top of page
REDAÇÃO

MOTOCROSS | Sandro Peixe, o “Mister MX1” no dia de Paulo Alberto


SANDRO PEIXE E FÁBIO COSTA GARANTIRAM NO DOMINGO PASSADO, EM CARRAZEDA DE ANSIÃES, OS TÍTULOS NACIONAIS NAS CLASSES MX1 E INICIADOS.

Dia soalheiro, uma pista de areia, dócil para motos e pilotos, foi palco de decisões nesse cenário bragantino de Carrazeda de Ansiães. Por decidir, ficaria apenas o ceptro de MX2, com corridas marcadas para uma das ´classicas’ do campeonato nacional de motocross… Alqueidão.

INICIADOS: DUPLO TRIUNFO E TÍTULO PARA FÁBIO COSTA

Nos Iniciados, quem continuou a somar vitórias no campeonato foi Fábio Costa. O piloto da moto austríaca (KTM 85 / Team Momentos TT Motos) voltou a ser superior a todos os seus adversários a caminho das nove vitórias em dez possíveis que passou a deter no campeonato nacional de Iniciados.

A caminho do título, Fábio venceu a primeira manga com mais de 12 segundos de vantagem sobre Martim Espinho, que depois de passar Sandro Lobo antes da quinta passagem pela meta não mais largou a posição, fechando a corrida com pouco mais de três segundos e meio de vantagem sobre este.

Na segunda corrida Costa voltou a liderar a totalidade das 11 voltas realizadas aos 1900 metros do traçado bragantino, batendo Martim Espinho por mais de 22 segundos que desta feita passou Sandro Lobo e descolou do rival para fechar a jornada com quase oito segundos de vantagem. Nas contas do campeonato Fábio Costa garantiu já o ceptro antes da prova final no Alqueidão, com a luta pelo segundo posto a ter derradeiro duelo agendado para a prova de encerramento.

MX 2: DIOGO GRAÇA A UMA PROVA DO TÍTULO

Na classe MX2 será em Alqueidão que se vai decidir o campeonato. No entanto, Diogo Graça (Suzuki 249 / Team Guga MX) aproximou-se do ceptro ao somar mais uma dupla vitória e assim se aproximou de um título para o qual não precisa de vencer no 'cair do pano' sobre o campeonato. Na primeira manga coube a Luis Outeiro a liderança do pelotão na primeira volta, mas logo na seguinte era já Graça quem estava na frente, lutando de forma intensa até ao final para bater Outeiro por apenas 293 milésimas de segundo. Renato Silva foi o terceiro depois de ultrapassar Sérgio Garcia a duas voltas do final.

Na segunda corrida a história repetiu-se e Outeiro foi comandante na primeira volta, sendo depois passado por Graça que não mais largou a posição até abraçar a bandeira de xadrêz com pouco menos de sete segundos de vantagem. Renato Silva repetiu o terceiro posto novamente longe dos homens da frente, a 56 segundos.

Diogo Graça assegurou a sua segunda dupla vitória consecutiva, rumando ao derradeiro desafio do ano com mais margem de manobra quanto ao campeonato, pois vai estar a 'jogar em casa' de Luis Outeiro.

MX1: SANDRO PEIXE É O 'MISTER MX1' 2019

Com os dois segundos lugares conseguidos em MX1, o ribatejano Sandro Peixe (Suzuki 450 / Guga MX) assegurou em Ansiães o título na classe, no entanto foi Paulo Alberto o vencedor de ambas as mangas, liderando a totalidade das voltas da primeira para concluir com quase 33 segundos de vantagem sobre Peixe. Pedro Carvalho fechou o pódio depois de subir ao terceiro posto logo na terceira volta por troca com Daniel Pinto.

Na segunda corrida Paulo Alberto voltou a aplicar a mesma receita para vencer a manga face a Peixe, agora com quase 27 segundos de vantagem. A corrida seria condimentada com a luta pela terceira posição que acabou por pertencer a um esforçado Pedro Carvalho que depois de ser 11º na primeira volta, escalou a classificação e subiu ao terceiro posto a três voltas do fim para bater novamente Daniel Pinto por cerca de dois segundos. Paulo Alberto reforçou assim a sua posição de vencedor crónico no campeonato, oito mangas consecutivas, pois desde que chegou ao mesmo ainda não perdeu uma corrida.

A sua ausência nas primeiras três provas - seis mangas - ditaram o seu afastamento prematuro da luta pelo ceptro.


No fecho do programa desta penúltima ronda do campeonato foi Paulo Alberto quem voltou a vencer. As primeiras três voltas foram para Sandro Peixe, mas na quarta passagem Alberto já estava a comandar o pelotão, encerrando as 14 voltas com pouco mais de 18 segundos de vantagem sobre Peixe. Diogo Graça foi sempre o terceiro ao longo de toda a corrida, ficando a luta pela quarta posição dividida entre Pedro Carvalho e Luis Outeiro, com este a assumir o posto na sétima volta, que não mais deixou para concluir a corrida com pouco menos de cinco segundos de vantagem sobre Carvalho. Sandro Peixe assegurou também com este resultado o título nacional Elite neste ano de 2019.


O campeonato segue para Alqueidão onde na derradeira ronda do ano a luta pelo campeonato MX2 promete ser apaixonante. A prova realiza-se já no próximo Domingo (23 de Junho).


VÍDEO MX 2019 FMP

Assim foi a prova de Moçarria...

0 visualização0 comentário
bottom of page