A ÉPOCA DE RALIS 2020 ARRANCA ESTA QUINTA-FEIRA COM O RALLYE SERRAS DE FAFE E FELGUEIRAS, PROVA ABRILHANTADA PELA PRESENÇA DOS MUNDIALISTAS OTT TANAK E DANI SORDO.
A época de ralis 2020 está prestes a começar e promete abrir com "chave de ouro", com uma lista de inscritos "pra Mundial".
Lista de inscritos de luxo, com o Team Hyundai Motorsport, Campeão Mundial de Construtores a trazer o Campeão do Mundo de Pilotos, Ott Tanak, acompanhado de Dani Sordo, ambos aos comandos de dois Hyundai i20WERC.
A presença de meia centena de equipas, sendo quase duas dezenas estrangeiras e o regresso dos competitivos troços de Felgueiras ao panorama dos ralis nacionais, são os pontos a destacar da próxima edição que tem o centro nevralgico em Fafe.
O Rally Serras de Fafe e Felgueiras vai para estrada na próxima sexta-feira, dia 28 de Fevereiro e sábado, dia 29, sendo disputado em seis sectores selectivos, corridos em sistema de rondes, num total de 13 classificativas.
De destacar a Fafe Street Stage, uma "super-especial" que é já uma clássica da prova, disputada no centro de Fafe e que normalmente junta largos milhares de espectadores. Desta feita, Fafe Street Stage, tem o especial encanto de trazer os Camepeões do WRC, em competição ao centro da cidade minhota.
Os primeiros reconhecimentos decorreram no passado sábado dia 22, e quinta-feira, dia 26 de Fevereiro, entre as oito e as 18,00 horas.
O Rally Serras de Fafe e Felgueiras pontua para o Campeonato de Portugal de Ralis, Troféu Europeu de Ralis, Troféu Ibérico de Ralis e Campeonato de Ralis Norte.
AS FORÇAS EM PRESENÇA
Ricardo Teodósio (Skoda Fabia R5 Evo)
Campeões nacionais em 2019, Ricardo Teodósio e José Teixeira iniciam a defesa do seu título no próximo fim de semana. A dupla do Team Vito Skoda quer repetir a vitória na prova de abertura do campeonato.
“Finalmente temos os ralis e a competição de volta, é isto que nos faz correr”, referiu Ricardo Teodósio. “Fomos campeões no ano passado, mas isso agora não conta nada pois todos os candidatos vão partir em pé de igualdade. Fizemos bem o nosso trabalho de casa, a equipa e o carro estão prontos, e o nosso objetivo é entrar forte na época, tentando repetir a vitória do ano passado”, apontou o popular piloto da Guia.
José Teixeira confirmou que “o percurso do rali é algo diferente este ano, principalmente com os troços novos de Santa Quitéria e Seixoso. As características do Rali Serras de Fafe e Felgueiras deverão ser semelhantes, ou seja, é preciso encontrar um bom andamento mas também ter cuidado com a degradação dos pisos nas segundas passagens, principalmente este ano que temos dois WRC em prova.”
Bruno Magalhães (Hyundai i20 R5)
Em 2020, o Team Hyundai Portugal vai entrar com toda a força na disputa do título do Campeonato de Portugal de Ralis. A equipa conta com toda a experiência e ambição da dupla Bruno Magalhães e Carlos Magalhães. “É com muito orgulho que abraço este novo desafio e agradeço à Hyundai Portugal esta oportunidade. Ser piloto do Team Hyundai Portugal é uma grande responsabilidade. Em Portugal temos um CPR muito competitivo, é um campeonato que conheço bem e com um nível de exigência muito elevado.”
Este ano o Team Hyundai Portugal vai entrar com toda a força na disputa do título do Campeonato de Portugal de Ralis, e vai partir com a mesma vontade para o ERC (European Rally Championship), procurando levar dois renovados Hyundai i20 R5 e o nome de Portugal ainda mais longe.
