top of page
REDAÇÃO

FÓRMULA E | BMW vence em Diriyah mas perde ‘dobradinha’ devido a penalização


UM ANO DEPOIS DA SUA PRIMEIRA VITÓRIA NO MESMO CIRCUITO DE DIRIYAH, GRAÇAS AO PORTUGUÊS ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA, O FABRICANTE DE MUNIQUE TRIUNFOU NOVAMENTE NA ARÁBIA SAUDITA.

A BMW repetiu a façanha do ano passado, desta vez com o triunfo de Alexander Sims na frente do seu companheiro de equipa Maximilian Günther. Não satisfeito por ter assinado as duas pole position em Diriyah - e até a terceira consecutiva se levarmos em conta o E-Prix de Nova York - Sims voltou a triunfar numa prova em que Félix da Costa não foi feliz com a DS, concluindo a prova no 13º lugar depois de estar no grupo da frente.

Alexander Sims com o companheiro Gunther (penalizado por ultrapassar com bandeiras

amarelas e Lucas de Grassi

Quanto a Alexander Sims, o britânico de 31 anos liderou do início ao fim, primeiro sob pressão de Lucas di Grassi (Audi), Sebastien Buemi (Nissan) e da Costa (DS Techeetah), enquanto o Mahindra de Jerome D'Ambrosio ficou parado na grelha de partida, privando o belga desta segunda ronda.


Vários incidentes envolveram o grupo, incluindo uma colisão entre Mitch Evans (Jaguar) e Sam Bird (Envision), que resultou em uma longa neutralização atrás do carro de segurança, logo seguida por um segundo quando Robin Frijns (Envision) sozinho na parede.

No reinício, Sims passou habilmente pelo Modo de Ataque, enquanto António Félix da Costa foi penalizado com um drive-through por contato com Buemi.


Um oportunista no recomeço, Günther estava na segunda posição quando di Grassi assumiu a zona de modo de ataque e o jovem alemão protegeu o seu líder até final para garantir a dobradinha na equipa BMW i Andretti, representada no pódio por Michael Andretti pessoalmente.


O quarto lugar foi para um sólido Stoffel Vandoorne (Mercedes), bem na frente de Edoardo Mortara (Venturi) ainda no jogo e o Porsche de André Lotterer, que seria penalizado após a finalização por dobrar sob Safety Car.


Jean-Eric Vergne (DS Techeetah) terminou num frustrante décimo primeiro lugar com zero pontos na classificação do campeonato, liderado por Sims com 35 pontos; 27 pontos para Vandoorne, 26 para Bird, 20 para Rowland e 18 para Lotterer.


PENALIDADES PÓS-CORRIDA TIRAM ‘DOBRADINHA’ À BMW E FAZEM SUBIR FÉLIX DA COSTA AO DÉCIMO POSTO

António Félix da Costa subiu ao décimo lugar após penalidades impostas a vários pilotos


Depois da bandeira quadriculada, Alexander Sims, Maximilian Gunther e Lucas Di Grassi eram os três primeiros colocados no pódio, o que dava a primeira dobradinha para a BMW i Andretti na Fórmula E, mas o resultado foi alterado depois da punição de Gunther.


O piloto da BMW foi penalizado por ultrapassagens durante o período de safety car caindo para a 13º, porém o resultado foi alterado novamente depois da recente atualização da Fórmula E, comunicando penalidades para Nyck De Vries (Mercedes) e a desclassificação de Oliver Turvey (NIO).

De Vries, que já tinha sido punido durante a corrida com 5 segundos por infrações técnicas recebeu a bandeira quadriculada na P7, foi penalizado com a soma de 24 segundos em seu tempo final por ultrapassar Turvey sob satefy car e caiu para a 16ª posição.


Turvey, por sua vez, foi desclassificado da corrida por exceder o limite de potência exigido nos regulamentos. O inglês cruzou a linha de chegada na P8, o que garantiria bons pontos para a NIO 333 Team, mas perdeu depois da desqualificação.


Os regulamentos da Fórmula E permitem o uso de 40 kWh por corrida, mas Turvey teria usado 40,06 kWh.


