top of page
Por Ricardo Ferreira

WRC | Thierry Neuville primeiro líder em Monte Carlo


NO MANTO BRANCO DE NEVE DE MONTE CARLO, NA NOITE DE QUINTA FEIRA, O BELGA THIERRY NEUVILLE (HYUNDAI) TORNOU-SE NO PRIMEIRO LÍDER DO RALI MONEGASCO.

Na abertura da temporada do Mundial de Ralis 2020 (WRC), um tempo sensacional na segunda especial de quinta-feira à noite levou Thierry Neuville à liderança do Rallye de Monte-Carlo, após o primeiro ciclo de etapas nos Alpes franceses.

Quando os carros voltaram ao parque-fechado em Gap, após as duas especiais alpinas noturnas, piloto belga do Hyundai i20 contava com 19,1 seg. de avanço sobre o Toyota Yaris de Sébastien Ogier, o segundo melhor classificado. Ogier, sete vezes vencedor do Monte, liderou a especial de abertura, mas nem o francês conseguiu conter a velocidade do seu rival na etapa Bayon - Bréziers, com 25,49 km.


Na noite de ontem todas as atenções se concentravam na segunda especial, com relatos de bastante gelo remanescente da queda de neve do último fim de semana. Entre todos os pilotos, falava-se sobre o risco e a recompensa de um grande ataque, e foi o belga que foi mais corajoso!


Neuville acabou por ser recompensado com um tempo surpreendente, 25,5 segundos mais rápido do que qualquer outro piloto. No entanto, o belga estava calmo e recuperado no final da especial: “Foram condições difíceis. Eu estava tentando ler a estrada o melhor que pude e não correr riscos. Acho que fizemos um bom tempo.”

Como Ogier e o seu companheiro de equipa campeão do mundo, Ott Tänak, Neuville optou por uma mistura de pneus Michelin macios e super macios, evitando a opção cravejada. Liderando na especial de abertura do rali, Ogier descreveu-a como "uma das mais fáceis do fim de semana", e graças às condições de secagem do asfalto foi o início perfeito da sua temporada como piloto da Toyota.


Já o campeão do mundo Tänak estava com os olhos arregalados no final da SS2, admitindo: “Estou feliz por estar vivo! Foi uma especial muito mais desafiante do que eu esperava.” O estoniano está apenas três décimos de segundo à frente do recém-chegado aos Toyota Yaris, Elfyn Evans . O galês foi o mais rápido dos pilotos a optar por uma opção na segunda etapa. “Os pneus ajudaram-nos em alguns sítios”, disse, “mas também nos atrapalharam noutros”.

O humor de Evans foi exaltado com a notícia de que estava 25,6 segundos à frente do piloto mais bem sucedido do Rallye Monte-Carlo, o sete vezes vencedor Sébastien Loeb, agora num Hyundai i20. Loeb admitiu que "a estrada estava suja na primeira especial, com muitas folhas que tornavam a linha mais escorregadia”.


E foram mesmo essas folhas que causaram grandes estragos aos Ford Fiesta da M-Sport. A folhagem descartada acumulou-se nos radiadores e nas entradas de ar, sufocando o motor e provocando altas temperaturas nos três carros de Esapekka Lappi , Teemu Suninen e Gus Greensmith .

Mas o pior estava para vir, quando Suninen ficou parado com um problema de transmissão na especial seguinte.

Esta sexta-feira decorre a etapa mais intensa, com mais de um terço da distância competitiva total do evento, abordada em três PEC’s repetidas no sudeste e leste da cidade e que ao todo somam 122,58 km.




Posições após o 1º dia (quinta-feira):

1. T Neuville / N Gilsoul BEL Hyundai i20 26min 23.5seg

2. S Ogier / J Ingrassia FRA Toyota Yaris + 19.1seg

3. O Tänak / M Jarveoja EST Hyundai i20 + 25.1seg

4. E Evans / S Martin Toyota Yaris 26m + 25,4seg

5. S Loeb / D Elena FRA Hyundai i20 + 51,0segundos

6. E Lappi / J Ferm FIN Ford Fiesta + 1min 07,8seg



VÍDEO: O espetáculo da noite do Monte Carlo


0 visualização0 comentário
bottom of page