WRC 2020: M -SPORT DESVENDA NOVA E ATRACTIVA CRIAÇÃO, COM ASSINATURA DO DESIGNER GRÁFICO PHIL DIXON.
Conforme já anunciado, a M-Sport irá inscrever duas duplas finlandesas – Esapekka Lappi/Janne Ferm e Teemu Suninen/Jarmo Lehtinen – nas 14 provas que compõem o WRC 2020, aos comandos dos Ford Fiesta WRC, com motores Ford EcoBoost. Os britânicos Gus Greensmith/Elliott Edmondson irão juntar-se-lhes em 9 desses ralis.
Os Ford Fiesta WRC do M-Sport Ford World Rally Team irão contar com um novo visual na campanha de 2020 do Campeonato do Mundo de Ralis (WRC), surgindo as unidades equipadas com motores EcoBoost sob uma nova e cativante criação, com assinatura do designer gráfico Phil Dixon.
Os projectos da autoria de Phil Dixon são invariável e ansiosamente aguardados por todos, num trabalho que alcança um estatuto de favorito dos fãs dos ralis, ano após ano. Para a temporada de 2020, a sua visão inspirou-se nos designs impressos da primeira metade dos anos 90, do século passado, pelo que os Ford Fiesta WRC irão ostentar uma temática retromoderna, para uma equipa que tem os olhos postos no futuro, fruto do seu jovem e ambicioso novo line-up.
O esquema de cores para a temporada que se iniciará com o Rallye Monte-Carlo (20 a 26 Janeiro) assenta num design com uma grande componente de branco, com destaques em azul e verde, representando a estreita parceria com a Ford, bem como com o aumento do apoio da Castrol, alcançado pela aliança global da marca da oval azul. Os restantes parceiros – MS-RT, Michelin, Sparco, OZ Racing, NGK, Lazer, Stilo, Acronis, Endless, Audes, Eibach de SWP – também surgem em destaque.
A equipa da região britânica de Cumbria está, também, a olhar para um futuro mais perto de casa, sendo que estas fotos oficiais foram tiradas no Centro de Avaliação da M-Sport, presentemente em avançada fase de construção, prevendo-se que fique concluído no próximo Outono. Tendo construído, no ano passado, uma pista de testes com 2,5 quilómetros de extensão, os especialistas da Northern Developments estão agora focados na oficina adjacente, com uma área de 10.723 m2.
Progredindo a bom ritmo, as 550 toneladas de aço estrutural já estão edificadas, bem como todas as paredes externas estão totalmente instaladas. Uma vez concluído, este considerável investimento de vários milhões de libras irá marcar uma nova era para a M-Sport, que fica dotada de um centro de excelência verdadeiramente único em termos em engenharia, paredes meias com o Parque Nacional do Lake District.
O projecto foi tornado possível graças ao investimento do Fundo de Crescimento Regional (RGF) do Governo do Reino Unido, bem como ao investimento do Fundo de Crescimento disponibilizado pela Cumbria Local Enterprise Partnership (CLEP), garantindo que a região de Cumbria desempenhe um papel impulsionador para a economia local, competências e inovação na esfera da Northern Powerhouse.
“A minha inspiração inicial remonta ao Ford Escort RS Cosworth que François Delecour usou em 1995”, começou por explicar o designer gráfico Phil Dixon. “Os carros brancos sempre foram populares e com o aumento do apoio da Castrol este esquema de cores foi fácil de alcançar. Em geral, todo o projecto leva-nos à primeira metade dos anos 90. Alguns padrões e modas dessa época voltaram agora a estar em destaque, pelo que decidi criar algo nesse estilo, ao mesmo tempo que pretendi seguir as tendências que hoje são mais relevantes.”
“O Phil é verdadeiramente talentoso, pelo que não é uma surpresa observar que os seus designs se tornem os favoritos dos fãs ano após ano”, comenta Richard Millener, Director de Equipa. “Para 2020 ele captou um sentimento de nostalgia em algo totalmente moderno e inventivo e posso mesmo afirmar que é um dos meus favoritos! É óptimo ver a nossa estreita relação com a Ford bem representada, bem como o aumento do apoio da Castrol. Muitos dos nossos actuais parceiros também surgem orgulhosamente no conjunto, numa decoração que parece ainda melhor quando vista de perto. Espero que muitos possam ir para as especiais e para os parques de assistência, para verem este trabalho mais de perto!”.
Já Malcolm Wilson responsável máximo da M-Sport e membro OBE (nota: Ordem do Império Britânico), comentou: “À semelhança de todos os fãs dos ralis, estava ansioso por ver a nossa nova decoração e tenho que afirmar que a equipa fez um trabalho fantástico este ano. Os ralis estão no seio do nosso negócio, pelo que concebemos uma equipa da qual estou imensamente orgulhoso. Mas se quisermos continuar, é importante podermos diversificar, algo que o novo Centro de Avaliação da M-Sport permite. Os trabalhos da Northern Developments estão a avançar, permitindo-nos dotar de umas fantásticas instalações onde os líderes da indústria e do desporto automóvel terão tudo o que precisam para completar um processo desde o projecto inicial à sua produção. Na verdade. acredito que temos algo especial na M-Sport, pelo que este novo desenvolvimento irá assentar nisso mesmo, promovendo Dovenby Hall como um centro de excelência único em termos de engenharia.”