top of page

Dakar Auto: Vitória de Variawa, Ferreira 5º

Ricardo Ferreira

A terceira etapa do Dakar foi vencida por Saood Variawa no Toyota Hilux. O sul-africano parecia ter se recuperado bem da colisão frontal com o companheiro de equipe Villiers ontem. Mattias Ekstrom subiu com o Ford Raptor ao terceiro lugar.

Variawa foi 23 segundos mais rápido que Guerlain Chicherit no X-raid Mini e é agora o mais jovem vencedor de uma etapa do Dakar com apenas 19 anos.


Guillaume de Mévius foi inicialmente o terceiro mais rápido nas pistas com o outro Mini, mas caiu para o quarto lugar devido a uma penalização de 1,10 minutos.


Hotshoe Variawa teve uma batalha extremamente emocionante com os seus companheiros da Toyota Gazzo, Lucas Moraes e Seth Quintero, por um longo tempo. Porém, ambos perderam muito tempo na última seção, então Variawa e o seu navegador François Cazalet finalmente consolidaram a vitória na etapa.


Na classificação geral, Henk Lategan continua a liderar pela Toyota, enquanto Nasser Al-Attiyah no Dacia Sandrider (foto acima) é o segundo, 7,20 minutos atrás. Mattias Ekström está agora na terceira posição, 9,37 minutos atrás. O ex-piloto do DTM conseguiu ultrapassar Yazeed Al Rajhi (Toyota) hoje. O vencedor do Chrono de 48 horas realizado nos últimos dois dias caiu para o quarto lugar na classificação geral depois de um dia difícil.


Sébastien Loeb sofreu outro revés, perdendo mais de uma hora na terceira etapa de Bisha para Al Henakiyah depois de rolar espetacularmente. Loeb e o navegador Fabian Lurquin realizaram uma grande corrida para recuperar o atraso no Chrono de 48 horas após grandes problemas eletrónicos. A imprimir um anadamento muito rápido, o francês perdeu o controle do seu Dacia Sandrider num grande solavanco após 12 quilômetros da especial de 327 km de extensão. O carro capotou várias vezes antes de cair sobre as rodas, com danos significativos na carroçaria. Felizmente, os ocupantes não ficaram feridos no incidente em alta velocidade.


O oito vezes campeão mundial de ralis conseguiu continuar, mas teve que fazer uma segunda paragem para fazer novas reparações na frente do veículo, tendo sido apoiado pelos companheiros Cristina Gutiérrez e Pablo Moreno Huete. Semelhante ao domingo, as grandes habilidades técnicas de Moreno Huete entraram em jogo quando ele trocou o braço de direção e Loeb pôde continuar. A nova perda de tempo de mais de 50 minutos significa agora o fim das esperanças de vitória de Loeb.


Sujeito à aprovação na fiscalização da FIA – que proibiu continuar a pilotar após as deformações pelo frio na etapa da maratona de Carlos Sainz na noite de segunda-feira – Loeb e Lurquin deverão poder competir novamente na quarta etapa na quarta-feira.


A dupla portuguesa João Ferreira / Filipe Palmeiro voltou a brilhar, colocando o Mini no 5º lugar, à frente do Dacia de Nasser Al-Attiyah e do Ford do campeão do DTM, Mattias Ekström, 6º e 7º respetivamente. Serradori, Lucas Moraes e de Villiers completaram o top 10.

 

Resultado da terceira etapa: Bisha - Al Henakiyah ( 466/327 km)

1. Variawa/Cazalet (Toyota) 3:16,52 horas

2. Chicherit/Winocq (Mini) +0,33 minutos

3. Quintero/Zenz (Toyota Hilux) +1,48

4. de Mevius/Baumel (Mini) +1,55

5. Ferreira/Palmeiro (Mini) +3,15

6. Al-Attiyah/Boulanger (Dacia) +3,34

7. Ekström/Boulanger (Ford) +3,49

8. Serradori/Minaudier (Século) +5,00

9. Moraes/Monleon (Toyota) +6,14

10. de Villiers/von Zitzewitz (Toyota) +6,32

 

Classificação geral (após três de 12 etapas)

1. Lategan/Cummings (Toyota) 19:04:53 horas

2. Al-Attiyah/Boulanger (Dacia) +7:17 minutos

3. Ekström/Bergkvist (Ford) +9:34

4. Al-Rajhi/Gottschalk (Toyota) +11:45

5. Moraes/Monleon (Toyota) +19:40

6. Price/Sunderland (Toyota Hilux) +20:17

7. Serrsdori/Minaudier (Century) +21:15

8. Guthrie/Walch (Ford) +23:40

9. Ferreira/Palmeiro (Mini) + 32:07

10. Quintero/Zenz (Toyota) +35:04

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page