Armindo Araújo (Skoda Fabia R5 Evo)
O piloto de Santo Tirso, que continuará a ser navegado por Luís Ramalho, não escondeu as ambições do novo desafio após trocar o Hyundai i20 por um Skoda Fabia R5 Evo da The Racing Factory. Armindo Araújo assume que os objetivos são os mesmo de sempre. “Vamos lutar pelas vitórias e pela conquista do título absoluto no Campeonato de Portugal de Ralis em 2020, numa equipa que oferece garantias para conseguirmos ter sucesso”.
Em termos desportivos, o penta-campeão de ralis, ainda não definiu quais as 8 provas em que irá participar, mas está presente no Rali Serras de Fafe/Felgueiras, que abre a temporada do Campeonato de Portugal de Ralis. “Fizemos dois dias de testes e outro dia de teste antes do rali de Fafe, prova em que queremos estar já a lutar pela vitória”.
Miguel Correia (Skoda Fabia R5)
Pela terceira temporada consecutiva no CPR, a segunda aos comandos de uma viatura R5, o piloto bracarense não esconde a vontade de regressar à competição.
“Vai ser uma época difícil para demonstrar andamento, uma vez que os pilotos mais experientes vão estar montados em carros de última geração. Assim, a nossa luta tem de ser contra o cronómetro, sem nos focarmos nos tempos alcançados pelos outros pilotos”, começou por explicar o bracarense. “Sem dúvida que estou ansioso pela estreia na temporada 2020. Fafe é um rali do qual gosto e que se disputa num piso onde me sinto confortável, o piso de terra. Nos dois dias de testes de pré-temporada que já tive o prazer de realizar, sinto que evolui bastante com o Skoda em terra, mas quando a competição começar é que vou ter real noção no nosso andamento.”
Peres Competições
A histórica equipa da Peres Competições preparou-se para iniciar a temporada de 2020 no Rali Serras de Fafe e Felgueiras, onde está presente com três duplas de pilotos: Fernando Peres/Ricardo Caldeira (Mitsubishi Lancer Evo IX), Filipe Madureira/Emanuel Gonçalves (Mitsubishi Lancer Evo IX) e Cristina Silva/Eliana Monteiro (Nissan Micra).
Fernando Peres, tricampeão nacional absoluto e responsável pela equipa portuense, vai regressar aos míticos troços de Fafe e Felgueiras com o Mitsubishi Lancer Evo IX, tendo Ricardo Caldeira a seu lado.
“A região de Fafe e Felgueiras é um local com um significado especial nos ralis em Portugal e tenho excelentes recordações destes troços. Este ano vamos participar no rali sobretudo como preparação para a nossa época no Campeonato Sul de Ralis e no Desafio Khumo Terra, que serão as nossas prioridades em 2020”, disse Fernando Peres.
Paulo Neto (Skoda Fabia R5)
Paulo Neto / Vitor Hugo vão estrear-se ao volante do Skoda Fabia R5 no Campeonato de Portugal de Ralis, enfrentando assim uma série de novos desafios neste arranque de temporada.
“Estava na altura de dar o salto depois de tantos anos com um veículo de duas rodas motrizes. Já rodamos cerca de 80 quilómetros em pisos de terra num teste que serviu para ficar a conhecer as reações do carro, com a ajuda da experiente equipa ARC, onde estarei inserido este ano. É neste tipo de piso que a diferença para o carro de duas rodas motrizes é mais evidente. Nesta fase até diria que o Skoda Fabia R5 é mais fácil de conduzir em terra do que o carro que tripulei nos últimos anos. Gostei dos primeiros quilómetros com o Skoda, mas são precisos muitos mais para poder conhecer melhor o carro e ter mais confiança para a andar mais depressa”.
No Rali Serra de Fafe e Felgueiras, Paulo Neto pretende “acima de tudo concluir a prova, pois dessa forma farei muitos quilómetros ao volante do Skoda Fabia R5 e conseguirei tirar mais ensinamentos para futuras participações. Não tenho para esta prova quaisquer objetivos desportivos, o importante será ficar a conhecer o comportamento do carro e poder evoluir troço a troço e, se possível, ser sempre mais rápido nas segundas passagens. Gosto muito deste rali e acho que vai ser um grande espetáculo para o muito público que se espera nos troços, tendo em conta os nomes das equipas e dos pilotos confirmados para esta prova”.
