O GRANDE PRÉMIO DE PORTUGAL, REALIZADO ESTE FIM-DE-SEMANA NO CROSSÓDROMO INTERNACIONAL DE ÁGUEDA, TEVE COMO VENCEDOR DA CLASSE MXGP O ESLOVENO TIM GAJSER (HONDA), TENDO A VITÓRIA NA CLASSE MX2 SORRIDO A JORGE PRADO (KTM).
Após alguns contratempos em ambas as mangas por parte do líder da competição - António Cairoli (KTM), quem aproveitou foi o jovem Gajser. Surpresa nesta ronda portuguesa viria a ser a brilhante prestação do suíço Arnaud Tonus (Yamaha) com um terceiro lugar no cômputo final.
Tim Gajser (ESL) MXGP
Destaque para esta classe onde um dos wild-card era Sandro Peixe (Suzuki). O atual líder do Nacional de Motocross, aceitou com bom grado a oportunidade, absorvendo desta forma toda a experiência de alinhar no Campeonato do Mundo. O português Peixe termina este GP na vigésima-quinta posição.
Toni Cairoli (ITA) MXGP
Na categoria MX2, Jorge Prado (KTM) desde cedo mostrou ao que vinha, acabando por vencer ambas as mangas da tarde. O espanhol assume assim a liderança do campeonato, na frente do segundo classificado Thomas Kjer Olsen (Husqvarna). O terceiro classificado desta classe foi o australiano Mitchell Evans (Honda), tendo o português Diogo Graça (Suzuki) ficado com a trigésima-segunda posição.
Jorge Prado (ESP) MX2
Ainda sobre o dia de hoje, a competição começou cedo com as segundas corridas do Europeu de MX2T e a classe Senhoras. Nas 2T uma vez mais a vitória viria a ser de Mike Kras (KTM) que somando à vitória de ontem, vence a competição. Atrás do seu compatriota holandês ficou Youri Van T Ende (KTM) e em terceiro ficou o britânico Todd Kellett (Yamaha).
Nas Senhoras a vitória foi para a neozelandesa Courtney Duncan (Kawasaki), o segundo lugar para Nancy Van De Vem (Yamaha), tendo a veterana Larissa Papenmeier (Yamaha) arrecadado o terceiro lugar. Em destaque fica a prestação de Joana Gonçalves (Husqvarna) que regressou este fim-de-semana ao Mundial de Motocross, com um brilhante décimo-segundo lugar.
Courtney Duncan (NVZ) Senhoras
Joana Gonçalves (POR) Senhoras
Um fim‑de‑semana de MXGP em Portugal, onde o ACTIB mereceu rasgados elogios por parte de pilotos, equipas e promotor. O público compareceu em massa e uma vez mais Portugal mostrou ao mundo, o quando bom e profissional consegue ser, no que toca a organizar eventos desportivo.
A caravana segue agora para França, onde já no próximo fim-de-semana decorrerá em Saint-Jean-d'Angély a sétima jornada pontuável para o Campeonato do Mundo de Motocross 2019.
TRIUNFOS DE CAIROLI E OLSEN NAS CORRIDAS DE QUALIFICAÇÃO
Kjer Olsen MX2
A sexta jornada pontuável para o Mundial da especialidade arrancou no sábado com as corridas de qualificação. O italiano Antonio Cairoli (KTM) venceu a corrida de qualificação na categoria MXGP . Pela liderança ainda passou o jovem Tim Gajser (Honda), no entanto este não conseguiu “segurar” o italiano líder da competição. Surpresa nesta manga de qualificação acabou por ser o italiano Alessandro Lupino (Kawasaki) a terminar na terceira posição da categoria “maior”. Quanto ao português Sandro Peixe (Suzuki) – atual líder do Campeonato Nacional de Motocross e wild-card nesta jornada, acabaria o dia na trigésima-primeira posição da classe MXGP.
Já na MX2, a vitória foi para Thomas Kjer Olsen (Husqvarna) – atual líder do campeonato, que à passagem da sexta volta assumiu a liderança. O alemão Henry Jacobi (Kawasaki) terminou na segunda posição, com mais 3.423 segundos, enquanto o espanhol Jorge Prado (KTM) foi terceiro, a 4.370 segundos do vencedor. Diogo Graça (Suzuki) como wild-card nesta classe, viria a terminar na trigésima-terceira posição.
Mike Kras MX2 2T
No sábado decorreram também as primeiras corridas pontuáveis para o Mundial Feminino (WMX) e Europeu MX2T, ganhas respetivamente por Courtney Duncan (Yamaha) e Mike Kras (KTM). Na competição feminina, Joana Gonçalves (Husqvarna) esteve em claro destaque, terminando a primeira manga da competição, no honroso décimo-segundo posto.
Sandro Peixe (POR) MXGP
Diogo Graça (POR) MX2
Joana Gonçalves (POR) Senhoras WMX