top of page

Dakar Auto, Etapa 2 B: Lategan coloca a Toyota na liderança

Ricardo Ferreira

O sul-africano Henk Lategan cruzou a linha de chegada 4,45 minutos atrás dos companheiros da Toyota e agora lidera a classificação geral.

A segunda parte mais curta das 48 Horas Chrono terminou. Desde o início, o confronto de ontem entre Yazeed Al-Rajhi e Nasser Al-Attiyah (Dacia) continuou na segunda-feira. O vice-campeão até ao momento conseguiu alcançar o rival por volta do quilómetro 700. Entretanto, Lategan também assumiu a liderança.


Depois dos problemas electrónicos de ontem, Sebastien Loeb conseguiu uma recuperação fantástica no Dacia Sandrider, que quase o colocou no pódio na etapa gigantesca. O nove vezes campeão mundial de ralis, que ontem estava mais de meia hora atrasado, conseguiu reduzir a diferença para 13,08 minutos quando chegou à linha de chegada.


Depois de 897 quilómetros, Lategan estava logo à frente de Al-Rajhi e Al-Attiyah, então no km 933 Al-Rajhi estava novamente na frente com o melhor tempo parcial. E conseguiu manter a liderança até ao final.


“Fomos muito bem no nesta etapa de 48 horas”, comentou com satisfação o navegador de Al-Rajhi, Timo Gottschalk. Houve muito trabalho no Toyota durante a noite porque houve vazamentos de óleo e a correia dentada do alternador caiu. Al-Attiyah/Boulanger (Dacia) cruzaram a linha de chegada em terceiro lugar, 6,29 minutos atrás e também estão em terceiro lugar geral.


Mattias Ekström/Emil Bergkvist no M-Sport Ford conquistou o oitavo lugar hoje com uma perda de tempo de 13,42 minutos. O ex-campeão do DTM está agora no quinto lugar da geral como o melhor piloto do Raptor. “As coisas correram bem para nós ontem, mas hoje foi muito agitado”, disse Ekström. «Claro que ainda temos um longo caminho a percorrer, mas penso que hoje perdemos mais de 15 minutos para o líder - o que não é assim tão bom. Foi uma etapa muito difícil, mas pelo menos chegamos ao final e vamos continuar lutando”.


Os companheiros de equipa Carlos Sainz e Nani Roma enfrentaram problemas. Depois do acidente de ontem, o primeiro está mais de uma hora atrás dos líderes. Roma enfrentou problemas mecânicos esta manhã. O duas vezes vencedor do Dakar teve de esperar pelo camião de socorro da M-Sport antes de poder retomar a corrida.


A Toyota Gazoo Racing também teve dificuldades, pois uma colisão entre os companheiros de equipe Giniel de Villiers e Saood Variawa numa poeira espessa resultou em danos significativos a ambos os carros. Houve também um grande atraso para Guillaume de Mévius do X-raid Mini JCW, que passou mais de 90 minutos a reparar o seu carro.


Depois dos problemas electrónicos de ontem, Sebastien Loeb conseguiu uma recuperação fantástica no Dacia Sandrider, que quase o colocou no pódio na etapa gigantesca. O nove vezes campeão mundial de rali, que ontem estava mais de meia hora atrasado, conseguiu reduzir a diferença para 13,08 minutos quando chegou à linha de chegada. Loeb/Lurquin, cujas esperanças de vitória pareciam ter desaparecido no início da corrida, ainda podem realmente entrar na corrida nas dez etapas restantes.


“Foi uma etapa muito longa e difícil com um problema eletrónico”, disse Loeb. “Tivemos um problema electrónico ontem e tivemos que parar durante 37 minutos. A princípio pensamos que não conseguiríamos resolver o problema. Até pensamos que teríamos que desistir, mas finalmente, junto com o Pablo, encontramos uma forma de ligar o carro novamente. O carro estava muito bom, ganhamos quase 20 minutos, o que é melhor do que esperávamos ontem. Houve um momento em que pensámos que estaríamos fora, mas agora parece que estamos de volta ao rali. Hoje estou feliz, ontem não estava."


Embora Loeb tenha conseguido ganhos significativos, o mesmo não pode ser dito da sua companheira de equipa na Dacia Sandriders, Cristina Gutiérrez, que teve dificuldade em parar com a direção. “Não foi uma etapa fácil, ontem também foi importante ajudar o Séb, O meu segundo dia foi um pouco pior porque tivemos que abandonar a etapa devido a um problema na cremalheira da direção. Agora temos que investigar o que exatamente aconteceu."


Os ex-vencedores de motos Toby Price e Sam Sunderland (Toyota) dominaram bem os primeiros dias. Os ex-vencedores de motos passaram entre os dez primeiros na prova da maratona, mas permaneceram em quarto lugar na classificação geral.



Classificação geral (após duas de 12 etapas)

 

1. Lategan/Cummings (Toyota) 15:40:30 horas

2. Al-Rajhi/Gottschalk (Toyota) +4:45 minutos

3. Al-Attiyah/Boulanger (Dacia Sandrider) +11:14

4. Price/Sunderland ( Toyota) +11:44

5. Ekström/Bergkvist (Ford) +13:16

6. Loeb/Lurquin (Dacia) +18:56

7. Moraes/Monleon (Toyota) +20:57

8. Serradori/Minaudier (Century) +22:45

9. Guthrie/Walch (Ford) +23:33

10. Yacopini/Oliveiras (Toyota) +23:57

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page