Daniel Nunes (Peugeot 208 R2)
Daniel Nunes vai regressar ao ativo após um longo período de ausência e vai ter ao seu lado no Peugeot 208 R2 o experiente navegador viseense Nuno Mota Ribeiro.
“Regressar aos ralis deixa-me muito feliz, principalmente começando o campeonato em Fafe, pois é uma prova que adoro. Regressamos aos comandos do Peugeot 208 R2 da Inside Motor e isso para mim é uma enorme vitória após uma longa recuperação. Vai ser um regresso com muita vontade de rever os amigos, voltar com toda a garra e determinação.
Este ano com um navegador novo e experiente, Nuno Mota Ribeiro, que me dá alguma confiança e tranquilidade para voltar outra vez à performance como tinha, num espaço de tempo tão curto. Como tem sido hábito, voltamos com o carro amarelo com a mesma decoração de 2019, tendo em conta que fizemos poucas corridas decidi que esta seria a melhor forma de agradecer a quem me apoiava e apoia, na altura do meu abandono forçado”, referiu o piloto.
Adruzilo Lopes (Mitsubishi Lancer EVO IX Gr. N)
Adruzilo Lopes novamente acompanhado de Paulo Silva no lugar onde merece, no Campeonato Portugal de Ralis. Com a conquista do título de vencedores do Gr. RC2N no horizonte, esta dupla que dispensa qualquer tipo de apresentações, decidiu apostar num programa de 7 provas no escalão principal dos ralis nacionais, para isso vão contar com o Mitsubishi Lancer EVO IX.
Fernando Teotónio (Mitsubishi Lancer EVO X)
Fernando Teotónio e Luís Morgadinho apostados em lutar pela vitória no Gr. RC2N, vão desta vez para um programa mais alargado de 8 provas no CPR. Depois de um magnífico ano de 2019 em que era difícil melhor performance, a subida de escalão era o passo lógico, e para isso vão contar com o Mitsubishi Lancer EVO X completamente renovado.
ONDE VER OS TROÇOS
Conheça os acessos às zonas espectáculo:
ABOIM /LUILHAS
ZE 1 – KM 3,63
Temos duas formas de chegar á ZE1
Pela EN 205 seguindo no sentido Póvoa de Lanhoso/Cabeceiras de Basto na povoação de Rossas vire á direita para Lagoa/Fafe, percorrendo cerca de 6 Kms encontra a PEC pois essa estrada Municipal estará cortada ao trânsito.
A outra alternativa será a partir do centro de Fafe dirigir-se á Povoação de Lagoa pela EM 614. Chegado a essa povoação siga pela esquerda junto á capela em direcção a Gontim, 300 mts á frente vire á direita, estacione pois está a cerca de 250 mts da PEC numa passagem asfalto /terra.
ZE 2 – KM 12,89/15,10
Nesta ZE tem a possibilidade de ver os carros por duas vezes.
A melhor forma de lá chegar é saindo do centro de Fafe dirigir-se á Povoação de Lagoa pela EM 614. Chegado a essa povoação siga pela esquerda junto á capela em direcção Gontim, ao chegar á entrada dessa Povoação vire á direita e cerca de 200 mts entra em terra até á Povoação de Luilhas durante cerca de 3,5 Km, continua em frente pela esquerda direcção Monte e encontrará essa estrada cortada no local da ZE.
MONTIM
ZE 3 – KM 1,89
Para aceder a esta ZE deve sair do Centro de Fafe pela EN 206 direcção Mondim/Celorico/Arco Baúlhe. Esta estrada também é o acesso dos concorrentes.
Por volta do Km 61,6 no acesso á direita para Burgueiros a estrada está cortada, PF estacione o seu veiculo corretamente na EN 206 e suba a pé em direcção a
Burgueiros durante cerca de 600 mts e estará na ZE.
