A PARTIR DA TECNOLOGIA DE IMPRESSÃO 3D, A MICHELIN E GENERAL MOTORS JUNTARAM-SE PARA CRIAR UMA NOVA GERAÇÃO DE PNEUS SEM AR PARA AUTOMÓVEIS...
A Michelin e a General Motors apresentaram uma nova geração de pneus sem ar para veículos de passageiros, o protótipo MICHELIN UPTIS (Unique Puncture proof Tire System), no Movin’On, a cimeira da mobilidade sustentável, que se realizou em Montreal (Canadá) entre os dias 4 e 6 de junho.
O PROTÓTIPO UPTIS CHEGA EM 2024
A Michelin e GM anunciaram, também, um acordo de investigação conjunta, ao abrigo do qual ambas as empresas pretendem validar o protótipo UPTIS para utilização em veículos de turismo a partir de 2024. A Michelin e a GM estão a realizar testes ao protótipo UPTIS em veículos como o Chevrolet Bolt EV. No final deste ano terão início os ensaios de condução em situação real numa frota de Chevrolet Bolt EV, no estado do Michigan, EUA.
Dado que o UPTIS não necessita de ar, esta revolucionária inovação elimina o risco de furo e, por isso, permite:
Viagens com maior segurança em deslocação de automóvel; reduzir o tempo de inatividade relacionado com os furos, para profissionais e proprietários de frotas, otimizando, assim, a produtividade ao eliminar as operações de manutenção; poupanças consideráveis para o meio ambiente, ao utilizar menos matéria-prima para fabricar pneus de substituição ou sobressalentes.
CRIADO COM A TECNOLOGIA DE IMPRESSÃO 3D
O protótipo UPTIS representa um passo decisivo para a implementação do conceito Vision da Michelin, apresentado na cimeira Movin’On de 2017 para ilustrar a estratégia de investigação e desenvolvimento da Michelin em termos de mobilidade sustentável. O conceito Vision baseia-se em quatro pilares de inovação: “Sem ar”, “Conectado”, “Imprimível em 3D“ e “100% sustentável” (realizado com materiais totalmente renováveis ou de origem biológica).
O protótipo UPTIS, repensado para os atuais veículos de passageiros, adapta-se especialmente bem às novas formas de mobilidade. Os veículos e as frotas do amanhã – automóveis autónomos, elétricos, partilhados ou de outro género – equipados com o Uptis não necessitarão de qualquer manutenção relacionada com os pneus, o que otimizará a sua produtividade.
“O protótipo UPTIS demonstra a capacidade de inovação da Michelin, tanto no domínio dos materiais de alta tecnologia, como na abordagem do desenvolvimento, em estreita colaboração com a GM. Esta parceria reforça ainda mais o nosso plano de rota em matéria de inovação, baseado no nosso conceito Vision”, declarou Eric Vinesse, Diretor de Investigação e Desenvolvimento do Grupo Michelin, encarregue de apresentar o Uptis na cimeira Movin’On. “O UPTIS concretiza uma etapa significativa da ambição da Michelin no que respeita à mobilidade do amanhã. Encarna, igualmente, o nosso compromisso para com mobilidade melhor e mais sustentável para todos”.
O UPTIS introduz melhorias revolucionárias em termos de arquitetura e dos materiais compósitos, que lhe permitem suportar tanto o peso como a velocidade de um veículo.
Estas inovações combinam-se para eliminar o ar comprimido e suportar a carga do veículo. Além do mais, representam uma importante poupança para o meio ambiente: todos os anos são eliminados prematuramente cerca de 200 milhões de pneus em todo o mundo devido a furos, a danos causados por riscos da estrada, ou a desgaste irregular derivado de uma pressão desadequada.
Este progresso, alcançado graças ao protótipo UPTIS, demonstra o compromisso conjunto da Michelin e da GM para fornecer soluções de mobilidade mais seguras e sustentáveis.