em 2012.
Foi forçado a abandonar com um problema técnico no primeiro dia, mas voltou do 68º para o 17º com as regras do Rally2 depois das cinco etapas de sábado.
O ex-piloto da Ferrari F1, Mika Salo, também esteve a competir num idêntico Printsport Fabia, recuperando-se do 43º lugar após o primeiro dia para terminar em 11º.
O rali teve como vencedor Emil Lindholm, filho do ex-piloto de fábrica da Peugeot, Sebastian, pilotando um Volkswagen Polo GTI R5.