top of page
REDAÇÃO

RALIS E TT | Baja TT Rota do Douro Verde cancelada


A BAJA TT DOURO VERDE FOI CANCELADA, SEGUNDO O ORGANIZADOR, DEVIDO À “INESPERADA ALTERAÇÃO ORÇAMENTAL COM O POLICIAMENTO, SEGURANÇA E SOCORRO DA PROVA”…

É oficial! A Baja TT Rota do Douro Verde, quarta prova pontuável para o CPTT – Campeonato Portugal de Todo o Terreno foi cancelada. Esta é a segunda vez, em três anos, que esta prova organizada pelo Gondomar Automóvel Sport não se realiza! Sim, exactamente o que leu: a segunda vez em três!


A Comissão Organizadora do evento enviou então um comunicado aos pilotos/equipas inscritos comunicando a decisão:

“Na sequência da inesperada alteração do enquadramento orçamental previsto para as valências relacionadas com o policiamento, segurança e socorro da prova (…) Em sequência e aliada à fraca adesão à prova, tornou-se incomportável assegurar a viabilidade financeira da prova; Como tal, é com profundo pesar que a Comissão Organizadora da edição 2019 da Baja TT Rota do Douro Verde informa que decidiu, por unanimidade, anular a realização da prova.“


Ainda de acordo com o referido comunicado podemos ler que “…os custos solicitados para as operações de policiamento, segurança e socorro, aumentaram substancialmente, quando comparados com os custos na edição de 2018, apesar dos meios humanos e materiais serem similares. Num dos casos o aumento foi de cerca de 30% mas, noutro, o aumento foi superior a uns incompreensíveis 1000%“.

Sem capacidade para ultrapassar as dificuldades que se lhes apresentaram, a Comissão Organizadora decidiu cancelar a prova num Campeonato já, de si, com poucas e dispendiosas provas.


Os irmãos Alexandre e Pedro Ré venceram a prova de Reguengos de Monsaraz em Volkswagen Amarok e lideram o campeonato na frente de Pedro Dias da Silva


EQUIPA DE JOÃO RAMOS (JR72) CONTESTA DECISÃO

A decisão de cancelamento da Baja TT Douro Verde por parte do seu organizador, foi recebida com surpresa por parte de alguns pilotos.

João Ramos, vencedor da Baja TT de Loulé e que liderou a última prova do Campeonato de Portugal de Todo Terreno (CPTT), a Baja TT Capital dos Vinhos de Portugal em Reguengos de Monsaraz, publicou online um comunicado a contestar a decisão. “Não me posso abster de publicamente demonstrar o meu descontentamento, pois independentemente dos motivos que levaram ao cancelamento da prova, os danos que provocam, são altamente penalizadores para a competitividade do Campeonato e da Taça Ibérica, (pois deita por terra a hipótese de lutar por ambos), para muitas das equipas, perante os compromissos assumidos."


(...) “Creio que algo poderia ter sido anunciado com maior antecedência, pois o cancelamento vai defender os interesses económicos do organizador, mas penaliza fortemente, mais uma vez e em particular, os interesses dos praticantes, esses sim, o pilar fundamental da existência da modalidade. Não ficaremos parados, pois vamos participar na Baja de Aragon, da Taça FIA de Todo o Terreno, no último fim de semana de Julho.”


Fãs e equipas terão assim um longo verão em que a próxima prova do CPTT, a Baja TT Idanha-a-Nova, será disputada de 21 e 22 de Setembro. As honras de fecho de temporada caberão, uma vez mais, à mítica Baja Portalegre 500, que irá para a estrada de 24 a 26 de Outubro, reduzindo-se assim o Campeonato de TT 2019 a cinco provas.


0 visualização0 comentário
bottom of page