
O campeão mundial Josep Garcia (KTM) venceu o segundo e último dia do EnduroGP do País de Gales, com escassos 0,15s sobre Brad Freeman (Beta), na finalização mais renhida de sempre da história do enduro. Steve Holcombe fechou o pódio e Andrea Verona chegou ao título mundial de E2 a uma jornada do final do campeonato.
Tal como no primeiro dia, estes quatro pilotos ficaram à frente do resto da elite do EnduroGP e deram três voltas à zona rural de Mid-Wales com tempos de prova quase idênticos, com algumas excepções cruciais. O vencedor do primeiro dia, Holcombe, perdeu segundos no primeiro teste, Freeman caiu na lama no segundo teste, mas estavam todos tão próximos e a esforçarem-se tanto que o resultado final acabaria por ser por diferenças mínimas.
Andrea Verona, que começou o dia mais rápido no primeiro Cross Test, teve uma queda uma volta mais tarde, perdendo mais de 20 segundos. Entretanto, Freeman mantinha a liderança por uma margem de três a cinco segundos à medida que os testes avançavam, com Garcia e Holcombe a trocarem tempos de teste com fracções de diferença entre si.
O teste Extreme apanhou muitos pilotos com erros que custaram tempo e, na última passagem, Brad Freeman viu a sua vantagem ser reduzida de quase cinco para pouco menos de dois na frente de Garcia, com Holcombe a 6,76s de distância. Face aos bons resultados nas provas anteriores, o italiano Verona chegou ao título mundial a uma prova do fim.

Como é frequentemente o caso, o teste final foi o ponto alto e decidiu o vencedor. obviamente, cada piloto deu o seu melhor. Na derradeira especial crinometrada, Garcia tirou dois segundos ao tempo do britânico da Beta, vencendo a geral por quize segundos de diferença para Freeman - a chegada mais renhida de sempre na história do enduro mundial.
"Foi um fim de semana super competitivo no País de Gales, mas estou satisfeito por ter conseguido a vitória na EnduroGP no segundo dia. Hoje não encontrei o meu ritmo nas duas primeiras voltas e estava fora do ritmo dos dois primeiros. Senti-me bem na última volta, mas fiquei sem tempo para terminar melhor do que em terceiro. Sabia que o segundo dia podia ser melhor e comecei depressa. A batalha foi muito renhida e tudo se resumiu ao teste final. Estou muito feliz por ter vencido na geral e agora posso esperar pela última ronda em França, no próximo mês." Disse Josep Garcia.

Pódio Elite com Josep Garcia (ao centro) e os britânicos Steve Holcombe e Brad Freeman
Faltando apenas a sétima e última ronda do campeonato, Garcia vai chegar ao GP de França com uma vantagem de 17 pontos na EnduroGP, enquanto lidera também a Enduro1 por seis pontos.
Mundiais Junior e Youth: Riordan e Verzeroli em destaque

O jovem australiano Angus Riordan venceu na estreia no campeonato do mundo
Angus Riordan foi o protagonista de sábado com a sua primeira vitória nos Juniores. Correndo como wildcard no GP do País de Gales, o jovem australiano foi uma das grandes surpresas do fim de semana. Muito rápido no Super Teste de sexta-feira, o jovem da KTM fez com que todos soubessem que ele tinha chegado ao estabelecer o tempo mais rápido. A competir na altamente competitiva categoria Enduro Júnior, Gus acabou por vencer o primeiro dia. Com o objetivo de repetir o feito no domingo, quase fez dois em dois, terminando a menos de meio segundo da vitória como segundo classificado.

Verzeroli conseguiu mais um título mundial para Itália no enduro, modalidade onde transalpinos têm grande tradição
A classe Youth também foi decidida no último dia, com o piloto italiano da KTM, Manual Verzeroli, a selar a sua época com a vitória, à frente de Romain Dagna e Pietro Scardina. Juntamente com a vitória de Verona na E2 - a vitória de Verzeroli trouxe à equipa italiana Farioli mais um troféu para a sua incontável lista de títulos mundiais.
Mas nem tudo se resume aos italianos, com a espanhola Mireia Badia a dominar a classe feminina hoje, tal como fez ontem e durante a maior parte do ano.
O Campeonato do Mundo de Enduro prossegue no dia 13 de setembro em França.
Resultados
EnduroGP – 1º Dia
1. Steve Holcombe (GBR), Honda, 56:54.44
2. Brad Freeman (GBR), Beta, 56:58.65
3. Josep Garcia (ESP), KTM, 57:00.04
4. Andrea Verona (ITA), GASGAS, 57:16.70
EnduroGP – 2º Dia
1. Josep Garcia (ESP), KTM, 55:02.28
2. Brad Freeman (GBR), Beta, 55:02.43
3. Steve Holcombe (GBR), Honda, 55:07.72
4. Andrea Verona (ITA), GASGAS, 55:45.23
Campeonado do Mundo
1. Josep Garcia (ESP), KTM, 212 pontos
2. Andrea Verona (ITA), GASGAS, 195
3. Steve Holcombe (GBR), Honda, 189
Kommentare