
Guillaume de Mévius (X-Raid Mini JCW) estava na luta pela vitória da etapa, mas terminou a especial a 2'47'' de Nasser Al Attiyah, que obteve o seu primeiro sucesso numa etapa do Dakar ao volante de um Dacia Sandrider. Com esta vitória, o piloto qatari teve um bom dia, ficando a 31'' do terceiro degrau do pódio da classificação geral provisória, ocupado por Mattias Ekstrom. Yazeed Al Rajhi (Toyota) é o novo líder da geral a três dias do final do Rally Dakar 2025.
"Foi uma boa etapa. Estou à espera de ver quanto tempo ganhámos, porque foi uma etapa muito rápida. Mas posso estar contente com o resultado. Faltam três dias e vamos tentar dar o nosso melhor”. Disse Al-Attiyah no final da etapa.

Henk Lategan tem estado irrepreensível desde o início do rali, mas hoje cometeu o erro que os seus perseguidores estavam à espera e deixou o trono de líder para Yazeed Al Rajhi. Está agora na 2ª posição, a 7'09'' do piloto saudita.
“É um pouco desastroso, para ser honesto. Foi realmente uma confusão, cerca de 13 km depois perdemo-nos. Pensámos que tínhamos perdido o ponto de passagem, mas na verdade já o tínhamos. Não foi muito bom e, quando nos perdemos, tivemos um furo e, no final, tivemos outro e a roda ficou furada. Por isso, foi um dia confuso para nós, mas não é o fim do mundo, ainda estamos na luta.” Disse o piloto sul-africano.

Hoje, Yazeed Al Rajhi terminou a 3'12'' de Nasser Al Attiyah para assumir a liderança da classificação geral, quando faltam 3 etapas para o final do rali, à entrada do Empty Quarter – o mais extenso deserto do mundo.
“Estou muito contente. Fizemos um excelente trabalho, tal como planeámos. Acho que fizemos um bom esforço. Divertimo-nos, isso é o mais importante. Espero que tudo corra bem nos próximos dois ou três dias para ganhar o Dakar... Vou lutar para ganhar. Não vai ser fácil, mas vamos lutar até ao fim. Tudo está a correr bem para nós”. Disse Al Rajhi, o novo líder da classificação geral.
A dupla lusa João Ferreira/Filipe Palmeiro (X-Raid Mini) concluiram a etapa na 9ª posição, a 14m48 s do vencedor da etapa. Na classificação geral mantêm-se no Top 10.
Imagens: Red Bull Content Pool e Dakar.com

ETAPA 9
1.NASSER AL-ATTIYAH/EDOUARD BOULANGER (DACIA) 02H 52' 59''
2. GUILLAUME DE MEVIUS/MATHIEU BAUMEL (MINI) + 00H 02' 47''
3. YAZEED AL RAJHI/TIMO GOTTSCHALK (TOYOTA) + 00H 03' 12''
4. MATTIAS EKSTRÖM/EMIL BERGKVIST (FORD) + 00H 04' 48''
5. ROKAS BACIUSKA/ORIOL MENA (TOYOTA) + 00H 07' 28''
GERAL APÓS 9 DE 12 ETAPAS
1. YAZEED AL RAJHI/TIMO GOTTSCHALK (TOYOTA) 45H 06' 54''
2. HENK LATEGAN/BRETT CUMMINGS (TOYOTA) + 00H 07' 09''
3. MATTIAS EKSTRÖM/EMIL BERGKVIST (FORD) + 00H 24' 50''
4. NASSER AL-ATTIYAH/EDOUARD BOULANGER (DACIA) + 00H 25' 21''
5. MITCHELL GUTHRIE/KELLON WALCH (FORD) + 00H 56' 28''
コメント