A EQUIPA RED BULL DO RALLY DAKAR 2020, REPLETA DE ESTRELAS, ENFRENTA TESTE NO DESERTO DA ARÁBIA SAUDITA, NO CENÁRIO DA 42ª EDIÇÃO DO MÍTICO RALI-MARATONA CRIADO POR THIERRY SABINE.
O Rally Dakar 2020 muda para a Arábia Saudita em janeiro, depois de três décadas na África e 11 edições na América do Sul com a equipa do Red Bull Desert Wings interessada em manter os seus títulos. Eis tudo o que precisas saber:
Nasser Al-Attiyah , Toby Price , Eduard Nikolaev e Chaleco Lopez venceram na edição de janeiro do Peru sobre terra, cascalho e areia, e os quatro querem defender os seus títulos.
O 30º país anfitrião na história da corrida mais perigosa das corridas off-road fornecerá um teste severo através de uma vasta extensão de deserto para carros, motos, caminhões, quadriciclos e UTVs que partem de 5 de janeiro em Jeddah, por 9.000 km de areia. A prova termina em Al-Qiddiya no dia 17 de janeiro.
As habilidades de velocidade e navegação serão postas à prova junto ao Mar Vermelho no Golfo Arábico, com dunas de 250 metros de altura entre os corajosos competidores e a linha de chegada.
O Qatar Al-Attiyah e o co-piloto Matthieu Baumel (FRA) tentarão manter o seu Toyota Hilux em frente a um campo de carros de qualidade, com ex-vencedores do Dakar, como Giniel de Villiers, Stephane Peterhansel e Carlos Sainz , além do talentoso polonês Kuba Przygonski.
Peterhansel, treze vezes campeão, vai utilizar o seu buggy MINI John Cooper Works tendo como co-piloto a esposa Andrea depois de vencerem a Copa do Mundo da FIA de 2019 no mundial de cross-country.
Nas motos o australiano Toby Price enfrentará uma tarefa difícil se quiser fazer um hat-trick tendo como adversários ex-vencedores como Sam Sunderland (GBR) e Matthias Walkner (AUT)… mas todos alinham com motos do Red Bull KTM Factory Team para registrar uma 19ª vitória consecutiva sem precedentes.
Nos camiões temos o Team Kamaz Master que venceu nove das 11 edições de caminhões na América do Sul; Nikolaev busca o quinto título contra Anton Shibalov , Andrey Karginov eDmitry Sotnikov .
Por último o chileno Lopez defende o seu título lado a lado com o compatriota Ignacio Casale de volta na categoria quadriciclo contra adversários como Fahad Al Musallam (KUW).
CITAÇÕES
Nasser Al-Attiyah :. "OK, a localização mudou, mas o Dakar ainda será o Dakar. O rali vai ser difícil, mas estou sempre a aprender. Mesmo quando ganhamos, como fizemos no último Dakar.. , ainda temos muito para aprender. Há tantos bons pilotos por aí, a única maneira de ficar na frente é estar no nosso melhor todos os dias do rali. "
Stéphane Peterhansel: "Para nós, será uma corrida realmente interessante na Arábia Saudita. Conheço apenas um pouco do país, de uma corrida de moto que fiz há muito tempo. Lembro-me de belas paisagens. Tenho certeza de que é perfeita para o Dakar. Muito deserto e espaços abertos, muitas possibilidades. "
Andrea Peterhansel : "Quanto mais perto chegamos do Dakar, mais empolgada fico. Estou observando como o deserto está na Arábia Saudita e estamos recebendo mais informações para trabalhar. Pelo que vi, este próximo Dakar será um grande desafio para todos ".
Carlos Sainz: "Sabemos que haverá longos dias neste Dakar. A resistência será uma grande parte dele. São sempre longos dias no Dakar, mas este ano acho que será um pouco mais do que antes. O método sempre foi o de se preparar para o pior. Dessa forma, aconteça o que acontecer, temos que estar sempre preparados".
Giniel de Villiers: "Fui o primeiro vencedor quando o Dakar foi para a América do Sul, então espero que eu possa ser o primeiro vencedor na Arábia Saudita!
Toby Price: "A meta para 2020 é a mesma de sempre. Queremos sempre terminar no degrau mais alto em qualquer corrida que participemos, mas especialmente no Dakar. Há também o objetivo de sair do outro lado do rally de uma só vez, saudável e seguro."
Sam Sunderland : "Não pode ser negativo até porque conheço muito bem a região, tendo morado lá por 11 ou 12 anos. Fora da corrida, eu também estou familiarizado com a vida na Arábia Saudita, então acho que isso pode me ajudar. Apenas coisas simples, como saber que tipos de alimentos podem ser uma grande ajuda ".
Eduard Nikolaev : "O Dakar está a mudar-se para um novo continente e todos esperamos o que está por vir. Muito imprevisível. O terreno pode ser semelhante aos dakars africanos - não exatamente a quantidade de dunas altas como no Peru, mas muitas terreno rochoso como em Marrocos. Estamos preparados para uma rota difícil. "