top of page

Ducati Panigale V2 Superquadro Final Edition: A última tentação

Ricardo Ferreira


Uma edição limitada a 555 unidades da Panigale V2. Um símbolo de gratidão e amor pelo Superquadro, o mais sofisticado bicilíndrico de 4 válvulas alguma vez produzido pela Ducati. Uma surpresa da marca de Borgo Panigale para celebrar o capítulo final de uma longa história de sucessos.

A história deste motor remonta a uma longa série, iniciada há mais de trinta anos, de motores V2 de 90° com distribuição desmodrómica de quatro válvulas por cilindro. Motores que têm sido a identidade técnica das Ducati Superbikes e Supersport, dando origem a motos icónicas como as 748, 749, 848, 899 e 959, até à atual Panigale V2. Esta Panigale de colecionador, produzida numa série limitada e numerada de 555 unidades, é uma homenagem ao motor Superquadro, cuja história se eternizou com a conquista de Nicolò Bulega do primeiro título mundial de Supersport em 2023.





Homenagem ao icónico V2 de Borgo Panigale




O primeiro motor Superquadro foi criado em 2011 para a Panigale 1199. O nome deriva relação entre diâmetro e curso, que na cilindrada de 1285 cc permitia entregar um valor de potência máxima que era referência absoluta para um bicilíndrico. Evoluído ao longo dos anos, viu também nascer versões de menor cilindrada, primeiro 898 e depois 955, esta última capaz de conquistar o primeiro título mundial de Supersport para a Ducati, em 2023, com Nicolò Bulega, e de conquistar o título de Supersport no MotoAmerica em 2022 e 2023.


As soluções técnicas do bicilíndrico Superquadro estabeleceram novos padrões de requinte e sofisticação. Os cárteres foram feitos por maquinação Vacural® com revestimento de cilindro prensados em alumínio com revestimento NikaSil que permitiu que as cabeças fossem fixas diretamente nos cárteres. A cabeça, a embraiagem e as tampas do depósito de óleo são feitas em magnésio. Tudo isto ajudou a desenvolver um motor extremamente compacto e rígido, um elemento de rigidez num chassis inovador baseado numa estrutura monobloco sem precedentes.


A distribuição desmodrómica viu a adoção de braços basculantes "super acabados" revestidos com tratamento DLC, para reduzir o atrito e aumentar a resistência à fadiga. O controlo misto de corrente/engrenagens estabeleceu novos padrões de referência em termos de eficiência e fiabilidade.



No caso da Panigale V2 Superquadro Final Edition, o Superquadro montado é o de 955 cm3 de cilindrada, tão agradável na estrada quanto eficaz e desportivo na pista, com seus 155 cv às 10.750 rpm e binário de 104 Nm às 9.000 rpm.


Uma moto de coleção limitada a 555 unidades



A homenagem da Ducati a este motor revolucionário assume a forma de uma moto de colecionador. A pintura Superquadro Tribute, criada pela Drudi Performance em conjunto com o Ducati Style Centre, mantém-se fiel à linguagem estilística da Ducati, utilizando as cores características: branco, vermelho, preto e cinzento.

A curva do escudo, na metade superior da carenagem, estende-se para coincidir com a forma da moto, e a placa numérica por baixo segue o seu contorno. O Superquadro torna-se o protagonista da pintura graças ao desenho técnico nas laterais da carenagem, na posição exata do motor, jogando nos tons de cinza para permanecer em segundo plano.


O tom escuro e frio do cinza mate do depósito acentua o contraste com as cores das carenagens, dando à moto um caráter moderno. A pintura é completada com o assento decorado com bordados que acrescentam elegância ao seu estilo desportivo.


Eletrónica apurada



A segurança e o controlo total da moto são sempre garantidos pelos equipamentos eletrónicos da Panigale V2, baseados na utilização da plataforma inercial de 6 eixos. O pacote eletrónico inclui ABS Cornering EVO, Ducati Traction Control (DTC) EVO 2, Ducati Wheelie Control (DWC) EVO, Ducati Quick Shift up/down (DQS) EVO 2 e, finalmente, Engine Brake Control (EBC) EVO, que ajuda o piloto a otimizar a estabilidade desta Ducati em condições extremas de entrada em curva.


A base técnica da Panigale V2, caracterizada pela solução de chassis monobloco, é enriquecida pela suspensão Öhlins e amortecedor de direção. Os poisa-pés Rizoma são ajustáveis, feitos em alumínio maquinado. Os guarda-lamas dianteiro e traseiro, a ponteira, o protetor da corrente, a proteção da tampa da embraiagem, o do braço oscilante e o do amortecedor são todos em fibra de carbono. A bateria é de iões de lítio. A Panigale V2 Superquadro Final Edition é oferecida em configuração monolugar, com punhos desportivos. A animação do painel quando se liga a moto e a chave de contacto são exclusivas deste modelo.




Para aqueles que desejam usar a Panigale V2 Superquadro Final Edition no circuito há um kit para a remoção da matrícula e dos espelhos*, e a tampa do de depósito de competição em alumínio maquinado* entregue juntamente com a moto, que já está equipada com um módulo GPS para utilização de dados DDA.

Como todas as Ducati de coleção, a Panigale V2 Superquadro Final Edition tem uma exclusiva mesa de direção, neste caso maquinada a partir de um bloco, na qual o número do modelo é mostrado. A moto será acompanhada de um certificado de autenticidade e uma capa personalizada.


A Panigale V2 Superquadro Final Edition estará disponível nos concessionários em outubro de 2024.


Equipamento de série principal

  • Motor Superquadro L-twin, 955 cc

  • Chassis monobloco

  • Depósito de alumínio de 17 litros

  • Forquilha invertida Öhlins Ø 48 mm, totalmente ajustável, com tratamento TiN

  • Mono amortecedor Öhlins totalmente ajustável com mono braço oscilante de alumínio

  • Amortecedor de direção

  • Sistema de travagem com pinças monobloco Brembo M4.32

  • Pneus Pirelli Diablo Rosso Corsa II

  • Pacote eletrónico de última geração com unidade de medição inercial de 6 eixos (IMU 6D): modos de condução, modos de potência, ABS Bosch Cornering, Ducati Traction Control (DTC) EVO 2, Ducati Wheelie Control (DWC) EVO, Engine Brake Control (EBC) EVO, relação final com autoaprendizagem, botões para mudança rápida de níveis

  • Ducati Quick Shift (DQS) para cima/para baixo EVO 2, farol full LED com luz de condução diurna (DRL), amortecedor de direção Öhlins, indicadores com cancelamento automático, bateria de lítio

  • Configuração mono posto

Equipamento exclusivo Panigale V2 Superquadro Final Edition

  • Pintura dedicada Superquadro Tribute

  • Mesa de direção de alumínio maquinado com número progressivo

  • Assento do condutor específico

  • Animação exclusiva no painel quando se liga a ignição

  • Chave de contacto dedicada

  • Ponteira, guarda-lamas dianteiro e traseiro, proteção do braço oscilante, proteção da corrente, tampa da embraiagem, proteção do amortecedor em fibra de carbono

  • Punhos desportivos

  • Poisa pés ajustáveis maquinados a partir de alumínio sólido

  • Módulo GPS

  • Kit de remoção da matrícula *

  • Kit de remoção de espelhos em alumínio maquinado *

  • Tampa de depósito maquinada a partir de alumínio sólido *

  • Capa de moto exclusiva

  • Certificado de autenticidade


*: Equipamento adicional para veículos utilizados exclusivamente em circuitos fechados. O uso em vias públicas é proibido por lei.




0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page