top of page

Dakar Auto, Etapa 2 A: Al-Rajhi líder provisório nas 48H Chrono

Ricardo Ferreira

O piloto da Toyota, Yazeed Al-Rajhi, lidera a classificação provisória à frente de Nasser Al-Attiyah na Dacia. Os co-favoritos Sébastien Loeb e Carlos Sainz ficaram muito atrás.

O oito vezes campeão mundial de rali Loeb foi severamente retardado por problemas eletrónicos no seu Dacia Sandrider, enquanto Sainz, quatro vezes vencedor do Dakar, teve que lidar com um grave capotamento. Uma falha na eletrónica do seu carro custou a Loeb mais de 30 minutos valiosos na maratona de dois dias. Isto significa que a Dacia parece ter apenas um carro na luta pela vitória geral.


Loeb e o seu navegador Fabian Lurquin estavam num forte segundo lugar. A estratégia do dia anterior de conduzir deliberadamente mais devagar, a fim de obter uma melhor posição de partida para a particularmente importante e talvez decisiva etapa crono de 48 horas, pareceu dar frutos. No entanto, o nove vezes campeão mundial de ralis teve que parar duas vezes por períodos mais longos, a primeira vez no km 409 e a segunda logo após a relargada. Com o défice obtido desta forma, definitivamente não é possível ao Alsaciano voltar a conseguir uma vitória à geral.


A chefe da equipa Dacia, Tiphanie Isnard, admitiu um problema eletrónico, embora o esclarecimento exato do defeito provavelmente leve algum tempo. “É difícil fazer um diagnóstico sem telemetria ou engenheiros no local. Felizmente, o Sébastien conseguiu continuar a conduzir novamente. Ele ainda está na corrida, isso é o principal”, resumiu Isnard. Elogiou a sua companheira da equipa Sandrider, Cristina Gutiérrez, e o seu navegador Pablo Moreno-Huete, que prestaram assistência importante à medida que ela progredia. Gutiérrez também teve problemas no início da etapa. Ela perdeu mais de meia hora com um problema separado. As dificuldades, ainda não especificadas, exigiram reparos na zona de serviço designada no km 166.


É proibida a presença de camiões oficiais de socorro nos seis acampamentos durante o intervalo noturno. Problemas mecânicos ou danos devem ser resolvidos apenas pelas equipas de pilotos, sem assistência das equipas.


As esperanças de Carlos Sainz de uma quinta vitória no Rally Dakar também sofreram um amargo revés na primeira parte da segunda etapa: o espanhol capotou no seu Ford Raptor, que era utilizado pela M-Sport. Sainz lutava pela liderança da classificação geral quando o acidente ocorreu no final de um trecho de dunas no km 327 da etapa. .


Tanto Sainz quanto o seu co-piloto Lucas Cruz permaneceram ilesos depois do carro de corrida azul tombar após várias cambalhotas no teto. Num carro esfarrapado e despojado de muitas peças de fibra de carbono, conseguiram retomar a viagem após 40 minutos a bom ritmo pelas magníficas paisagens de dunas e areia. O companheiro de equipa da M-Sport, Mitch Guthrie, parou para ajudar Sainz.


No quilómetro 452, pouco antes do primeiro dos seis campos de descanso, Sainz estava 32,12 minutos atrás do líder Yazeed Al Rajhi na classificação geral.


Na metade da etapa da maratona, o herói local Yazeed Al Rajhi e o seu co-piloto de Neuruppin, Timo Gottschalks, estão na liderança na Overdrive Racing Toyota Hilux. A vantagem sobre o catariano Nasser Al-Attiyah com o seu co-piloto Edouard Boulanger no Dacia Sandrider é um bom minuto.


O vencedor sul-africano do Prólogo, Henk Lategan, está na terceira posição depois da sua penalização por excesso de velocidade de 10 minutos na primeira etapa ter sido anulada antes da largada de hoje.


O piloto da Ford, Mattias Ekström, estabeleceu o terceiro tempo mais rápido hoje e está 1,32 minutos atrás de Lategan. A próxima Toyota Hilux sul-africana de Guy David Botterill está atualmente em quinto lugar. Os ex-motociclistas Toby Price e Sam Sunderland tiveram outro excelente desempenho no seu Overdrive Racing Toyota para terminar em sétimo hoje e agora estão em sexto na classificação.


Os primeiros vencedores da primeira etapa, Seth Quintero/Dennis Zenz (Toyota), perderam 47 minutos. Guerlain Chicherit/Alex Winocq (X-raid-Mini), que lideravam provisoriamente ontem, estavam 40 minutos atrás.


As equipas líderes chegaram ao acampamento E após 618 quilómetros. Faltam ainda mais 342 quilómetros até ao regresso na segunda-feira ao bivouac em Bisha.


Classificação geral (1ª parte das 48H Chrono)

1. Al-Rajhi/Gottschalk (Toyota Hillux) 11:45.24 horas

2. Al-Attiyah/Boulanger (Dacia Sandrider) +1,19 minutos

3. Lategan/Cummings (Toyota Hillux) +2,12

4. Mattias Ekström (Ford Raptor) +3,44

5. Variawa/Botterill (Toyota Hillux) +8,07

6. Price/Sunderland (Toyota Hillux) +9,05

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page