WALTER ROHRL, A 30 DE JANEIRO, TORNOU-SE O PRIMEIRO PILOTO AUTOMÓVEL DE RALIS - E NUNCA CAMPEÃO DO MUNDO DE F1 – A SER INCLUIDO NO “HALL OF FAME” DO DESPORTO AUTOMÓVEL.
Uma grande honra foi concedida à lenda alemã do desporto automóvel, Walter Röhrl: a 30 de janeiro, tornou-se o primeiro piloto automóvel de ralis e nunca campeão do mundo de Fórmula 1 a ser incluído no hall of fame do desporto automóvel. A cerimónia teve lugar ontem, na sede da Fédération Internationale de l’Automobile (FIA), em Paris.
Nascido em Regensburg, Baviera, Röhrl (71 anos) começou a sua carreira nos ralis em 1968, ao volante de veículos privados. Tornou-se piloto de fábrica em 1972, colocando-se imediatamente entre a elite mundial: Röhrl venceu o Rali de Monte Carlo por quatro vezes, ao volante de quatro marcas diferentes, tendo sido também campeão do mundo de ralis por duas vezes.
Entrou no Campeonato Alemão de Ralis em 1981 aos comandos de um Porsche 924 e, no mesmo ano, pilotou um Porsche 911 numa prova do Campeonato do Mundo, em San Remo; foi também durante a década de 80 do século passado que começou a participar no desenvolvimento dos automóveis desportivos da Porsche, começando com o Porsche 964 Carrera 4 de tração integral.
Os destaques do envolvimento de Röhrl com o departamento de desenvolvimento e afinação incluem os superdesportivos Porsche 959, Carrera GT e 918 Spyder. Além disso, Röhrl tem sido embaixador da Porsche pelo mundo desde 1993.
PORSCHE 718 CAYMAN GT4 NO WRC
No começo de janeiro, a Porsche anunciou que levaria o 718 Cayman GT4 Clubsport à categoria R-GT do World Rally Championship. Apesar de ainda não ter construído as especificações do 718 GT4 para o R-GT, construiu um Cayman GT4 da geração anterior para testes.
Esse carro estreou-se no passado fim de semana numa corrida de gelo na Áustria, tendo sido conduzido pelo ícone de rallys Walter Röhrl (ver vídeo) que aos 71 anos continua intacto nas suas virtudes de pilotagem. O carro foi construído para teste de plataforma e para avaliar o interesse do público, para ver se entrar um Cayman no WRC seria uma jogada inteligente para a divisão de automobilismo da Porsche. A empresa diz que os carros podem estar prontos para competir no início da temporada de 2020.