top of page

Dakar Moto, Etapa 3: Lorenzo Santolini leva Sherco ao triunfo

  • Ricardo Ferreira
  • 7 de jan. de 2025
  • 3 min de leitura

Lorenzo Santolino (Sherco) venceu a terceira etapa do Rally Dakar 2025  na frente de Bradley Cox (KTM) e de Ricky Brabec (Honda). O espanhol conquistou a sua primeira vitória de etapa no Dakar e a 6ª para a Sherco desde que Mickael Metge provou o sucesso em 2019 em Pisco.

O piloto de fábrica da KTM, Daniel Sanders, venceu todas as etapas da edição deste ano até agora. O australiano venceu o prólogo na sexta-feira e depois as duas primeiras etapas no sábado e domingo/segunda. Antes do início da terceira etapa, Sanders liderava a classificação geral por mais de doze minutos atrás do piloto da Honda, Skyler Howes, dos EUA.


No início da terceira etapa, Sanders voltou a marcar o ritmo, liderando a tabela de tempos no primeiro waypoint após 36 km. O sistema de bónus do Dakar permite no máximo 4:20 minutos para abrir e liderar o campo neste dia. Quem completar a etapa como primeiro piloto ou completá-la dentro de 15 segundos do piloto da frente será creditado com um segundo por quilómetro.


No km 160, a meio da especial, Sanders perdeu terreno. O jovem de 30 anos estava quase oito minutos atrás de Bradley Cox na KTM 450 RALLY da BAS World KTM Racing Team. Atrás do sul-africano estava o piloto de fábrica da Sherco, Lorenzo Santolino, em segundo lugar, e em terceiro Tosha Schareina na sua Honda, que já havia alcançado Sanders e Howes na pista. A estrela da Hero e campeão mundial Ross Branch estava em quarto lugar.

Skyler Howes foi o primeiro piloto a chegar ao final da etapa. Mas a estrela da Sherco, Lorenzo Santolino, conquistou a vitória do dia na reta final. O espanhol garantiu o seu primeiro sucesso no Dakar com uma vantagem de apenas 1:21 minutos sobre o jovem piloto da KTM Bradley Cox, que liderou a maior parte da etapa, mas perdeu tempo no final. Assim como os pilotos da Red Bull KTM, Cox pilota uma máquina de fábrica.


Atrás de Santolino e Cox, o vencedor do ano passado Ricky Brabec (Honda), Skyler Howes e Ross Branch (Hero) completaram os cinco primeiros na terça-feira. Daniel Sanders perdeu 14:49 minutos para Santolino e agora está apenas menos de dois minutos à frente de Skyler Howes na classificação geral, Ross Branch também está apenas dois minutos atrás.

Edgar Canet (Red Bull KTM) também conquistou a vitória do dia na categoria Rally2 com o 9º lugar da geral. Tobias Ebster da Áustria ficou em 11º na geral e ficou em segundo lugar no Rally2.


Destaque para o 15º lugar de Rui Gonçalves, a melhor posição do piloto português da Sherco até agora. Os restantes concorrentes da ‘armada lusa’ foram António Maio e Bruno Santos que terminaram a etapa no 31º e 44º lugares, respetivamente.


Para o seu 7º Dakar, o colega de equipa de Rui Gonçalves, Lorenzo Santolino, conquistou a sua primeira vitória na etapa desde a sua estreia no rali em 2019 e ofereceu à Sherco o seu 6º sucesso na corrida e o primeiro na Arábia Saudita, após etapas vencidas por David Casteu, Alain Duclos, Joan Pedrero e Mickael Metge.


“Foi uma etapa quase perfeita para mim. Ataquei nas rochas no início para apanhar o Pablo antes de chegarmos a um patamar rápido numa zona de navegação mais técnica onde rodámos juntos. Mantive-me concentrado o tempo todo e ataquei à frente dele nos últimos cem quilómetros. Senti-me bem na moto, foi uma boa etapa”.  Disse o vencedor da etapa.


Resultado da Etapa 3

1             Lorenzo Santolino (ESP)                Sherco 3:44:34 horas

2             Bradley Cox (ZAF)           KTM      +1:21 minutos

3             Ricky Brabec (USA)         Honda  +4:01

4             Skyler Howes (USA)       Honda  +4:10

5             Ross Branch (BWA)        Hero      +4:14

6             Luciano Benavides (ARG)            KTM      +4:55

7             Stefan Svitko (SVK)        KTM      +5:02

8             Pablo Quintanilla (CHL) Honda  +5:19

9             Edgar Canet (ESP)           KTM      +5:31

10           Martin Michek (CZE)      KTM      +6:42

 

15           Rui Goncalves (POR)      Sherco  +7:36

31           Antonio Maio (POR)      Yamaha +25:02

44           Bruno Santos (POR)       Husqvarna +37:28

 

Classificação geral

1             Daniel Sanders (AUS)    KTM      20:09:54 std

2             Skyler Howes (USA)       Honda  +1:57 min

3             Ross Branch (BWA)        Hero      +2:05

4             Ricky Brabec (USA)         Honda  +4:21

5             Tosha Schareina (ESP)   Honda  +8:17

Comentários


bottom of page