top of page
REDAÇÃO

NACIONAL MX | Sandro Peixe começa o ano com duplo triunfo na Moçarria


APESAR DE ALGUMAS NOTADAS AUSÊNCIAS, O CAMPEONATO NACIONAL DE MOTOCROSS ARANCOU NA LOCALIDADE RIBATEJANA DE MOÇARRIA COM UM DUPLO TRIUNFO DE SANDRO PEIXE AOS COMANDOS DA SUZUKI 450 DA EQUIPA GUGA MX.


Não compareceram Luis Correia ou Hugo Basaúla, dois campeões nacionais em 2018, mas no Crossódromo da Carneira viveram-se emoções altíssimas. Pela 17ª vez no historial de campeonatos da Federação de Motociclismo de Portugal o campeonato maior do motocross luso esteve neste traçado, numa ronda onde foi nota de destaque a presença de Rui Gonçalves, o vice-campeão do mundo MX2 em 2009, agora de 'coração dividido' entre o enduro e o motocross, pelo menos no que diz respeito á competição.


Ao todo a prova do Moçarria Aventura Clube recebeu 82 pilotos que dividiram as trajectórias dos 1500 metros da pista, divididos pelas três categorias em competição e respectivas sub-classes, animando uma tarde soalheira que com a primavera quase a 'chegar' aqueceu um pouco mais o arranque de campeonato.

MX1/ÉLITE: SANDRO PEIXE (#373) FOI O MAIS FORTE ENTRE CONCORRÊNCIA DE LUXO

Depois de mais de dois anos sem vencer no campeonato - e depois de uma longa recuperação devido a uma lesão - Sandro Peixe foi quem subiu ao degrau mais alto do pódio entre o pelotão das MX1 e também na Elite, a derradeira corrida do dia com os melhores MX1 e MX2 e no final de um novo esquema de provas onde cada uma das classes realiza duas mangas antes de um derradeiro confronto com os melhores de ambas na Elite.

O piloto da Glória do Ribatejo liderou todas as voltas da primeira manga, primeiro na frente de Luis Oliveira e mais tarde face a Rui Gonçalves, que passou Oliveira antes de fechar a quarta volta e não mais largou o segundo posto na frente de Oliveira, sendo este seguido por Carlos Alberto e Jonathan Rodriguez, que rodaram desde os primeiros momentos nestas mesmas posições. Na segunda corrida foi Rui Gonçalves quem liderou até á 10ª volta. Porém, ficou sem gasolina na sua moto e desceu na classificação de forma irrecuperável deixando o caminho aberto a que fosse Luis Oliveira o segundo na frente de Carlos Alberto e Jonathan Rodriguez, ficando nas mãos de Daniel Pinto o quinto posto final.

Na Elite - a corrida que fechou o programa da jornada - venceu Sandro Peixe depois de liderar todas as voltas da mesmas, batendo Rui Gonçalves e Luis Oliveira, os seus companheiros de pódio na frente de Diogo Graça e Luis Outeiro, os melhores MX2 na bandeira de xadrêz.

MX2: DIOGO GRAÇA LÍDER DESDE A SEGUNDA VOLTA

Já na classe MX2 (250cc) registou-se a presença de imenso pelotão, com 39 motos em pista nos treinos livres. Diogo Graça venceu a corrida de abertura depois de ascender ao comando na segunda passagem e fechando as 14 voltas com margem de conforto face a Ricardo Freire e Luis Outeiro, pilotos que recuperaram desde a quinta posição (Freire) e oitavo no caso do campeão nacional em título.

Renato Silva foi o quarto e André Sérgio o quinto. Na segunda corrida acendeu-se a esperada luta entre Diogo Graça e Luis Outeiro, com Graça a liderar todas as voltas para fechar a corrida com uma diferença ligeiramente superior aos dois segundos e meio, ficando Ricardo Silva em terceiro na frente de Ricardo Freire e Bruno Charrua. Entre os pilotos com motos equipadas com motor a dois-tempos foi Tomás Clemente quem venceu na frente de Rúben Ferreira e Pedro Rino, sorrindo a vitória nos Júniores a Luis Outeiro, que contou com a companhia de Bruno Charrua e Rúben Ferreira no pódio final.

INICIADOS: FÁBIO COSTA BATE AFONSO GOMES POR MARGEM INSIGNIFICANTE

Um total de 18 pilotos preencheu a grelha de partida da classe de Iniciados, entre eles habituais protagonistas do ano transato… Foi o caso de Fábio Costa que saiu vencedor neste primeiro confronto, mas também de Afonso Gomes e Daniel Garcia que ocuparam as posições seguintes no pódio. Costa ganhou ambas as mangas e assumiu o comando do campeonato nacional rumo á segunda etapa da época que se realiza no próximo dia 24 no Granho, também na região do Ribatejo.

PODIO ÉLITE

CLASSIFICAÇÃO FINAL (MOÇARRIA)

MX1

MX2

INICIADOS

MX2 2 TEMPOS

MX2 2T JUNIOR

0 visualização0 comentário
bottom of page