
Os Toyota prevaleceram hoje, conquistando os três primeiros lugares da quarta etapa entre Al Henakiyah e Al'Ula. A Dacia continua sem sorte, uma vez que Al-Attiyah passou por vários problemas que o atrasaram. A dupla João Ferreira / Filipe Palmeiro segue no Top 10.
O percurso de hoje de 415 km de Al Henakiyah a Al'Ula foi a primeira parte da etapa maratona. O desafio é um pouco semelhante ao Chrono de 48 horas. As equipas acampam novamente durante a noite num acampamento remoto, sem suporte técnico externo para reparações e preparação para o dia seguinte. A ordem de largada da quinta etapa também foi definida hoje.

O cinco vezes vencedor do Dakar, Nasser Attiyah, perdeu mais de meia hora hoje. Depois do companheiro de equipa do Sandrider, Sébastien Loeb, já não ter sido autorizado a conduzir hoje porque a sua gaiola de proteção foi danificada no acidente de alta velocidade de ontem, Al-Attiyah é a única esperança para a Dacia alcançar uma posição de topo. O catariano teve que trocar uma roda no km 92. Outra paragem forçada o atrasou após 188 quilómetros. As companheiras de equipa da Sandrider, Cristina Gutiérrez/Pablo Moreno, pararam para ajudar o azarado piloto com extensas reparações na suspensão traseira direita.
Al-Attiyah, que começou a etapa em terceiro lugar geral, caiu agora para o sétimo lugar. Está agora 35 minutos atrás do líder da geral Henk Lategan e 33 minutos atrás de Al Rajhi.
Com a vitória da etapa de hoje, o herói local Al Rajhi e o seu navegador alemão Timo Gottschalk no Lategan reduziram a classificação geral para pouco menos de sete minutos. O piloto da Ford, Ekström, perdeu mais de 20 minutos após dificuldades, mas conseguiu defender a terceira posição na classificação geral.

O seu companheiro da equipa M-Sport, Mitch Guthrie Jr., inicialmente terminou a etapa em terceiro lugar e poderia ter ficado em quarto lugar na classificação geral. No entanto, o americano recebeu uma penalização de cinco minutos após cruzar a linha de chegada, o que o deixou em sexto lugar.
Atrás de Al Rajhi e Lategan, Juan Cruz Yacoopini sublinhou os pontos fortes da Hilux com o terceiro tempo mais rápido. Martin Prokop no seu Ford Raptor ficou em quarto lugar. Serradori terminou em sexto, quase 19 minutos atrás de Al Rajhi, apesar de uma penalidade por excesso de velocidade de 20 segundos.
Toyota e Ford dominaram, mas o que mais se destacou hoje foram as atuações do trio Century com Brian Baragwanath, Mathieu Serradori e Marcelo Gastaldi. Seth Quintero/Dennis Zenz perderam muito tempo, mais de uma hora, com a sua Hilux. O mesmo vale para Guillaume de Mevius no X-raid Mini.
Imagens: Dakar.com e Red Bull Content Pool

Resultado da 4ª etapa (Al Henakiyah - Al`Ula), PE 415 km
1. Al-Rajhi/Gottschalk (Toyota) 4:26,40 horas
2. Lategan/Cummings (Toyota) +4,51 minutos
3. Yacopini/Oliveiras (Toyota) +10,45
4. Prokop/Chytka (Ford) +10,55
5. Krotov/Zhiltsov (Mini) +13,17
6. Serradori/Minaudier (Century) +14,01
7. Guthrie/Walch (Ford) +15,20
8. Ekström/Bergkvist (Ford) +16,57
9. Baragwanath/Cremer (Century) +17,11
10. Moraes/Monleon (Toyota Hilux) +18,36
Classificação geral
1. Lategan/Cummings (Toyota) 23:36,24 horas
2. Al-Rajhi/Gottschalk (Toyota) +6,54 minutos
3. Ekström/Bergkvist (Ford) +21,40
4. Serradori/Minaudier (século) +30,25
5. Moraes/Monleon (Toyota) +33,25
6. Guthrie/Walch (Ford) +34,09
7. Al-Attiyah/Boulanger (Dácia) +35,53
8. Yacopini/Oliveiras (Toyota) +41,10
9. Ferreira/Palmeiro (Mini) +1:11,07 horas
10. Männama/Lepik (Toyota) +1: 17,36
Comments