As penalidades, todas aplicadas aos pilotos que terminaram na zona de pontuação, promoveram Daniel Abt para a sexta posição, enquanto James Calado, da Jaguar, subiu para a P7.

Jean-Eric Vergne, Brendon Hartley e Antonio Felix da Costa, agora completam os dez primeiros, respectivamente.


A promoção de António Félix da Costa ao top 10 afeta o resultado de Di Grassi. O piloto da Techeetah fez a volta mais rápida da corrida, porém terminou fora dos dez primeiros e não somava o ponto extra pela volta mais rápida – que foi para o brasileiro da Audi, o mais rápido na zona de pontuação. Com as penalidades, agora é Da Costa quem fica com o ponto bônus.


A CORRIDA DE ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA

Partindo do quinto lugar da grelha, o piloto português arrancou ao ataque e, de imediato, começou a recuperar posições, até chegar ao segundo lugar, mas viria a ser obrigado a cumprir um ‘drive through’, devido a um incidente com o suíço Sebastien Buemi.

“De facto, é um fim de semana dececionante. Hoje tínhamos andamento e as armas para lutar pela vitória e honestamente depois de rever as imagens, não estou nada de acordo com a penalização que me foi imposta.”


Agora líder do campeonato com 35 pontos, Sims venceu a corrida deste domingo à frente de Lucas Di Grassi (Audi) e Stoffel Vandoorne (Mercedes), segundo e terceiros classificados na prova, respetivamente.


VANDOORNE COMENTA POR QUE NÃO SENTE FALTA DA F1

Stoffel Vandoorne correu pela McLaren na Fórmula 1, mas está se divertindo mais na Fórmula E, com a nova equipa Mercedes. “É um mundo um pouco falso no qual todos se dão bem, mas acima de tudo tem seus próprios interesses a defender”, disse o piloto belga à Voetbalmagazine.


“Na Fórmula E, Le Mans ou nas corridas de resistência do WEC, encontras corridas puras. Vens para a Fórmula E correr, não para fazer política”.

A próxima corrida do Mundial de Fórmula E está marcada para o dia 18 de janeiro de 2020, em Santiago, no Chile.


Com duas poles e uma vitória, Sims é o líder da Fórmula E após a ronda dupla em Al-Diriyah


A Mercedes lidera a classificação por equipas após estreia convincente na Fórmula E



Classificação final (após penalizações)

1) Alexander Sims (BMW)

2) Lucas di Grassi (Audi)

3) S.Vandoorne (Mercedes)

4) Edoardo Mortara (Venturi)

5) Oliver Rowland (Nissan)

6) Daniel Abt (Audi)

7) James Calado (Jaguar)

8) Jean-Éric Vergne (Techeetah)

9) Brendon Hartley (Dragon)

10) A.F.da Costa (Techeetah)

11) Max Guenther (BMW)

12) Sébastien Buemi (Nissan)

13) Neel Jani (Porsche)

14) André Lotterer (Porsche)

15) Pascal Wehrlein (Mahindra)

16) Nyck de Vries (Mercedes)

17) Mitch Evans (Jaguar)

18) Felipe Massa (Venturi)

19) Ma Qing Hua (NIO)

OUT) Oliver Turvey (NIO)

OUT) Nico Müller (Dragon)

OUT) Robin Frijns (Virgin)

OUT) Sam Bird (Virgin)

OUT) J.d’Ambrosio (Mahindra)


Fórmula E – Calendário 2019/2020

22/11/2019 – Diriyah – Arábia Saudita – Concluído

23/11/2019 – Diriyah – Arábia Saudita – Concluído

18/01/2020 – Santiago – Chile

15/02/2020 – Cidade do México – México

29/02/2020 – Marraquexe – Marrocos

21/03/2020 – Sanya – China

04/04/2020 – Roma – Itália

18/04/2020 – Paris – França

03/05/2020 – Seoul – Coreia do Sul

06/06/2020 – Jacarta – Indonésia

21/06/2020 – Berlim – Alemanha

11/07/2020 – Nova York – EUA

25/07/2020 – Londres – Grã-Bretanha

26/07/2020 – Londres – Grã-Bretanha

0 visualização0 comentário
bottom of page