
Daniel Sanders (Red Bull KTM) continua a liderar com confiança o Rally Dakar 2025 na Arábia Saudita após a oitava etapa, apesar de Tosha Schareina ter recuperado cerca de 3 minutos. Luciano Benavides foi declarado vencedor depois de ter parado para ajudar Pablo Quintanilla que caiu e abandonou.
Por ter vencido a etapa de domingo, Daniel Sanders (KTM) teve que abrir esta segunda-feira a oitava etapa. Com isso, o australiano perdeu muito tempo no início, logo foi ultrapassado pelo seu maior concorrente Tosha Schareina e a partir daí formou um pelotão com o piloto de fábrica da Honda e o companheiro de Rally2 Edgar Canet.
Após 122 km, o atual campeão Ricky Brabec (Honda) liderava sobre o piloto da Red Bull KTM Luciano Benavides por 19 segundos. O terceiro nesse momento foi o piloto das Rally 2 Michael Docherty. Sanders ficou na 29ª posição!
Ao km 133 o piloto da Honda Pablo Quintanilla caíu. O chileno lesionou o ombro no acidente e teve que encerrar mais cedo a edição deste ano do rali mais difícil do mundo. Adrien Van Beveren (Honda) e Luciano Benavides ficaram com Quintanilla até a chegada da equipa médica para ajudar. Ambos perderam cerca de 30 minutos devido à paragem não programada – os tempos seriam creditados no final do dia.
No waypoint dos 298 quilómetros, Brabec liderava à frente de Docherty, que fez a sua melhor etapa até ao momento, e do piloto da Hero Nacho Cornejo. Porém, com os créditos de tempo do trabalho de liderança nesta fase, Schareina e Sanders ficaram perto da frente. Também estavam bem na corrida Van Beveren e Luciano Benavides, que inicialmente não apareciam no topo da tabela de tempos por terem ajudado Quintanilla.
O piloto da Sherco, Lorenzo Santolino, não teve sorte neste dia. O espanhol, que na semana passada conquistou a primeira vitória de etapa num rali Dakar, teve de parar no quilómetro 314 com um problemas eléctrico. O piloto de 37 anos perdeu mais de uma hora devido à reparação, que o tirou do top 10 da classificação geral do rali da Arábia Saudita.

Schareina, Sanders e Canet foram os primeiros a cruzar a linha de chegada. Os três pilotos compartilharam todo o trabalho de gestão na segunda-feira. Sanders recebeu um bónus total de 6:42 minutos, para Schareina e Canet são 4:22 minutos e 2:17 minutos. Ricky Brabec, que havia dado o ritmo no início do dia, não conseguiu mais acompanhar a velocidade de Schareina na chegada devido a algumas dunas e muita areia.
Schareina da equipa HRC terminou o dia na primeira posição, dois minutos à frente de Brabec e quase três minutos de Skyler Howes (todos Honda). Os lugares 4 e 5 na etapa 8 foram para Michael Docherty, que também venceu a classificação Rally2, e Daniel Sanders, que manteve a liderança na geral.
Luciano Benavides e Adrien Van Beveren chegaram à meta 29 e 32 minutos atrás, mas ambos tinham o ritmo do grupo da frente - um crédito de tempo e, com isso Luciano Benavides foi declarado vencedor da oitava etapa. Van Beveren terminou no segundo lugar, com Tosha Schareina a fechar o Top 3.
Rui Gonçalves fechou o dia no oitavo lugar da geral, subindo a 11º na classificação geral como melhor piloto da Sherco Rally Factory.

ETAPA 8
1. LUCIANO BENAVIDES (KTM) 04H 50' 46''
2. ADRIEN VAN BEVEREN (HONDA) + 00H 02' 08''
3. TOSHA SCHAREINA (HONDA) + 00H 02' 14''
4. RICKY BRABEC (HONDA) + 00H 04' 21''
5. SKYLER HOWES (HONDA) + 00H 04' 59''
GERAL APÓS 8 DE 12 ETAPAS
1. DANIEL SANDERS (KTM) 44H 26' 52''
2. TOSHA SCHAREINA (HONDA) + 00H 11' 03''
3. ADRIEN VAN BEVEREN (HONDA) + 00H 21' 31''
4. LUCIANO BENAVIDES (KTM) + 00H 30' 48''
5. RICKY BRABEC (HONDA) + 00H 30' 56''
Comments