ZE 4 – KM 7,35
A exemplo da ZE 3 siga na mesma EN 206 até ao Km 57,2 ai vire á direita numa placa GPL siga, logo de seguida siga em frente pela esquerda até a um entroncamento, vire á esquerda passe por cima da auto-estrada, encontrando de seguida um Cemitério, estacione aí, suba a pé cerca de 200 mts estará numa passagem de terra/asfalto/Terra . PF não obstrua essa saída pois trata-se de uma saída de emergência.
ZE 5 – KM 3,53
Para aceder a esta ZE deve sair do Centro de Fafe em direção a Felgueiras pela EN 207, quase á entrada de Felgueiras deverá virar á esquerda para a EN 207.1 direcção Amarante/Lixa/Celorico passados 2,9 Km vire á esquerda e entra na EN 101.4 percorridos mais 2,9 Km passe o cruzamento que diz Seixoso 2, estacione e vá a pé até á ZE com o famoso charco, percorra inicialmente cerca de 500 mts em asfalto, vire á esquerda para o caminho de terra e vá sempre com o Muro de pedra do seu lado direito e passados cerca de outros 500 mts está na ZE.
SANTA QUITÉRIA
ZE 6 – KM 0,29
Seguindo na EN 207, á entrada de Felgueiras no cruzamento com a AV. Sarmento Pimentel vire á direita e comece a subir, no fim da subida estará no largo de Sta Quitéria onde estará montada a partida. 200 mts á frente e do lado direito da prova terá a ZE num local de grande visibilidade.
ZE 7 – KM 1,67
Sair do Centro de Felgueiras, junto á Câmara Municipal, pela EN 101, Felgueiras/Guimarães (venida com duas faixas) depois de passar o posto da GNR encontra uma rotunda, segue em frente em direcção Guimarães, e logo a seguir antes do Restaurante Zona Verde do lado direito vire á direita estacione e suba a Avenida na direcção de Sta Quitéria. Cerca de 1 Km acima encontra a ZE numa passagem terra/asfalto.
ZE 7A – KM 4,05 a 4,43
Sair do Centro de Felgueiras, junto á Câmara Municipal, pela EN 101 Felgueiras/Guimarães, ao Km 124,4 vire para Campo de Jogos do Serzedo, 300 mts á
frente vire á direita, 300 mts depois encontra o Campo de Jogos, estacione, anda cerca de 100 a 200 mts e está junto á Classificativa.
LAMEIRINHA
ZE 8 – KM 4,46 (Confurco)
Esta ZE é famoso Confurco. Para lá chegar saia do centro de Fafe em direcção á EN 311 direcção Cabeceiras de Basto, siga sempre esta estrada e depois de passar Moreira de Rei encontrará a estrada corta ao transito, estará na ZE.
ZE 9 – KM 1,67 (2º Salto)
A melhor forma de lá chegar é saindo do centro de Fafe dirigir-se á Povoação de Lagoa pela EM 614. Junto ao cemitério virar á direita, estacione e suba a pé, vá sempre pelo seu lado esquerdo até ao Salto.
ABOIM /LUILHAS
ZE 10 – KM 3,18 KM
Partir do centro de Fafe dirigir-se á Povoação de Lagoa pela EM 614. Chegado a essa povoação siga pela esquerda junto á capela em direcção Gontim. Ao chegar á entrada dessa Povoação está na ZE.
ZE 11 – KM 4,78
Esta ZE tem a possibilidade de ver os carros por duas vezes.
A melhor forma de lá chegar é saindo do centro de Fafe dirigir-se á Povoação de Lagoa pela EM 614. Ai siga em frente para Rossas, passa uma estrada de terra á direita, depois uma á esquerda em asfalto para Moinhos de Casca Gontim e passados 200 mts vira á esquerda numa estrada de terra das eólicas, segue sempre essa estrada e vai encontrar a ZE.
LISTA DE INSCRITOS CPR
CNR