top of page
Por Ricardo Ferreira

WRC | Ogier garante sexta vitória no México


APÓS O RALI DO MÉXICO, O PILOTO FRANCÊS LIDERA O MUNDIAL DE RALIS, OITO PONTOS À FRENTE DE EVANS NA CORRIDA PELO TÍTULO DE 2020.

Sébastien Ogier conseguiu a sexta vitória no Rally Guanajuato México na noite de sábado passado, após a conclusão antecipada do evento. O evento terminou um dia mais cedo, devido a mudanças inesperadas nas restrições de viagens devido ao surto global do vírus COVID-19.

Depois de conquistar a liderança na manhã de sexta-feira, o francês manteve o seu Toyota Yaris na estrada em condições escaldantes. Com muitos dos seus adversários que enfrentaram problemas, Ogier ficou empatado e terminou com uma vantagem de 27,8 segundos sobre o piloto da Hyundai i20, Ott Tänak.

Ao fazê-lo, Ogier conseguiu a sua primeira vitória em 2020 com a equipa Toyota Gazoo Racing e igualou as seis vitórias alcançadas pelo compatriota e nove vezes campeão mundial Sébastien Loeb.

"É claro que uma vitória é uma vitória, mas esta parece diferente de qualquer outra. Quero agradecer à minha equipa, eles fizeram um trabalho fantástico", disse Ogier depois de passar para o topo da classificação do Campeonato do Mundo de Ralis da FIA após três rondas.

Tänak foi deixado para trás e poderia ter ganho o rali… se tivesse conseguir evitar os danos na suspensão traseira do seu Yaris ao bater num muro na manhã de sexta-feira. Depois de perder 40s, o estoniano fez após este percalço, uma impressionante recuperação até ultrapassar Teemu Suninen na tarde de sábado, para chegar ao segundo lugar.

Suninen estava 10,1s atrás, conquistando pontos valiosos no campeonato após um fim de semana difícil para a equipe M-Sport Ford.


O DRAMA DE LAPPI COM O FIESTA DA M-SPORT

O seu companheiro de equipa Esapekka Lappi foi obrigado a abandonar a prova de forma dramática depois do seu Fiesta se consumir por completo em chamas na sexta-feira, poucos metros após um controlo horário. "Na verdade, isto foi de todo inesperado. Quando parei no controlo o carro já ardia, usaram um extintor e acreditei que o fogo se ia apagar… mas não. Apesar de tudo, acho que nunca teria conseguido apanhar o Ott Tanak”, referiu no final Lappi.


Elfyn Evans ficou em quarto, 35,5 segundos atrás do pódio em outro Yaris. O líder do campeonato antes do rali não conseguiu acompanhar o ritmo dos líderes, enquanto lutava com as tarefas de limpeza das estradas na sexta-feira.

O britânico terminou 1min07.1seg à frente do companheiro Rovanperä, que confessou ter sido esta a sua experiência mais valiosa com o Toyota Yaris desde que chegou à equipa liderada por Tommi Makinen.

E por último Thierry Neuville. O piloto belga teve um fim de semana decepcionante, vários problemas mecânicos forçaram-no a descer na classificação na sexta-feira, voltou à ação no sábado e conquistou cinco vitórias em etapas com o i20 mas acabou o rali num modesto 16º lugar, fruto dos azares no primeiro dia.




CLASSIFICAÇÃO FINAL

1º S Ogier / J Ingrassia (FRA) Toyota Yaris 2hr 47min 47.6sec

2º O Tänak / M Järveoja (EST) Hyundai i20 + 27.8sec

3º T Suninen / J Lehtinen (FIN) Ford Fiesta + 37.9sec

4º E Evans / S Martin (GBR) Toyota Yaris + 1min 13,4seg

5º K Rovanperä / J Haltunen (FIN) Toyota Yaris + 2min 20,5seg.

6º P. Tidemand / P Barth (SUE) Skoda Fabia + 10min 29.3seg


MUNDIAL DE PILOTOS (após 3 provas)

1. S Ogier 62pts

2 E Evans 54

3. T Neuville 42


0 visualização0 comentário
bottom of page