
A primeira especial da segunda semana de prova inaugurou um novo cenário sem uma única Toyota Hilux no pódio da etapa.
Guillaume de Mévius e o seu Mini puseram fim à invencibilidade do construtor japonês desde o prólogo em Bisha, prevalecendo sobre o seu companheiro de equipa João Ferreira e Nasser Al Attiyah, este último determinado a voltar à luta com o seu Dacia.
O piloto do Qatar continuou a reduzir a sua desvantagem, ganhando cerca de 5 minutos ao líder, Henk Lategan (Toyota). Mesmo assim, não foi suficiente para ultrapassar Mattias Ekström (Ford), terceiro na geral. Yazeed Al Rajhi (Toyota) surgiu como a maior ameaça para o sul-africano, reduzindo a sua diferença para uns escassos 7′16″ - apenas alguns grãos de areia na enormidade do deserto.
“Para já, estamos no topo da tabela classificativa. Fizemos uma boa etapa, finalmente! O nosso objetivo era recuperar algum tempo e ganhar pontos para o campeonato, por isso demos tudo o que tínhamos. O meu carro ainda tem algumas cicatrizes da semana passada e hoje andámos um pouco a voar, mas felizmente não batemos em nada. O dia de descanso é também uma oportunidade para fazer o reset e estamos a entrar num ritmo melhor depois de alguns momentos difíceis na primeira semana. Não é exatamente o meu tipo de terreno. Na areia, consigo aguentar-me, mas sei que ainda tenho margem para melhorar.” Disse no final o belga Guillaume de Mévius.
Yasir Seaidan conseguiu vencer duas etapas consecutivas no Challenger, mas Nicolás Cavigliasso ainda está muito à frente na geral, onde detém uma margem de 35 minutos sobre o estreante português Gonçalo Guerreiro.
O mesmo se passa com a corrida SSV, na qual “Chaleco” López obteve o seu terceiro triunfo, mas Brock Heger continua no topo da classificação, com 1h07 de vantagem sobre o seu colega de equipa Polaris Xavier de Soultrait.
Etapa 6
1º Guillaume de Mévius/Mathieu Baumel (X-RAID MINI JCW TEAM) 04H 34' 49''
2º João Ferreira/Filipe Palmeiro (X-RAID MINI JCW TEAM) + 00H 01' 34''
3º Nasser Al-Attiyah/Edouard Boulanger (THE DACIA SANDRIDERS) + 00H 02' 01''
4º Guy David Botterill/Dennis Murphy (TOYOTA GAZOO RACING) + 00H 03' 25''
5º Yazeed Al Rajhi/Timo Gottschalk (TOYOTA OVERDRIVE RACING) + 00H 03' 35''
Geral após 6 de 12 etapas
1º Henk Lategan/Brett Cummings (TOYOTA GAZOO RACING) 32H 51' 36''
2º Yazeed Al Rajhi/Timo Gottschalk (TOYOTA OVERDRIVE RACING) + 00H 07' 16'’
3º Mattias Ekström/Emil Bergkvist (FORD M-SPORT) + 00H 22' 27''
4º Nasser Al-Attiyah/Edouard Boulanger (THE DACIA SANDRIDERS) + 00H 30' 25''
5º Mitchell Guthrie/ Kellon Walch (FORD M-SPORT) + 00H 50' 16''
Kommentarer