top of page

Dakar Auto: Depois de Sainz, Loeb também abandona

Redação

Após o acidente em alta velocidade na terceira etapa, Sebastien Loeb ainda chegou à meta no Dacia Sandrider. Durante uma inspeção de segurança, a gaiola de segurança falhou no teste dos comissários da FIA e o alsaciano já não alinhou na 4ª etapa.

Ontem, Loeb mal tinha percorrido doze quilómetros na rota de 327 quilómetros de Bisha a Al Henakiyah quando o seu carro bateu numa vala a alta velocidade e capotou várias vezes.

Loeb e o seu co-piloto Fabian Lurquin saíram ilesos do incidente, mas reparações significativas e um problema subsequente com o motor sobreaquecido custaram aos dois mais de uma hora atrás do vencedor da etapa, Saood Variawa. Mesmo assim, Loeb regressou ao acampamento em Al Henakiyah na 16ª posição da geral. Mas lá ele teve que esperar nervosamente para ver se conseguiria competir novamente na manhã de quarta-feira, no início da quarta etapa.


No entanto, os comissários decidiram que devido aos danos na gaiola de proteção sofridos no acidente, o carro não era seguro o suficiente para continuar o rali.


O acidente e suas consequências são semelhantes aos de Carlos Sainz dois dias antes. O espanhol conseguiu chegar à linha de chegada do Chrono 48 horas com o seu esfarrapado Ford Raptor.  Devido a preocupações de segurança sobre danos à gaiola de proteção, os comissários técnicos também o proibiram de continuar a participar.


Da mesma forma para o Dacia Sandrider de Loeb, o delegado técnico da FIA afirmou no seu relatório que a gaiola de segurança tinha sido muito danificada pelo acidente e que o veículo não estava mais autorizado a continuar. Os dirigentes do Rally Dakar tomaram então a decisão de proibir a continuação da condução com base nos regulamentos da FIA no Apêndice J com o Artigo 283-1 nos seus regulamentos de segurança.


Esta decisão representa mais uma decepção para Loeb nas suas participações no Rally Dakar, uma vez que não conseguiu vencer a maratona do deserto nas suas nove partidas desde 2019.


A desqualificação do nove vezes campeão mundial de rali do Dakar significa que dois dos grandes favoritos do Dakar, juntamente com Sainz, estão agora fora da corrida. Laia Sanz (Century Racing) também foi excluída com os mesmos problemas.

A equipa Dacia anunciou que iria recorrer da decisão.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page