ESTIVEMOS NA APRESENTAÇÃO DO CAMPEONATO DE TODO-TERRENO AM|48 2019,
TEMPORADA COMPOSTA POR SEIS PROVAS, COM ARRANQUE NO PRÓXIMO FIM DE SEMANA COM A BAJA TT DO PINHAL.
A FPAK fez no pequeno auditório do Tagus Park a apresentação da época desportiva do Campeonato de Portugal de Todo-o-terreno AM|48. Presentes no evento estiveram clubes organizadores, pilotos, entidades oficiais, jornalistas e outros convidados. Uma a uma, as provas sob a égie da FPAK foram sendo apresentadas. A época vai ser composta por seis provas, com o arranque previsto para o próximo fim-de-semana de 23 e 24 de Março com a Baja TT do Pinhal, organizada pela Escuderia de Castelo Branco.
As principais novidades para esta temporada não se prendem tanto com a parte desportiva mas sobretudo ao nível da promoção.
A Movielike será o promotor do Campeonato que terá este ano um novo patrocinador principal, a AM|48 empresa do ramo imobiliário.
Para Armando Fidalgo, membro da Direcção da FPAK com o pelouro do Todo-o-terreno: "A modalidade foi aquela que mais cresceu nos últimos anos, e tenho a certeza vai continuar a crescer. No ano passado, o campeonato pautou-se por padrões de grande qualidade e acabou em beleza, com cinco possíveis vencedores à entrada para a última prova. Este ano acreditamos ter a mesma competitividade e a mesma excelência na organização das provas.", referiu.
REGRESSO DE NUNO MATOS COM O FIAT FULLBACK PROTO
Estão neste momento 25 equipas inscritas no campeonato, entre eles, o actual campeão em título, João Ramos. Mas à semelhança do ano passado, se Ramos será um dos favoritos outros são igualmente fortes candidatos. É o caso do Campeão Nacional de Todo-o-Terreno em 2016, Nuno Matos, que vai voltar a ser um dos protagonistas da competição este ano. “Vou estrear um novo carro, um Fiat Fullback Proto. É um modelo com motorização a gasolina e por isso diferente daquilo a que estou habituado”, explicou o piloto de Portalegre, que habitualmente conduziu o Opel Mokka Proto. “Ainda não tivemos oportunidade de rodar com o carro. Iremos fazer um pequeno teste antes do início da época. Depois do título em 2016 foquei-me em ganhar experiência além fronteiras. Para este ano, regressar ao Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno era a opção natural para estrear um novo projeto, permitindo-nos assim estar mais próximos de todos os amigos e adeptos que nos têm acompanhado ao longo dos anos. Além disso, o nosso campeonato é muito competitivo, dos melhores do mundo…”
Alejandro Martins foi outro piloto presente na apresentação da nova temporada de TT. “Esta época vou estar ausente devido ao grave acidente que tive em Marrocos”, disse, adiantando-nos que um possível regresso à competição “não deverá acontecer antes do final do ano”. Recorde-se que o piloto da Toyota Hilux teve um aparatoso acidente no penúltimo sector selectivo do Rali de Marrocos que lhe provocou uma fratura numa vértebra.
Ricardo Porém será outro piloto ausente do campeonato. O piloto da Bomcar, após uma participação bem sucedida no último Dakar (na categoria de quadriciclos SSV) afirmou à MOTORES que em 2019 não vai estar presente na categoria de automóveis.
CALENDÁRIO DO CPTT AM|48 2019
23 e 24 de Março – Baja TT do Pinhal – Escuderia de Castelo Branco
12 a 14 de Abril – Baja de Loulé – Clube Automóvel do Algarve
24 a 26 Maio – Baja TT Capital dos Vinhos de Portugal – Sociedade Artística Reguenguense
15 e 16 de Junho – Baja TT Rota do Douro Verde – Gondomar Automóvel Sport
21 e 22 Setembro – Baja TT de Idanha a Nova – Escuderia de Castelo Branco
24 a 26 de Outubro – Baja de Portalegre 500 – Automóvel Club de Portugal