top of page
REDAÇÃO

AUTO | João Fonseca vence a primeira subida da Rampa de Santa Marta


NA PRIMEIRA SUBIDA DA RAMPA DE SANTA MARTA, TERCEIRA RONDA DO CAMPEONATO DE MONTANHA, JOÃO FONSECA FOI O GRANDE DOMINADOR DO PRIMEIRO DIA COM O SILVERCAR EF10.

Arrancou ontem a terceira jornada do Campeonato de Portugal de Montanha JC Group com a Rampa de Santa Marta organizada pela Clube Automóvel da Régua. O arranque da prova foi feito pelo Presidente da Câmara Municipal de Santa Marta de Penaguião, Luís Reguengo Machado e pelo Presidente da FPAK, Ni Amorim.


Depois da realização das duas subidas de treinos, o dia terminou com a primeira subida oficial. João Fonseca dominou por completo o dia de competição e chamou a si a vitória no primeiro confronto oficial ao volante do Silvercar EF10. Hélder Silva (Juno CN 09) ficou com o segundo posto a 2,719 segundos. Luís Nunes (Ford Fiesta ST R5) foi terceiro da geral, o melhor nos Turismos 2 a 7,796 segundos. do primeiro.

No Campeonato de Portugal de Clássicos de Montanha, Flávio Saínhas (Ford Escort Mk I) foi o mais rápido. João Diogo Santos (Fiat Punto 85 Sport) foi o melhor na Taça de Portugal de Montanha e José Pedro Figueiredo num Datsun 1200 assegurou a primeira posição na Taça de Portugal de Clássicos de Montanha.


Hoje, Domingo, 16 de Junho, as hostilidades arrancam pelas 10h com a realização do 'warm-up'. As duas últimas subidas oficiais estão agendadas para as 12h e 13h.


DIXIT

João Fonseca (Silvercar EF10)

“Já disputei a Rampa de Santa Marta com o Norma e com o BRC”, recorda o campeão nacional de Montanha de 2015.

“Sei que o Silver Car é um protótipo mais potente e, por isso, terei de abordar esta rampa com outra postura, mais calculista. Vamos primeiro perceber quais são as condições do traçado, tentar encontrar um bom set up e ver onde nos situamos face à concorrência direta. Se tivermos condições de lutar pelo primeiro lugar, claro que não vamos desperdiçar a oportunidade e tentaremos chegar à terceira vitória consecutiva. Normalmente, a Rampa de Santa Marta tem bastante público e vamos tentar dar espetáculo, representando da melhor forma os nossos patrocinadores”, afirmou João Fonseca, que lidera tanto o campeonato absoluto como a categoria Protótipos, antes do início da sua prova no sábado.


Luis Nunes (Ford Fiesta R5)

A vitória absoluta entre os Turismos do CPM na última Rampa Internacional da Falperra confirmou a rapidez de Luís Nunes ao volante do Ford Fiesta ST R5+. Contudo, o piloto do concelho de Valpaços foi confrontado com um problema de motor a poucos dias de fazer a sua estreia em ralis, no Rali Alto Tâmega, algo que obrigou a equipa Veloso Motorsport a enviar o motor do Fiesta ST R5+ para Inglaterra.

“O motor vai ser montado poucos dias antes da rampa e só nas primeiras subidas de treinos, no sábado, vou perceber se está tudo em condições. Se a resposta for positiva, espero voltar a lutar pela vitória à geral nos Turismos, tal como aconteceu na Falperra. A Rampa de Santa Marta tem um traçado muito característico, quase como um troço de ralis, com uma zona muito rápida no início e depois uma secção mais técnica, onde é possível fazer a diferença. Estou motivado pelo resultado na Falperra, mas primeiro preciso ver em que condições estará o carro”, afirmou Luís Nunes, que lidera a categoria Turismos 2 do CPM e está a apenas um ponto do comando da categoria Turismos.

NOTA: Quem não se poder deslocar a Santa Marta de Penaguião poderá consultar o live timing em: http://www.cronobandeira.com/



0 visualização0 comentário
bottom of page